Benefícios da leitura para as crianças

· 9 de junho de 2018
Os livros são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e a compreensão leitora das crianças. A seguir, vamos examinar a relevância da leitura e enumerar métodos simples para aproximar as crianças dessa maravilhosa atividade.

Uma das perguntas mais comuns que os pais se fazem é sobre a importância de estimular a leitura nas crianças. Esse hábito tem grande importância para qualquer pessoa no geral. Mas para as crianças é ainda mais essencial pois lhes permite exercitar o cérebro. São muitos os benefícios da leitura para as crianças. Vamos contar alguns deles para você a seguir.

Benefícios da leitura para as crianças

Existem muitos tipos de livros: históricos, educativos, recreativos e até de fantasia. Tudo pode funcionar no momento de integrar a criança no processo de leitura que, além de proporcionar várias virtudes intelectuais, também é muito benéfica no âmbito social. A seguir, vamos ver alguns dos benefícios da leitura para as crianças.

1.- Pratica a leitura mecânica e compreensiva

Esse ponto está diretamente relacionado com o rendimento acadêmico. Uma criança que lê mais tende a estudar mais. Isso faz com que ela compreenda muito melhor os textos e, inclusive, os discursos. Além disso, permite ler de forma mais fluida e rápida.

2.- Exercita o cérebro

Uma dos mais importantes benefícios da leitura para as crianças é que exercita o cérebro desde cedo. A ação de ler um livro representa uma tarefa complexa para o cérebro, o que faz com que os pequenos desenvolvam mais habilidades, como a memória ou o entendimento.

3.- Habilidades linguísticas e de escrita

Ao ler mais, a criança vai começar a descobrir novas palavras e aprender a escrever corretamente. A ortografia é um ponto realmente importante que a leitura ajuda a melhorar mais rapidamente. Além disso, fortalece a capacidade de concentração e atenção.

4.- Mais conhecimento e cultura

Os livros permitem conhecer muito mais sobre o mundo e as culturas. Dependendo do tipo do livro que a criança estiver lendo, ela terá a oportunidade de viajar para lugares novos, aumentar sua criatividade e se divertir com a magia das histórias.

5.- Desenvolve a personalidade

Embora seja um ponto menos destacado do que os outros, através dos personagens que conhecem nos livros, as crianças podem desenvolver mais facilmente suas próprias personalidades. Ao mesmo tempo, permite se relacionar melhor com o meio ao redor.

“Como as crianças crescem com a tecnologia, os tablets e os livros eletrônicos, é preciso também incentivá-las na prática da leitura.”

Como estimular a leitura nas crianças?

É normal que uma criança imite o que vê os adultos ou outras crianças fazendo. Por isso, os pais sempre devem estar atentos aos conteúdos que as crianças têm acesso e às pessoas com quem se relacionam.

No caso da leitura, é fundamental que os adultos leiam para que as crianças os observem e queiram fazer o mesmo. Assim, elas terão curiosidade e começarão a adquirir esse hábito naturalmente. Entre outras técnicas para conquistar os pequenos, podemos encontrar:

  • Ler ou contar histórias para o bebê desde cedo, mesmo quando ainda estiver na barriga da mãe.
  • Quando estiver um pouco maior, é possível começar a induzir o hábito da leitura através de canções de ninar, leituras simples, textos com ilustrações e livros para usar no banho.
  • À medida que a criança for crescendo, os pais podem ler para elas. Enquanto isso, as crianças acompanham observando os desenhos dos livros.
  • Durante a infância, os pais podem incentivar os pequenos a ler junto com outras crianças.
  • Os pais também são essenciais nesse processo. Devem ler livros, receitas, letreiros e contos em voz alta para as crianças.
  • Os clubes de leitura e as bibliotecas são ótimas opções para integrar as crianças ao mundo da leitura.
benefícios da leitura para as crianças

Os romances gráficos ajudam crianças com dificuldades para ler

Algumas crianças podem ter mais dificuldades do que outras para ler. Por isso, os romances gráficos são bastante recomendados para que os pequenos se interessem mais facilmente pela leitura. Por ter maior quantidade de imagens, a experiência da leitura progride em ‘pequenas doses’, o que torna o hábito de ler mais fácil.

No caso dos romances gráficos, as crianças terão que exercer da mesma forma o trabalho mental, mas se sentirão mais cativadas devido às imagens que acompanham os textos. Começar com esse tipo de leitura ajudará as crianças a se acostumar mais rapidamente no futuro com livros que tenham apenas textos.

“Os romances gráficos podem ajudar a criança a entender o texto muito mais rapidamente”

O hábito da leitura é muito importante para que as crianças exercitem o cérebro desde cedo e para que aprendam mais habilidades que serão fundamentais para sua vida cotidiana.

Ademais, os livros podem ajudar a resolver problemas e lidar com várias situações. Devido a todos os benefícios da leitura para as crianças, devemos tentar trabalhar o hábito de ler desde cedo.