Os benefícios físicos do balé para as crianças
As crianças que desde pouca idade começam a praticar qualquer tipo de dança (neste caso, o balé), crescem com senso de equilíbrio e ritmo. Geralmente, são pessoas muito disciplinadas que desenvolvem habilidades físicas e mentais que ajudam a se aperfeiçoar em outras áreas de sua vida.
Por outro lado, as aulas de balé não apenas ajudam no desenvolvimento e crescimento físico dos nossos pequenos. Na verdade, também cria neles uma imagem positiva de si mesmos.
Com a prática do balé, podemos observar em médio prazo indivíduos que se desenvolvem na vida cotidiana com muita confiança e com outras qualidades que serão determinantes em sua personalidade.
Benefícios do balé para as crianças
São muitos os benefícios obtidos com a prática deste tipo de dança. A seguir, destacamos os mais relevantes:
Comportamento
Alguns estudos têm demonstrado que crianças que tinham algum tipo de problema de conduta ou comportamento melhoram significativamente ao praticar com regularidade algum tipo de dança ou atividades relacionadas à música. Inclusive, a maioria não apresenta novos problemas desse tipo, quando começam com a atividade.
Criatividade
A dança ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação dos nossos filhos. Principalmente em idades precoces.
Trabalho em equipe
Se for uma dança a dois ou em grupo, irá ajudá-las no futuro para aumentar as habilidades relacionadas ao trabalho em equipe.
Disciplina
A grande maioria das crianças que praticam algum tipo de dança são caracterizadas por serem pessoas muito disciplinadas e com um alto nível de concentração. Elas são geralmente cordiais e agradáveis. Além disso, são muito sociáveis e se desenvolvem em um ambiente de muita harmonia.
Postura
Sem dúvida, a prática regular de balé melhora a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.
Fortalecimento do corpo
Cada aula de balé envolve uma sessão de exercícios árduos e rigorosos. À medida que se pratica essa dança, braços, abdômen, pernas, pés e tornozelos são fortalecidos.
Saúde
A dança é um exercício aeróbico. É por esse motivo que durante a prática do balé são queimadas calorias extras que evitam o sobrepeso e a obesidade. Além disso, são ativados os sistemas respiratório e circulatório que melhoram notavelmente o funcionamento do organismo em geral.
Estado de ânimo
A prática desse tipo de atividade faz com que o corpo libere endorfinas e dopaminas que alegram e melhoram o estado de ânimo no geral.
Sociabilidade
É uma prática realizada em grupo, o que permite que se aumente o círculo de amizade, facilitando os processos de socialização.
Infelizmente, há muita deserção nesse ramo da dança. Muitas crianças quando estão um pouco maiores se afastam desse mundo e se arriscam em outras artes ou esportes. Realmente são poucas as que continuam ao longo do tempo para se tornarem profissionais.
No entanto, muitas pessoas concordam que a disciplina aprendida nesse período de tempo deixa uma boa formação que as ajuda em muitas áreas da vida.
“O balé tem um impacto saudável em nosso sistema nervoso, faz surgir a alegria e gera uma atitude positiva diante da vida”
– Anônimo –
Quando começar com o balé?
Não há idade para começar a ensinar as coisas boas da vida para os nossos filhos. Qualquer momento é bom para introduzi-los nesse bonito caminho.
O balé, assim como outras atividades extracurriculares, podem chegar a ser fatores determinantes no futuro de nossos pequenos. Dessa forma, esse tipo de atividade irá ajudá-los a saber o quanto devem se esforçar e exigir de si mesmos para conseguir tudo o que quiserem no futuro.
Devemos proporcionar aos nossos filhos as melhores ferramentas. Não só para que consigam ser excelentes profissionais, mas também para que possam se tornar boas pessoas e melhores cidadãos. Certamente, a dança é uma das melhores opções que temos para alcançar esses maravilhosos propósitos de vida para nossos pequenos.