Os benefícios de comer cenoura durante a gravidez
Dessa forma, não podemos esquecer de ingerir alguns alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, como a cenoura.
A cenoura é uma das hortaliças que não pode faltar em nenhum regime alimentar, especialmente quando estamos na nossa doce espera.
A incrível quantidade de benefícios que possui para as futuras mamães e para o bebê em formação são inúmeros. Por isso, os médicos insistem que sempre seja incluída na dieta.
Entre os principais elementos que aporta a cenoura se destaca o ferro orgânico, que é absorvido facilmente pelo organismo e ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e a manter os níveis de hemoglobina estáveis.
Seu poder é tão impressionante que supera o do espinafre, que se caracteriza por ser uma fonte maravilhosa de ferro.
As cenouras contêm ferro orgânico, e isso ajuda a combater anemia
Geralmente, a partir do segundo ou terceiro mês, os médicos geralmente prescrevem suplementos vitamínicos que incluem ferro. Isso porque os níveis de hemoglobina diminuem nesse período.
Além disso, a quantidade de sangue que circula pelo seu organismo é maior. Assim, você vai precisar ingerir uma dose adicional desse componente a fim de evitar a anemia, associada aos partos prematuros.
A cenoura: fonte indiscutível de saúde
Além de ser composta por um dos minerais mais importantes, a cenoura contém outros elementos que são fundamentais para que nosso bebê cresça sem nenhum inconveniente:
- Iodo: esse mineral influencia de maneira direta no sistema endócrino para que os hormônios tireoidianos realizem seu trabalho sobre o desenvolvimento geral do feto e seu cérebro.
- Também é responsável por desempenhar um grande papel em algumas funções metabólicas como, por exemplo, a manutenção da temperatura corporal.
- Vitamina A: ajuda a evitar infecções e contribui para o correto desenvolvimento celular do bebê. Adicionalmente, intervém para que não ocorra o desprendimento da placenta.
- Carotenóides: protege as regiões adiposas do bebê, ou seja, os olhos, cérebro, fígado, pele, etc.
- Além disso, fortalece o sistema imunológico, potencializando ao máximo suas defesas.
- Cálcio: dará a força necessária aos ossos do seu filho e cuidará para que não afetem os dentes.
- Betacaroteno: sua função é proteger o corpo dos radicais livres e tem um poder antioxidante.
- Vitamina C: previne infecções delicadas que podem afetar o feto.
A cenoura pode ser facilmente encontrada nos supermercados e é muito barata.
Além disso, você pode preparar receitas fáceis para você e para o novo membro da família.
Como aproveitar ao máximo esses benefícios
Se você quer aproveitar ao máximo as vantagens dessa hortaliça colorida, tenha em mente estes conselhos na hora de se alimentar:
- Prepare um delicioso suco de frutas e acrescente algumas cenouras: diminuirá as chances de que o seu bebê sofra de icterícia neonatal, que surge devido ao aumento de bilirrubina como consequência de certos transtornos hepáticos.
- Não tome café ou chá: essas bebidas contém fenóis, uma substância que reduz a absorção de ferro durante a gravidez.
- Se você vai cozinhar, utilize uma panela de ferro fundido: evita que sejam perdidos alguns dos nutrientes da cenoura.
- Da natureza para a sua boca: se você puder comer a cenoura crua, melhor ainda. Dessa forma, você absorverá todas as vitaminas dessa hortaliça deliciosa e conseguirá evitar a prisão de ventre.
- Folhas de cenoura: prepare uma deliciosa salada com essa parte da hortaliça para limpar o seu corpo nesse momento tão especial.
Tente comer uma porção de cenoura no almoço e no jantar. Inclusive, se você tem muitos enjoos ou quer fazer uma refeição saudável, você pode cortar palitinhos de cenoura e comer sem problemas.
Certamente, você vai se sentir mais tranquila ao proporcionar o melhor ao seu filho.
Se você tem muitos enjoos, pode comer pedacinhos de cenoura nas refeições.
Desde o instante em que você recebe a notícia de que está esperando o amor da sua vida, você já se tornou mãe.
Assim, você vai precisar começar a mudar certos hábitos alimentares e adotar outros mais saudáveis a fim de garantir que sua saúde e a saúde do seu bebê estejam em perfeito estado.
O crescimento desse anjinho que vem a caminho depende de você! Se você estiver bem, ele também estará.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dao DQ., Ngo TC., Thong NM., Nam PC., Is vitamin A an antioxidant or a pro oxidant? J Phys Chem B, 2017. 121 (40): 9348-9357.
- Kumar A, Kaur S. Calcium: a nutrient in pregnancy. Journal of Obstetrics and Gynecology of India. Octubre 2017. 67 (5): 313-318.
- McStay CL., Prescott SL., Bower C., Palmer DJ., Maternal folic acid supplementation during pregnancy and childhood allergic disease outcomes: a question of timing? Nutrients, 2017.
- Sabina Bastos M, Rolland Souza A. S, et al. Vitamin A and pregnancy: a narrative review. Nutrients. Marzo 2019. 11 (3): 681.