2 Receitas com ferro para grávidas

12 de março de 2017

O ferro têm um papel essencial no organismo humano. Entre muitas outras funções ele participa do crescimento do corpo, do metabolismo e do transporte de oxigênio para outras células. Se somarmos às necessidades nutricionais que aumentam com a gravidez à importância do ferro para a saúde, é lógico pensar que quando uma mulher está grávida, ela deve consumir mais ferro que de costume para, assim, garantir tanto o próprio bem-estar como o do feto.

As grávidas devem comer de maneira balanceada. Mas, sobretudo, elas devem incluir na dieta receitas pensadas especialmente para essa fase. Por isso, neste artigo vamos apresentar 2 suculentos e nutritivos pratos pensados para grávidas. Esse tipo de refeição pode garantir o nível ideal de ferro no sangue, proteger a mãe de contrair anemia ferropênica (anemia por deficiência de ferro) e garantir que seu bebê também receba esse importante mineral para crescer saudável agora que ele está em plena formação dentro do útero.

ferro

As grávidas costumam sofrer um pouco com acidez estomacal em alguns dias. Mas isso não significa que elas devem se privar de alguns ingredientes agradáveis ao paladar como o vinagre de maçã: ingrediente de muitas receitas.

Com base nesses aspectos essas 2 receitas com ferro que vamos apresentar proporcionam a possibilidade de fazer refeições com vinagre (em pequenas quantidades) sem prejudicar nem aumentar o nível de acidez.

Sardinhas no vinagre de maçã

O peixe é um dos alimentos que mais contém ferro. Levando isso em consideração decidimos apresentar essa receita de sardinha fácil de fazer e extremamente agradável ao paladar. Para essa receita são necessários poucos ingredientes e não é preciso uma supervisão constante como pode acontecer com outras receitas.

Ingredientes

5 rodelas de sardinha

1 xícara pequena de azeite (do tamanho de uma xícara pequena de café)

1 xícara pequena de vinagre de maçã (do tamanho de uma xícara pequena de café)

Sal a gosto

1 cebola média cortada em rodelas

Modo de preparo

Lave as rodelas de sardinha e as coloque dentro de uma panela de pressão. Acrescente o azeite, o vinagre e o sal a gosto. Em seguida, leve a panela ao fogo e, depois de pegar pressão, deixe que as sardinhas cozinhem por 45 minutos.

Após esse tempo tire a pressão da panela, sirva as sardinhas em um prato com a água do vinagre e do azeite que sobrou e acrescente as rodelas de cebola para enfeitar e aromatizar o prato.

ferro

Salada de feijão

O feijão fornece diversos nutrientes ao organismo, entre eles muito ferro.

Para preparar a salada de feijão, você precisa de:

2 xícaras de feijão preto

2 cebolas médias

10 dentes de alho

Sal a gosto

3 ou 4 ramos de coentro

3 ou 4 ramos de chicória

1 pitada de cominho em pó

4 colheradas de azeite

1 colherada de vinagre de maçã

Modo de preparo

Para fazer essa salada de feijão primeiro você precisa cozinhar os grãos. Em uma panela de pressão coloque o feijão para cozinhar durante 50 minutos com água em abundância. Para que o feijão não seque, recomendamos que você encha a panela completamente, até a marcação indicada.

Após os 50 minutos você deve tirar a pressão da panela e testar, ao apertar, se os grãos já estão moles para serem amassados. Se estiverem duros, volte a panela ao fogo e deixe mais alguns minutos na pressão.

Quando o feijão estiver pronto você deve temperar.

Amasse os dentes de alho e a cebola e os coloque na panela. Em seguida, adicione 2 colheres de azeite e um pouco mais de água se você achar que o caldo secou muito. Deixe a panela sem tampa e a coloque no fogo de novo para ferver o feijão. À medida em que a água for evaporando, talvez seja necessário adicione um pouco mais de água.

Passados 20 minutos experimente para ver se o sal está ao seu gosto e tire a panela do fogo. Então será o momento de colocar os ramos de coentro e chicória, assim como o cominho. Tampe a panela e deixe as ervas aromáticas agirem.

Quando o feijão estiver morno pegue uma peneira e separe o caldo dos grãos.

Você pode beber o caldo. O sabor será delicioso, sobretudo para misturar com outros alimentos como o arroz, que também é nutritivo e rico em ferro.

Coloque os grãos em um recipiente separado. Eles serão utilizados para a salada. Pegue uma cebola, corte em rodelas e as espalhe em um prato. Em seguida, adicione 2 colheres de azeite.

Se você não sofre de acidez estomacal adicione uma colher de vinagre, caso contrário adicione somente metade. Misture esses ingredientes e coloque o prato na geladeira por alguns minutos.

Quando estiver fria, a salada estará pronta para ser servida.