É normal que você tenha uma gravidez sem sintomas?

01 Outubro, 2017

Quando começamos a suspeitar de uma gravidez, geralmente é por causa dos sintomas. Mas é possível que uma gravidez não apresente nenhum sintoma?

Embora possa parecer difícil de acreditar existem mulheres que ficaram grávidas e não apresentaram nenhum tipo de sintoma. Essas mulheres só descobriram que estavam de fato grávidas após um exame geral ou porque começaram a notar mais a barriga. Isso não significa que algo esteja errado em seu corpo ou com o bebê, é algo que pode acontecer e não está relacionado a nenhum problema de saúde.

Gravidez sem sintomas

Como destacamos, uma gravidez sem sintomas é algo que pode acontecer com qualquer mulher e não precisa estar diretamente relacionado a algum problema de saúde. Falaremos um pouco sobre isso:

Por que não tenho náuseas?

Devemos sempre lembrar que cada corpo é único. Assim como há mulheres que têm muita náusea nos primeiros três meses, outras não apresentam unicamente problemas no estômago. Inclusive alguns sintomas podem ser tão leves que passam desapercebidos.

Não tenho nenhum sintoma, devo me preocupar?

É importante saber que uma gravidez sem sintomas não é muito comum, porém há mulheres que não experimentam nenhum sintoma até uma fase bem avançada da gravidez.

De acordo com informações que vemos por aí e testemunhos de parentes, a gravidez sempre é acompanhada por vários sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça, sono, entre muitos outros.

Quando vemos que não temos tais sintomas ficamos preocupadas. Não há motivo para isso, pois, como dissemos, cada corpo é único.

É interessante lembrar que 50% das mulheres sofrem de náuseas e vômitos, 25% têm apenas náuseas e os outros 25% não são afetadas por nenhum desses sintomas.

O que é amenorreia?

A amenorreia é a ausência temporária ou permanente do ciclo menstrual, pode ser natural ou indicar algum tipo de doença. Quando estamos grávidas é normal que a menstruação não apareça, mas isso nem sempre acontece.

Pode acontecer de algumas futuras mães terem pequenas hemorragias por vários meses, levando a pensar que não estão grávidas, quando na verdade estão.

Uma mulher pode continuar sangrando se engravidar no início do próximo período menstrual. Isso faz com que ela continue sangrando todos os meses durante a gestação.

mãe grávida em um carrossel

O que fazer se você não apresentar sintomas

  • Fale com o seu médico para fazer um exame geral e tirar qualquer dúvida que esteja tirando o seu sono. Se os exames comprovarem que está bem, não tem com que se preocupar mesmo que continue sem apresentar sintomas.
  • Desfrute da sua gravidez. Se você é uma das mulheres que não têm nenhum tipo de dor ou desconforto, aproveite!
  • Se você tiver dor ou sangramento intenso procure o seu médico. Você pode não ter sintomas durante a gravidez, mas se tiver dor ou sangramento intenso deve ir verificar.
  • Em breve você vai começar a sentir seu bebê, não se preocupe. Quando menos esperar começará a sentir os chutes e os movimentos do seu bebê, e em um piscar de olhos você o terá em seus braços.

Um bebê é algo que você carrega dentro de você nove meses, em seus braços três anos e em seu coração até o final da vida.

-Mary Mason-

Coisas que você deve saber sobre a gestação

1. Consumir frutas cítricas durante a amamentação não corta o leite materno. Elas são altamente recomendadas durante a primeira fase da amamentação.

2. Não tinja o cabelo se estiver grávida pois pode provocar reações alérgicas.

3. Beber muita água não aumenta a quantidade de líquido amniótico.

4. Comer muita carne não faz as crianças nascerem com a cabeça grande.

5. Se a sua mãe teve dificuldades no parto não significa que você também terá.

6. A prática de exercícios moderada é recomendada.

7. Fazer certos exercícios durante a gravidez ajuda a recuperação pós-parto.

8. Durante a gravidez as gengivas ficam mais sensíveis.

barriga de mãe grávida com um par de sapatos em cima

O amor à primeira vista é o que você sente pelo seu bebê. É tão grande que você não será mais a mesma.

– Anônimo –

Você não deve se preocupar se tiver uma gravidez sem sintomas, mas é importante ficar sempre atenta para se certificar que tudo esteja indo bem.

  • Gabbe, S.; Niebyl, J.; Simpson, J. et al. (2017) Obstetrics: Normal and Problem Pregnancies (Seventh Edition). Philadelphia, Pennsylvania: Saunders/Elsevier.
  • Brown, H. Fisiología del embarazo. Manual MSD (Versión para profesionales) [En línea].