O que fazer se meu filho sofrer uma queimadura com água quente?

· 18 de outubro de 2018
Se seu filho se queimou com água fervente, este artigo vai dar a você os conselhos necessários para agir corretamente. Tratam-se de acidentes bastante frequentes, por isso é recomendável saber como reagir.

Queimaduras com água quente são um dos acidentes domésticos mais comuns sofridos por crianças e adultos.

Portanto, vamos aproveitar este artigo para fazer a diferenciação do tratamento entre os diferentes tipos de queimadura. O que fazer se meu filho se queimar com água quente?

Existem diferentes tipos de queimaduras: por um lado estão as queimaduras leves, que podem ser tratadas com pomadas e analgésicos; por outro, as queimaduras graves, aquelas que necessitam de uma consulta imediata ao pronto-socorro.

Com certeza, você deve saber que a água fervente tende a causar queimaduras de primeiro e segundo graus.

As de primeira grau causam vermelhidão, ardência e dor. De maneira geral, curam-se em uma semana, sem deixar cicatrizes.

Por outro lado, as queimaduras de segundo grau costumam causar bolhas (vesículas) e dor ardente intensa.

As feridas mais superficiais  cicatrizam entre 10 e 15 dias sem deixar cicatrizes, enquanto as mais profundas precisam de mais tempo para cicatrizar e podem deixar marcas.

As crianças não param de se movimentar pela casa e a possibilidade de sofrer um acidente doméstico desse tipo é real.

Portanto, este artigo tem como objetivo fornecer a você os conselhos necessários para tratar seu filho no caso de ele sofrer uma queimadura com água quente.

O que fazer se o meu filho se queimar com água quente?

A seguir, vamos aproveitar para fazer a distinção entre queimaduras leves e graves e o procedimento que você deve realizar em cada um dos casos:

Tratamento de uma queimadura leve

Nesses casos menos sérios, a primeira coisa que aconselhamos a fazer é examinar a queimadura para analisar sua extensão.

Se for pequena, você pode tratá-la sem grandes dificuldades. No entanto, uma queimadura de maior proporção vai exigir intervenção profissional.

uma queimadura

Características das queimaduras leves:

  • A área afetada fica dolorida, avermelhada e inchada, mas não fica escamosa nem apresenta bolhas.
  • A área afetada pode apresentar bolhas, mas o diâmetro da área irritada não excede 5 a 8 cm.
  • Descamação e destruição das camadas superficiais ou apenas vermelhidão.
  • Dor intensa, ardência e inflamação moderada.

Para realizar o tratamento, você deve remover as roupas que cobrem a queimadura.

Em seguida, nós recomendamos que cubra a pele com uma toalha úmida ou mergulhe a área afetada em água morna, entre 10 e 30 minutos.

Isso vai esfriar a pele, ao mesmo tempo em que vai parar o processo inflamatório. Você pode proteger a área com compressas e uma bandagem estéril para proteger a criança contra infecções.

Por fim, você pode administrar um analgésico e usar o gel de aloe vera caso a pele esteja intacta.

“Se a queimadura for pequena, você pode tratá-la sem grandes dificuldades. No entanto, uma queimadura de maior proporção vai exigir intervenção profissional”.

Tratamento de uma queimadura grave

Nos casos em que a queimadura for extensa ou profunda, a primeira coisa que você deve fazer é ir imediatamente ao hospital para examiná-la.

Se a queimadura cobrir uma área maior que o tamanho da sua mão, vai exigir intervenção profissional. Para as crianças, essas queimaduras podem causar outros sintomas.

As  queimaduras graves deixam a criança agitada. Por essa razão, não é recomendável que ela tome qualquer medicamento, pois pode afetar negativamente.

Lembre-se de que, em queimaduras graves, você não deve aplicar nenhum produto, pomadas, aloe vera ou cremes hidratantes.

A única coisa recomendada nesses casos, enquanto aguarda a chegada da assistência médica, é cobrir com cuidado a área afetada com uma compressa ou um curativo estéril.

As queimaduras mais profundas vão exigir um tratamento cirúrgico, enquanto outras vão exigir somente analgesia e antibióticos após 24 horas.

uma queimadura

Características das queimaduras graves:

  • Perda de camadas da pele.
  • A pele fica com uma aparência ressecada.
  • Manchas brancas na pele.
  • Edema
  • Necrose
  • Infecção.

Por fim, lembramos que os tempos de cura variam muito dependendo do estado de saúde da criança e da extensão da queimadura.

Em geral, uma queimadura leve vai cicatrizar completamente entre 5 e 7 dias, enquanto uma queimadura grave vai sarar ente 2 e 3 semanas.

Os casos de crianças que se queimam com água quente, infelizmente, ocorrem com muita frequência e podem acabar causando sérias consequências.

Se isso acontecer com seu filho, recomendamos que você siga as instruções acima para minimizar o impacto e tranquilizar a criança.