Os benefícios da linhaça para a gravidez
Enquanto o ferro beneficia a formação do seu bebê, a linhaça facilita a sua expulsão na hora do parto. A seguir explicaremos as vantagens de ingerir linhaça durante a gravidez.
Já escutamos muitas vezes nossas mães e avós dizendo “se você está grávida coma muita linhaça”. A verdade é que esse é um dos casos em que a tradição não está errada.
A linhaça ou as sementes do linho foram descobertas pelas obstetras antigas, mas hoje em dia estão comprovados seus benefícios, sobretudo quando você está na tão desejada espera do nascimento do seu bebê.
Aumenta os fluidos cervicais para o parto e diminui a dor
A produção da mucosidade cervical é muito importante no momento em que as contrações aparecem. Ela recobre as paredes do útero e do canal pelo qual nasce o bebê.
A linhaça ajuda na formação da mucosidade cervical e assegura sua boa constituição. Todos os fluidos devem estar no seu melhor estado e abundância durante o parto.
Nesse sentido, a linhaça fará que o nascimento seja mais fácil e rápido, pois dessa maneira o seu bebê nascerá de uma forma mais simples e você sofrerá menos durante o processo.
Prepara o útero para as contrações
As sementes de linhaça têm o poder de estimular os seus intestinos, facilitando processos como a excreção durante crises de prisão de ventre. Tudo o que entra sairá mais fácil, gerando, além disso, processos digestivos mais efetivos.
Na verdade, ao estimular o funcionamento dos intestinos, também estimula o seu útero. Isso ajudará no momento em que se produzem as contrações, facilitando e acelerando o parto, e consequentemente tornando-o menos doloroso.
É por esse motivo que muitos médicos recomendam começar uma ingestão disciplinada das sementes de linhaça a partir da 34ª semana de gravidez.
Ajuda na fase de recuperação da gravidez
Dessa forma, devemos lembrar que o repouso será maior e mais fundamental segundo o tipo de parto que você terá. Os partos mais complicados requererão um maior tempo e disciplina nos dias de repouso.
Mas se a linhaça cumpre sua função de proporcionar um parto mais rápido e menos forçado, isso significará que seu corpo sofrerá um impacto menor. Portanto, seu corpo necessitará de menos tempo de repouso para se recuperar.
Isso sem contar o efeito direto que tem esse produto para a recuperação dos seus músculos, que trabalham mais durante o processo do parto. Suas propriedades alimentícias ajudarão a recuperar a energia e vitalidade que você precisa para acolher o novo membro da família, e para executar suas atividades normais do dia a dia.
Ajuda a combater a prisão de ventre e a controlar seu peso
Certas mulheres sofrem de prisão de ventre durante a gravidez e outras já experimentam esse tipo de dificuldade inclusive antes de engravidar. Para garantir que o processo de excreção seja eficaz a solução é ingerir frequentemente esse alimento.
Se o que lhe preocupa é o aumento de peso enquanto espera o seu bebê, o melhor é ingerir esse cereal, que nutre você de vitaminas naturais, e ajuda a controlar o seu peso já que evita o acúmulo excessivo de gordura.
Aumenta a fertilidade
Aquelas que desejam engravidar devem consumir esse remédio mágico caseiro. Você se lembra das mucosas cervicais a que nos referimos antes? Bom, elas não são apenas úteis durante o parto, mas também para o processo de fecundação.
Uma mucosidade cervical fértil facilitará a passagem dos espermatozoides em direção ao óvulo, permitindo um processo de fecundação mais adequado.
É fundamental que esse indicador esteja nas condições adequadas. Você mesma poderá reconhecer, já que um fluido apto para a fertilidade é transparente, leve e elástico. Duas colheres de linhaça diárias ajudarão muito para que se cumpra o seu precioso sonho.
A melhor companheira da linhaça é a água
Mas de nada servirão as sementes de linho se você não as combina com uma grande quantidade de água. Ela servirá para que tudo flua adequadamente dentro do seu organismo. Um corpo seco é um corpo que dificulta o transporte de insumos e fluidos.
Sem o consumo de água adequado a linhaça não poderá otimizar as funções do seu intestino e do útero. Combine-a com esse líquido e tenha um parto mais leve.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clínica Mayo (2023, 21 de enero). ¿Las semillas de lino molidas presentan mayores beneficios para la salud que las semillas de lino enteras? Consultado el 02 de marzo de 2023. Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/flaxseed/faq-20058354.
- Clínica Mayo (2020, 14 de enero). Semillas de lino y aceite de lino. Consultado el 02 de marzo de 2023. Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/drugs-supplements-flaxseed-and-flaxseed-oil/art-20366457
- Coletta, J., Bell, S. & Roman, A. S. (2010). Omega-3 fatty acids and pregnancy. Reviews in obstetrics and gynecology, 3(4), 163-171. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3046737/
- Figueiredo, M., da Conceiçao, E., de Oliveira, E., et al. (2015). Maternal flaxseed diet during lactation changes adrenal function in adult male rat offspring. British Journal of Nutrition, 114(7), 1046-1053. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/maternal-flaxseed-diet-during-lactation-changes-adrenal-function-in-adult-male-rat-offspring/DE3AF586881A1268628A6252411A2845
- Jamilian, M., Tabassi, Z., Reiner, Ž., et al. (2020). The effects of n-3 fatty acids from flaxseed oil on genetic and metabolic profiles in patients with gestational diabetes mellitus: A randomised, double-blind, placebo-controlled trial. British Journal of Nutrition, 123(7), 792-799. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/effects-of-n3-fatty-acids-from-flaxseed-oil-on-genetic-and-metabolic-profiles-in-patients-with-gestational-diabetes-mellitus-a-randomised-doubleblind-placebocontrolled-trial/4E739E6FEDF4705E120586A0B8906F8B
- Khan, G., Penttinen, P., Cabanes, A., et al. (2007). Maternal flaxseed diet during pregnancy or lactation increases female rat offspring’s susceptibility to carcinogen-induced mammary tumorigenesis. Reproductive Toxicology, 23(3), 397-406. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890623807000317?via%3Dihub
- Lenzi, Q., Correia, A., Lenzi, K. & Boaventura, G. T. (2018). Flaxseed used since pregnancy by the mother and after weaning by the offspring benefits the retina and optic nerve development in rats. The Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, 31(5), 625-632. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28282776/
- National Center for Complementary and Integrative Health (2020). Flaxseed and Flaxseed Oil. Consultado el 02 de marzo de 2023. Disponible en: https://www.nccih.nih.gov/health/flaxseed-and-flaxseed-oil.