O que é melhor para a pele do bebê: fraldas de pano ou descartáveis?

Fraldas de pano ou descartáveis, eis a questão. Conheça os prós e contras de cada uma delas neste post.
O que é melhor para a pele do bebê: fraldas de pano ou descartáveis?

Última atualização: 11 agosto, 2022

Quando o momento do parto se aproxima, começam as preocupações sobre qual opção é melhor para a pele do bebê: pano ou fraldas descartáveis.

Embora haja uma grande diferença em relação ao fator econômico, essa não é a única variável que deve ser levada em consideração na hora de decidir. Por isso, neste artigo detalhamos algumas vantagens e desvantagens de ambos os produtos. Não perca!

Qual é a melhor alternativa para a pele do seu bebê?

Escolher o tipo de fralda mais adequado é uma decisão pessoal. Portanto, não importa para qual você se incline, mas certifique-se de não deixar o bebê em uma fralda molhada ou suja por muito tempo. De qualquer forma, antes de escolher, você deve considerar as vantagens e desvantagens de ambas as opções.

As fraldas descartáveis atuais são altamente absorventes devido ao uso de polímeros superabsorventes em sua fabricação. Esses compostos retêm muitas vezes seu peso em líquido. No entanto, de acordo com uma publicação da Academia Americana de Pediatria, bebês que usam fraldas de pano têm cinco vezes menos chances de desenvolver assaduras do que aqueles que usam fraldas descartáveis.

Fraldas de pano

As fraldas de pano podem ser reutilizadas e têm longa vida útil, mas não são muito absorventes e precisam ser lavadas constantemente.

As fraldas de pano são usadas há muito tempo pelos nossos antepassados. No entanto, elas evoluíram ao longo dos anos e hoje são muito superiores às usadas por nossas mães. A seguir, destacamos algumas de suas características positivas e negativas.

Prós

  • São mais amigáveis e ecológicas em comparação com as descartáveis. Na verdade, podem ser reutilizadas porque são fáceis de enxaguar e até têm uma vida útil muito maior.
  • Podem ser benéficas para a pele delicada do bebê, pois não são feitas com tantos produtos químicos. Além disso, existem vários tecidos disponíveis, como tecido felpudo, algodão ou flanela.
  • A baixa absorção das fraldas de pano pode facilitar o treinamento do penico, pois as crianças são mais propensas a se sentirem desconfortáveis ao se molharem e querem parar de usá-las rapidamente.

Você pode estar interessado: Vantagens e desvantagens de fraldas de pano

Contras

  • As fraldas de pano não são tão absorventes quanto as fraldas descartáveis, por isso precisam ser trocadas com mais frequência e os acidentes são mais frequentes quando o bebê evacua.
  • A lavagem contínua desses itens requer tempo suficiente para isso. Ou seja, para servir ao seu propósito ambiental, as fraldas de pano devem ser lavadas em ciclos completos e secas ao ar.
  • Às vezes, podem causar assaduras, porque não absorvem a umidade de forma tão eficaz quanto as descartáveis. Mesmo pomadas ou cremes não podem ser usados na pele quando essas peças são colocadas.

Fraldas descartáveis

As fraldas descartáveis são mais práticas e têm maior absorção. Um dos contras é que são feitas com produtos químicos.

São o tipo de fralda mais utilizado atualmente pela praticidade que proporcionam às crianças e mães. Por sua vez, estão disponíveis em muitos modelos, mas o design não varia.

Existem algumas marcas ecológicas de fraldas descartáveis que não possuem componentes sintéticos, como látex, perfumes e cloro. Algumas delas têm até materiais próprios para compostagem.

Prós

  • São muito práticas, pois são usadas e depois descartadas. Não há necessidade de lavá-las ou esperar que sequem.
  • São fáceis de encontrar e comprar em qualquer farmácia ou supermercado.
  • A absorção é muito maior que as fraldas de pano, o que evita acidentes indesejados e permite que o bebê fique seco por mais tempo. Isso se deve aos géis absorventes, que têm a capacidade de lidar com grandes quantidades de líquidos sem atingir a saturação.

Contras

  • Seus produtos químicos superabsorventes podem causar irritação em alguns bebês.
  • São usadas apenas uma vez, como o próprio nome indica. Isso as torna pouco amigáveis ao meio ambiente, pois exigem o uso de derivados de petróleo para sua fabricação.
  • Representam 3,4 milhões de toneladas de resíduos por ano e, além disso, não podem ser completamente decompostos.

Sobre as fraldas de pano ou descartáveis podemos dizer

Nos últimos tempos, o design das fraldas evoluiu de acordo com a crescente demanda por produtos de higiene mais naturais e amigáveis para a pele dos bebês.

As fraldas descartáveis têm a capacidade de prevenir a variante mais comum da dermatite das fraldas, que é causada pelas fezes e pela umidade da urina. Embora qualquer tipo de produto possa desencadear erupções na pele do bebê, as fraldas sintéticas tendem a manter a superfície da pele mais seca. Por outro lado, as fraldas de tecido são reutilizáveis e duráveis.

Qual você acha que será melhor para o seu filho?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Yuan C, Takagi R, Yao XQ, Xu YF, Ishida K, Toyoshima H. ​​Comparación de la eficacia de los pañales de material nuevo frente a los pañales estándar para la prevención de la dermatitis del pañal en los bebés chinos: doble ciego, aleatorizado, controlado, cruzado Más de estudio. Biomed Res Int . 2018; 2018: 5874184. Publicado el 24 de junio de 2018. doi: 10.1155 / 2018/5874184. Disponible en: https://www.hindawi.com/journals/bmri/2018/5874184/
  • Shanon A, Feldman W, James W, Dulberg C. Diapers: what do parents choose and why? Can Fam Physician. 1990 Oct;36:1705-8. PMID: 21233992; PMCID: PMC2280522.
  • O’Connor, Robert J y col. Evaluación del impacto de 2 pañales desechables en la categoría de pañales” naturales “en la condición de la piel con pañales. Pediatría clínica vol. 58,7 (2019): 806-815. doi: 10.1177 / 0009922819841136.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.