O que fazer se o meu filho tiver micose nos pés?

· 23 de abril de 2019
Confinados em meias e sapatos cheios de suor, os pés do seu filho são um terreno ideal para as micoses. Vamos te contar como você deve agir se o seu filho tiver micose nos pés.

Os pés são uma área privilegiada para as micoses porque a transpiração da pele cria um ambiente favorável para a sua proliferação. Geralmente, elas invadem as áreas entre os dedos dos pés, mas também podem se estender para a planta e as laterais, e às vezes até mesmo para as unhas. Em casos graves, podem causar o aparecimento de bolhas.

Nos casos em que a infecção fúngica na pele dos pés for moderada, com uma ou duas lesões entre os dedos dos pés, é aconselhável evitar que a infecção se espalhe, a fim de impedir a contaminação das áreas ao redor.

Normalmente, a contaminação ocorre em locais públicos – piso de piscinas, banheiros, saunas, quartos de hotel, corredores, vestiários –  ou quando os pés suam e ficam molhados por um longo período de tempo.

O que fazer se o meu filho tiver micose nos pés?

Existem muitos tratamentos para tratar a micose nos pés, dependendo da gravidade da infecção. São os chamados tratamentos antifúngicos.

Esses tratamentos incluem medicamentos que podem ter diferentes apresentações: gel, creme, pó, spray ou comprimido. De fato, alguns estão disponíveis nas farmácias sem a necessidade de receita médica.

Antes de aplicar o produto selecionado, recomenda-se desinfetar a área afetada pela infecção e fazer banhos regulares para os pés a fim de facilitar a ação do tratamento realizado.

Porém, caso os sintomas piorem, é melhor consultar o médico para adaptar o tratamento. A consulta com um especialista pode fornecer o tipo de tratamento que deve ser considerado dependendo do estágio e da localização da micose.

Certamente, a transmissão de infecções fúngicas nos pés pode ser feita por contato direto entre pessoas em ambientes contaminados, como, por exemplo, vestiários, piscinas, saunas, etc. Da mesma forma, o uso de objetos e roupas de outras pessoas também é um meio frequente de transmissão.

Como posso evitar que o meu filho tenha micose nos pés

Como posso evitar que o meu filho tenha micose nos pés?

Sem dúvida alguma, o mais importante é cuidar bem dos pés para evitar a micose. Aqui estão algumas dicas práticas para cuidar dos pés da criança:

  • Mantenha-os sempre limpos, secos e frescos.
  • Lave os pés diariamente com água e sabão.
  • Seque bem a pele entre os dedos dos pés.
  • Use um talco absorvente.
  • Opte por meias absorventes de algodão ou de lã.
  • Não deixe que use sapatos apertados.
  • Troque as meias após transpiração excessiva.

“Existem muitos tratamentos para tratar a micose nos pés, dependendo da gravidade da infecção. Eles incluem medicamentos que podem ter diferentes apresentações: gel, creme, pó, spray ou comprimido.”

Como agir se o meu filho tiver micose nos pés?

Para eliminar completamente a micose dos pés do seu filho, aqui estão as dicas que você deve ter em mente:

1. Limite a umidade

O primeiro de nossos conselhos é que você use talco para secar bem os pés e, assim, limitar um dos fatores que promovem a micose: a umidade.

2. Desinfete a área

Desinfetar bem a área onde os fungos estão é de vital importância. Então, aplique medicamentos contra infecções fúngicas, geralmente por meio da utilização de cremes antimicóticos.

Algumas plantas têm propriedades medicinais que são muito benéficas para erradicar essa infecção. Elas têm propriedades antifúngicas de origem natural.

3. Aplique óleos essenciais

A aplicação de óleos essenciais, tais como o óleo de lavanda, o óleo de melaleuca ou o óleo de amêndoas doces, é muito eficaz e de baixo custo.

4. Prepare banhos com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser um aliado valioso para enfrentar a micose nos pés. Para fazer isso, misture de quatro a cinco colheres de sopa desse elemento natural em um litro de água morna.

Em seguida, coloque os pés da criança na banheira por cerca de quinze minutos e depois seque-os bem para não deixar um único traço de umidade entre os dedos.

Para usar as propriedades terapêuticas do bicarbonato de sódio até o fim, você pode polvilhar uma pequena quantidade nas meias da criança. Assim, ele vai absorver a umidade gerada pelas atividades durante o dia.

Limite a umidade nos pés

5. Aplique cremes antimicóticos

Para tornar o tratamento o mais eficaz possível, os cremes contra infecções fúngicas nos pés devem ser aplicados o mais rápido possível. Faça isso imediatamente após a descoberta dos primeiros sinais clínicos; como por exemplo vermelhidão, bolhas, fissuras ou rachaduras.

6. Evite que a criança ande descalça

Quando a criança for para espaços tais como piscinas, praias, saunas ou banhos a vapor, você deve evitar que ela ande descalça. Pelo contrário, ela sempre deve usar chinelos ou sandálias em áreas comuns e úmidas; preferencialmente de plástico, para evitar a contaminação e a umidade.

Por fim, lembre-se de que, na grande maioria dos casos, se o seu filho tiver micose nos pés, ele deve ser tratado com um medicamento antimicótico vendido sem receita, disponível em todas as farmácias.

O tratamento dura de 2 a 4 semanas e funciona em 80% dos casos. Porém, se a infecção for particularmente dolorosa, extensa ou não melhorar apesar do tratamento, então você deve procurar atendimento médico.