Maus hábitos que todos os pais devem eliminar

· 15 de janeiro de 2017

É impossível negar que todos nós temos alguns maus hábitos. Você queira ou não, em muitos casos depende das pessoas que estão à sua volta ou então da sua situação atual. Neste post queremos falar sobre os maus hábitos que todos os pais devem eliminar se desejam uma relação saudável com seus filhos e ensinar-lhes bons hábitos.


Você vai ver que a maioria dos maus hábitos está fundada em crenças errôneas e embora possa ser difícil deixá-los de lado é necessário para ser o pai ideal. Você quer saber quais são esses hábitos? Aqui estão eles:

Dramas emocionais sem sentido

Como você reage quando se vê diante de uma situação que é o oposto do que estava esperando?

Imagine o seu filho esqueceu que ele deve comprar algumas coisas para a escola, o carro não dá a partida e você já está atrasado para o trabalho.

Você é uma daquelas pessoas que se altera e começa a gritar? Esta atitude pode ser normal desde que não exagere ou você fique empacado nela. Se você fizer isso seu filho verá que você não sabe como reagir a problemas e situações adversas e acabará imitando o seu comportamento.

Uma boa estratégia para lidar com esta situação é atribuir uma classificação para cada problema. Em seguida, trabalhe uma situação de cada vez juntamente com o seu filho.

Desta forma seus filhos vão aprender que todos problemas têm uma solução e trabalhar em equipe funciona.

Não mostrar emoções porque é coisa de “gente fraca”

nao-mostrar-emocoes-500x333

Pensar que demonstrar suas emoções é coisa de gente fraca é uma crença enraizada principalmente em homens. Como pai você deve saber que é um equívoco e que seus filhos precisam que você demonstre seu amor por eles. Não há nada de errado nisso,  muito pelo contrário.

Há também mães e pais que acreditam que em todos os momentos têm de parecer seguros, serem felizes e mostrar que tudo está indo bem. Qualquer um desses casos representam maus hábitos que todos os pais devem eliminar.

Ao ser capaz de expressar o amor aos seus filhos ou a preocupação com os problemas cotidianos você cria uma conexão mais estreita. Claro que você não precisa expressar todas as suas emoções com seus filhos, mas pode ser mais sincero com seu parceiro/a.

Ninguém espera que você seja um super-herói. Deixe que lhe ajudem e compartilhe as responsabilidades com outros membros da família.

Crítica excessiva

Você analisa e critica cada erro seus filhos ao máximo? Você faz o mesmo com os seus erros e com os do seu parceiro/a? Entendemos que pode fazer isso com a finalidade de conseguir grandes melhorias. O problema é que a crítica pode sabotar a segurança dos seus filhos. 

Na tentativa de se defender eles podem lhe ignorar ou ficar na defensiva. Na pior das hipóteses você poderá causar a falta de confiança e problemas de autoestima em seus filhos. Não há problema em querer melhorar, mas deixe o perfeccionismo de lado.

Em vez de ver todo o lado ruim ou os defeitos procure aspectos que sejam positivos. Quando você faz uma crítica não se esqueça de incluir tanto comentários positivos como negativos. Foque nos aspectos que funcionam e trabalhe com o seu pequeno ou parceiro/a para encontrar possíveis melhoras onde for necessário.

Desta forma o seu filho se sentirá valorizado e aprenderá que tem qualidades. Ele se sentirá motivado para continuar a melhorar e manterá a sua confiança. Ele saberá que pode contar com você.

Julgar os outros pais

julgar-outros-pais-500x332

Outro mau-hábito que você deve eliminar como pai é criticar outros pais. Pode ser difícil porque nós sempre acreditamos que a nossa forma de educar é a melhor. Você deve respeitar cada pai, seja na forma como alimenta, educa, castiga ou recompensa os filhos.

Da mesma maneira que nenhuma outra mãe ou pai é como você também não há outra criança como seu filho. Portanto, é comum e positivo que todo pai encontre uma maneira de educar os seus filhos. Talvez o que para eles funciona pode não funcionar para você e seu filho.

No pior dos casos, se essa forma de educação é realmente ruim, tampouco é problema seu se não pediram a sua opinião. Estes pais podem estar passando por situações que você nem imagina e uma crítica negativa talvez não os ajudem minimamente.

Elimine os maus hábitos que representem um problema na educação dos seus filhos. Se você tiver dúvidas se alguma atitude é um mau hábito pergunte-se se é algo que prejudica a autoestima ou a segurança do seu filho.