Os benefícios de comer cenoura durante a gravidez

· 30 de outubro de 2018
Manter uma dieta saudável durante a gravidez é um dos fatores mais relevantes para fazer com que o nosso pequeno anjinho cresça com saúde e forte.

Dessa forma, não podemos esquecer de ingerir alguns alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, como a cenoura.

A cenoura é uma das hortaliças que não pode faltar em nenhum regime alimentar, especialmente quando estamos na nossa doce espera.

A incrível quantidade de benefícios que possui para as futuras mamães e para o bebê em formação são inúmeros. Por isso, os médicos insistem que sempre seja incluída na dieta.

Entre os principais elementos que aporta a cenoura se destaca o ferro orgânico, que é absorvido facilmente pelo organismo e ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e a manter os níveis de hemoglobina estáveis.

Seu poder é tão impressionante que supera o do espinafre, que se caracteriza por ser uma fonte maravilhosa de ferro.

As cenouras contêm ferro orgânico, e isso ajuda a combater anemia

Geralmente, a partir do segundo ou terceiro mês, os médicos geralmente prescrevem suplementos vitamínicos que incluem ferro. Isso porque os níveis de hemoglobina diminuem nesse período. 

Além disso, a quantidade de sangue que circula pelo seu organismo é maior. Assim, você vai precisar ingerir uma dose adicional desse componente a fim de evitar a anemia, associada aos partos prematuros.

A cenoura: fonte indiscutível de saúde

a cenoura

Além de ser composta por um dos minerais mais importantes, a cenoura contém outros elementos que são fundamentais para que nosso bebê cresça sem nenhum inconveniente:

  • Iodo: esse mineral influencia de maneira direta no sistema endócrino para que os hormônios tireoidianos realizem seu trabalho sobre o desenvolvimento geral do feto e seu cérebro.
    • Também é responsável por desempenhar um grande papel em algumas funções metabólicas como, por exemplo, a manutenção da temperatura corporal.
  • Vitamina A: ajuda a evitar infecções e contribui para o correto desenvolvimento celular do bebê. Adicionalmente, intervém para que não ocorra o desprendimento da placenta.
  • Carotenóides: protege as regiões adiposas do bebê, ou seja, os olhos, cérebro, fígado, pele, etc.
    • Além disso, fortalece o sistema imunológico, potencializando ao máximo suas defesas.
  • Cálcio: dará a força necessária aos ossos do seu filho e cuidará para que não afetem os dentes.
  • Betacaroteno: sua função é proteger o corpo dos radicais livres e tem um poder antioxidante.
  • Vitamina C: previne infecções delicadas que podem afetar o feto.

A cenoura pode ser facilmente encontrada nos supermercados e é muito barata.

Além disso, você pode preparar receitas fáceis para você e para o novo membro da família.

Como aproveitar ao máximo esses benefícios

a cenoura

Se você quer aproveitar ao máximo as vantagens dessa hortaliça colorida, tenha em mente estes conselhos na hora de se alimentar:

  • Prepare um delicioso suco de frutas e acrescente algumas cenouras: diminuirá as chances de que o seu bebê sofra de icterícia neonatal, que surge devido ao aumento de bilirrubina como consequência de certos transtornos hepáticos.
  • Não tome café ou chá: essas bebidas contém fenóis, uma substância que reduz a absorção de ferro durante a gravidez.
  • Se você vai cozinhar, utilize uma panela de ferro fundido: evita que sejam perdidos alguns dos nutrientes da cenoura.
  • Da natureza para a sua boca: se você puder comer a cenoura crua, melhor ainda. Dessa forma, você absorverá todas as vitaminas dessa hortaliça deliciosa e conseguirá evitar a prisão de ventre.
  • Folhas de cenoura: prepare uma deliciosa salada com essa parte da hortaliça para limpar o seu corpo nesse momento tão especial.

Tente comer uma porção de cenoura no almoço e no jantar. Inclusive, se você tem muitos enjoos ou quer fazer uma refeição saudável, você pode cortar palitinhos de cenoura e comer sem problemas.

Certamente, você vai se sentir mais tranquila ao proporcionar o melhor ao seu filho.

Se você tem muitos enjoos, pode comer pedacinhos de cenoura nas refeições.

Desde o instante em que você recebe a notícia de que está esperando o amor da sua vida, você já se tornou mãe.

Assim, você vai precisar começar a mudar certos hábitos alimentares e adotar outros mais saudáveis a fim de garantir que sua saúde e a saúde do seu bebê estejam em perfeito estado.

O crescimento desse anjinho que vem a caminho depende de você! Se você estiver bem, ele também estará.