O que levar na mala de maternidade no dia do parto?

· 21 de junho de 2018
A partir do momento em que você completa 32 semanas de gestação, e se as condições da sua gravidez forem normais, é conveniente começar a preparar tudo para a chegada do bebê.

Na fase final da gravidez, o espaço e as coisas do bebê devem estar arrumadas, esperando pela chegada do pequeno. Mas não podemos nos esquecer de uma coisa importantíssima: organizar a mala com tudo que você vai precisar no hospital para o dia do parto.

Portanto, a seguir apresentamos uma lista com todos os elementos que não podem faltar quando você estiver a caminho do hospital para dar à luz. Tenha essa lista em mãos quando for preparar a sua mala de maternidade para o dia do parto. Assim você não vai se esquecer de nenhum item!

Lista do que incluir na mala de maternidade

  • Um documento de identificação com foto. Pode ser seu R.G. ou sua carteira de motorista e todos os papéis necessários para dar entrada no hospital.
  • Um roupão de banho, chinelos ou pantufas e meias. Normalmente, o hospital irá fornecer um roupão para o pós-parto, mas é muito melhor levar os seus para se sentir ainda mais confortável. Tudo deve ser prático para facilitar caso você precise, por exemplo, medir a pressão, tirar sangue ou fazer algum exame de rotina.
  • Algo que ajude você a relaxar. Pode ser música, um livro ou qualquer outra coisa para se distrair e se sentir menos estressada durante os momentos anteriores à chegada do seu bebezinho.
  • Artigos de banho. Você provavelmente vai precisar de toalha, sabão e outros artigos de higiene pessoal se for necessário ficar um tempo extra no hospital. Não esqueça escova e da pasta de dentes, desodorante, shampoo e condicionador, e qualquer outro item que você utilize.
  • Um casaco ou uma jaqueta quente e confortável. Os hospitais não são os lugares mais quentes, por isso é levar uma blusa quentinha para se cobrir do vento quando sair do hospital.
  • Roupas íntimas pós-parto. Especialmente o sutiã deve ser adequado para o período de amamentação. Assim, você evita se sujar e pode ficar mais confortável.
mala de maternidade

  • Elásticos de cabelo. De preferência, elásticas de pano. Os ganchos podem machucar e fazer você se sentir desconfortável.
  • Um celular com o número dos seus contatos. Você nunca sabe quando vai precisar entrar em contato com alguém por uma questão urgente. Por isso, deve ter todos os números à mão.
  • Vários conjuntos de roupa íntima. Após o parto, é provável que você tenha que trocar várias vezes de calcinha. Vá preparada e leve 2 ou 3 conjuntos extras para não ter que se preocupar com isso.
  • Roupa para sair do hospital. Você também deve levar uma troca de roupa para quando for sair do hospital. Leve uma roupa que servia quando estava, mais ou menos, no sexto mês de gravidez para o caso de sua barriga ainda estar um pouco inchada.
  • Roupas para o bebê. Naturalmente, além de seus próprios objetos, você precisa ter uma pequena mala para levar os itens que seu bebê irá usar. Macaquinhos e bodies, meias, mantas e cobertores, fraldas, gorro e todos os itens para fazer a higiene do bebê.
mala de maternidade

Itens opcionais

Incluir os seguintes itens na sua mala de maternidade vai depender das condições da sua gravidez:

  • Um travesseiro extra. Muitas mulheres não conseguem dormir quando não têm travesseiros suficientes. Se você se identificou, leve seu próprio travesseiro para não ter problemas durante a noite.
  • Uma troca de roupa para seu acompanhante. Muitas vezes, é necessário que as mulheres passem algumas noites no hospital depois do parto. Se alguém estiver como seu acompanhante, também é conveniente que leve uma troca roupa caso seja necessário.
  • Uma câmera. Se você quiser registrar o momento do parto, não se esqueça de levar uma boa câmera com baterias carregadas.  Assim, você poderá ter recordações de um momento inesquecível.

Quando estiver fazendo a mala, é importante não escolher suas roupas favoritas. Prefira levar para o hospital roupas com as quais você não se importa muito. Só por precaução, em caso de manchas ou outras situações relacionadas com a higiene pessoal.

Se você usa óculos, também não se esqueça de levar, talvez você precise deles em algum momento. Além disso, você também pode checar a previsão do tempo. Se o parto for perto do inverno, leve os itens necessários para que você e seu bebê fiquem bem protegidos.