10 sagas de livros para crianças

03 Setembro, 2020
Desde Harry Potter até o Capitão Cueca, passando pelo Diário de um Banana e muitas outras sagas, os livros para crianças promovem diferentes valores para os pequenos. Por esse motivo, são ideais para uma formação e um desenvolvimento de qualidade.

Sem serem afetadas pelo avanço da tecnologia como entretenimento, as sagas de livros para crianças estão em sua melhor fase. Pelo contrário, as redes servem para difundir os melhores títulos editoriais entre professores e famílias. A seguir, vamos apresentar uma lista das coleções mais populares para a leitura de crianças e adultos.

Sagas de livros para crianças que a família toda vai adorar

Aprenda com Sr. Jaca, de Jo Lodge

Essa é uma coleção sugerida para crianças entre 1 e 3 anos, baseada no dia a dia de um crocodilo urbano. A peculiaridade desse pequeno animal é que ele tem muitas atividades divertidas para fazer. O Sr. Jaca anda de triciclo, solta pipa e nada no mar.

A linguagem dessa saga interessante é tratada de uma maneira simples e familiar. As edições contam com pop-ups e abas, para que a leitura se torne interativa.

Diário de um Banana, de Jeff Kenney

Protagonizada por Greg Heffley, o ‘banana’, como ele mesmo se define, essa é uma das sagas de livros para crianças mais vendidas atualmente. Recomendado para crianças de 9 anos em diante, a história de Greg é a mesma de um pré-adolescente comum. O atrativo da história são os eventos absurdos e maravilhosos pelos quais ele precisa passar.

Os Futebolíssimos, de Roberto García Santiago

Recomendado para meninos e meninas a partir dos 8 anos de idade, essa saga é estrelada por um time de futebol composto por melhores amigos. Além dos personagens principais e do treinador da equipe, é o próprio leitor quem deve ajudar a resolver cada evento misterioso.

sagas de livros para crianças

Geronimo Stilton, de Elisabetta Dami

Geronimo Stilton dirige o jornal O Diário dos Roedores na divertida Ilha dos Ratos. Ideal para crianças a partir dos 5 anos de idade, essa saga apresenta aventuras e personagens novos aos pequenos, com muita cor e fantasia.

A coleção excede os livros e chega aos seus seguidores com muitos materiais em diferentes formatos: videogames, páginas online – o Clube Geronimo Stilton – e diversos jogos. É uma ótima opção, que promove a autoestima dos pequenos.

Tea Stilton

Nada mais nada menos do que a irmã de Geronimo Stilton, uma repórter que ganhou sua própria saga. Ela e suas amigas são as protagonistas de histórias de amizade internacional, uma vez que cada uma é de um país diferente.

Recomendada para leitores a partir dos 5 anos de idade, também possui um clube online para os seus seguidores.

Harry Potter, de J.K. Rowling

Harry Potter e suas histórias são uma saga que não pode faltar quando se fala de sagas de livros para crianças. O protagonista é um estudante de magia que vive aventuras fantásticas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Harry tem a companhia dos seus melhores amigos, Rony e HermioneQuanto à idade recomendada, o momento ideal sugerido para iniciar a leitura é entre os 8 e os 10 anos de idade.

“Toda vez que você lê um bom livro, em algum lugar do mundo uma porta se abre para permitir a entrada de mais luz”.
–Vera Nazarian–

As Aventuras do Capitão Cueca, de Dav Pilkey

Com a estética dos quadrinhos, essa saga para crianças é cheia de humor diáfano e recursos lúdicos. Cada livro promove habilidades criativas com atividades e lições de desenho dos seus curiosos personagens. Essa proposta é sugerida para crianças a partir dos 6 anos.

Lili, a bruxa, de Knister

Outra das coleções com recordes de popularidade é a estrelada por Lili que, graças a um misterioso livro de magia, começa a viajar no tempo e ajudar as pessoas com os seus vários feitiços. A leitura geralmente se torna acessível a partir dos 7 ou 8 anos de idade.

Tom Gates, de Liz Pichon

Tom Gates é um anti-herói pré-adolescente que se distrai nas aulas e fica desenhandoO universo da saga se concentra nas relações de amizade ​​e na vida cotidiana de um grupo de amigos que poderia ser um dos muitos existentes no mundo. Essa proposta é destinada a crianças a partir dos 9 anos.

sagas de livros para crianças

O mundo da Carlota, de Alice Pantermuller

Uma pré-adolescente que ama os animais enche as páginas dessa saga, tão cotidiana quanto extraordinária. A amizade é um dos eixos de toda a coleção. As histórias são estruturadas no formato ‘diário secreto’, de modo que é fácil sentir um profundo carinho pela protagonista. A leitura é recomendada a partir dos 9 anos.

Em resumo, qualquer uma dessas sagas de livros para crianças vai transmitir grandes valores para os pequenos. A melhor parte é que isso será feito através de histórias engraçadas e inventivas. É hora de ler e se divertir!

Las cosas de Lota, de Alice Pantermuller

  • Rowllin, J. K. (1997). Harry Potter y la piedra filosofal. Editorial Salamandra
  • Kenister. (1997). Kika Superbruja, detective. Editorial Bruño.
  • Stilton, G. (2000). Mi nombre es Stilton, Geronimo Stilton. Editorial Planeta
  • Santiago, R. (2013). Futbolísimos 1: El misterio de los árbitros dormidos. Editorial SM
  • Kinney, J. (2013). Diario de Greg #1. Un pringao total. Molino.
  • Lodge, J. (2007). La casa del señor Coc. Editorial Luis Vives.
  • Stilton, T. (2016). El código del dragón: Tea Stilton 1. Destino Infantil & Juvenil.
  • Pilkey, D. (2015). Las aventuras del Capitán Calzoncillos. SM.
  • Pichon, L. (2011). El genial mundo de Tom Gates. Grupo Anaya Publicaciones Generales.
  • Pantermülle, A. (2014). Las cosas de LOTA: ¡Vaya montón de conejos! Grupo Anaya Publicaciones Generales.