7 conselhos de como tratar a tosse noturna nas crianças

· 3 de julho de 2017

A tosse noturna é um sintoma que causa muito incômodo nas pessoas,  inclusive é muito mais desconfortável que a tosse diurna. Ela é principalmente desconfortável para as crianças quando estão resfriadas, já que as impede de dormir com tranquilidade.

Esta é angustiante tanto para as crianças quanto para os pais, que tratam de buscar algo que possa acalmá-la. É muito difícil controlar quando é intensa, podendo provocar desespero em muitos casos.

Além disso, a tosse noturna não produz muco; pode aparecer depois de um catarro, ou quando a criança respira algo que possa irritar seus pulmões. Esse sintoma nos ajuda a perceber alguns sinais de problemas nas vias respiratórias.

Ela também pode ser um indicador de algum problema de refluxo gastresofágico ou uma simples reação do organismo a fatores ambientais. É comum aparecer quando a criança entra em contato com a poeira, a fumaça, ou a friagem.

O que causa a tosse noturna?

A tosse é um mecanismo de defesa que é ativado quando o organismo entra em contato com agentes como as bactérias e os vírus, pelas vias respiratórias. As possíveis causas mais frequentes são:

  • Asma. A inflamação das vias respiratórias é claramente a marca característica da asma. Algumas vezes, a tosse é um sinal evidente e importante se a criança sofre desse sintoma. Por isso, é bom ter sempre à disposição aquilo que ajude a tratar essa doença.

  • Sinusite. É uma infecção viral ou bacteriana, as pessoas que sofrem dela apresentam irritação na garganta. Esse é o motivo pelo qual tossem frequentemente à noite.
  • Remédios. Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais, entre os quais a tosse noturna, que pode ser um deles.
  • Infecções virais. Essas afetam as vias respiratórias, como a gripe que é comum na estação fria. Além disso, traz irritação e dor de garganta e produz a tosse.
  • Reação alérgica. Ao inalar partículas de poeira, o trato respiratório fica irritado. Isso pode levar ao aparecimento de uma tosse repentina durante a noite.

Conselhos de como tratar a tosse noturna

A seguir, vamos tratar de alguns conselhos para evitar ou controlar a tosse durante a noite nas crianças.

  1. Beber muita água. Isso ajuda a fazer com que ela solte as secreções, facilitando sua liberação pelas crianças.
  2. Tomar banhos de vapor ajudará a melhorar a umidade do ar e é possível também que alivie a irritação da garganta. Se isso for feito toda noite, a criança não sentirá desconforto por causa da tosse.
  3. Dieta adequada. Oferecer uma alimentação rica em verduras e cítricos. Um cardápio muito comum pode ser uma canja de galinha, pois acaba sendo muito eficaz, já que contém verduras e elas tem vitaminas que ajudam a fortalecer a defesas da criança.
  4. O nebulizador. Utilizado com muita frequência pela maioria das crianças que sofre de asma. Nas noites, é costume que sofram de tosse, talvez por causa do frio, da dificuldade de respirar, ou da irritação nos pulmões que contêm muco seco.

  1. Dar-lhe uma colherada de mel. De acordo com o estudo Natural Standard publicado na revista Pediatrics, o mel é muito bom para a tosse noturna. Dar uma colher à criança antes de dormir alivia esse sintoma. No entanto, deve-se levar em consideração que o mel não é recomendável para crianças menores de dois anos de idade.
  2. Ambiente úmido. Ter um quarto úmido é muito bom, utilizando um umidificador para manter a umidade. Isso causa um efeito protetor da mucosa ao contrário dos aquecedores e do ar seco.
  3. Evite que alguma pessoa fume perto de seu filho. A fumaça do tabaco contém um elevado número de substâncias tóxicas que causam irritação da mucosa bronquial. Além disso, pode provocar doenças pulmonares graves como a pneumonia. É importante evitar que alguma pessoa fume perto de seu filho.

Procure o médico quando…

  • A tosse surgir em um recém-nascido
  • A criança apresentar dificuldade de respirar
  • A tosse vier acompanhada de outros sintomas, como febre e vômito
  • A tosse se prolongar por muito tempo

Imagem da capa cortesia de Tabitha J.