Para os pequenos super-heróis que lutam contra o câncer infantil

22 de dezembro de 2018
Existem pequenos super-heróis que possuem como capa a resistência, como poder sua força e que lutam diariamente contra o câncer infantil. Crianças valentes e fortes que, juntamente com sua família, travam uma batalha contra esta doença.

Os super-heróis dos quais estamos falando são pequenos em estatura. Mas são grandes de coração e estão cheios de coragem e esperanças. No dia 15 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, nossa homenagem em forma de palavras é direcionada para essas crianças.

Crianças valentes com olhares de coragem

Conheço alguns desses pequenos super-heróis. São crianças valentes que lutam contra o câncer infantil apoiadas por suas famílias e amigos. Crianças que um dia descobriram essa doença terrível que apareceu sem aviso e perante a qual tiveram que construir um escudo de força e coragem.

Os pequenos super-heróis são crianças inocentes, inquietas, impacientes, tranquilas, brincalhonas e até mesmo ousadas… São crianças do começo ao fim. Cada uma com sua própria personalidade e características, diferentes e únicas. Mas com um objetivo em comum: ganhar a batalha contra o câncer.

câncer infantil

Esses pequenos super-heróis lutam para amanhecer todos os dias com um sorriso no rosto apesar das tempestades. Quando você os vê, pode perceber em seus olhos como a cor da esperança vale mais do que os medos. Mesmo que às vezes os medos também apareçam em cena.

E é nesses momentos que os pais, a família e os amigos pegam o pincel para pintar o céu cinzento de outra cor, onde não apareça a tempestade. Todos lutam juntos!

Mas há vezes em que o cinza não pode ser apagado e os pequenos super-heróis precisam aprender a conviver com essa cor. Uma cor que ao final os tinge de dourado para que brilhem como as estrelas brilhantes no céu. Estrelas que nos cobrem todos os dias, sendo guias desses super-heróis que permanecem lutando.

Os pequenos super-heróis são pequenos em estatura, mas enormes em coração e coragem porque têm travado batalhas contra a dor, o medo e a incerteza.

Crianças lutadores cobertas de apoio

Os sorrisos dos pequenos super-heróis aparecem para nos lembrar que sua luta é constante e persistente. Mas também para indicar que com nosso apoio as dificuldades são cobertas com mantos de proteção e afeto necessários.

São os mantos de amor costurados com os fios de abraços e de apoio incondicional que atuam como sustentadores da luta e da força. Assim, se em algum momento a resistência vacilar, a criança pode se nutrir de tudo que família, amigos, profissionais e organizações podem proporcionar.

câncer infantil

Esses pequenos super-heróis são os personagens principais de suas histórias. Contudo, não devemos esquecer que podemos ajudá-los de alguma forma. Um beijo, uma palavra de apoio, um sorriso, um abraço, o avanço dos tratamentos ou investimentos em novas pesquisas.

Tudo é necessário, desde o menor gesto até o maior dos detalhes e recursos. Porque super-heróis também precisam de outras pessoas para avançar nessa luta.

Nossa missão: acompanhar, amar e dar forças para lembrá-los de que muitas vezes eles são mais fortes do que acreditam. Porque ser um super-herói não é fácil, mas é tão grande a sua luta que não podem passar despercebidos. Sua grandeza é notável, porque requer grande valor e muitas doses de coragem. São crianças valentes, crianças resilientes.

Todos somos um

Muitas crianças do mundo quiseram levantar suas vozes como um ato de apoio a todos os super-heróis que estão travando a batalha contra o câncer infantil. Graças à iniciativa da Confederação Internacional do Câncer na Infância (CCI), foi criada uma canção, elaborada por Christophe Beck, compositor do filme Frozen, chamada “We are one” (Nós somos um, tradução livre)

Seu refrão diz assim:

“Somos jovens, somos fortes.

E cantaremos a canção juntos.

Cante com a gente.

Como um nos levantaremos,

Não deixaremos de lutar.

Até que a noite se renda ao sol. “

 

A canção “We Are One” é um símbolo de apoio a partir da qual são transmitidos sentimentos de amor e palavras de força. Um bonito gesto que nos faz perceber que a luta não é de um, mas de todos. Porque o nosso manto nutre de afeto os pequenos super-heróis, lhes proporciona força e novas oportunidades, contribuindo, assim, para lutar uma batalha que é de todos.

A vocês, a todos esses pequenos super-heróis que se levantam fazendo de cada dia uma luta, e tomando como escudo os sorrisos, apesar de uma nuvem cinzenta estar presente em sua rotina.

A vocês, pequenos super-heróis que dão para o resto de nós tantas lições de vida e nos fazem recuperar a essência do valor que a vida tem. A vocês hoje e sempre nossas palavras são cheias de amor, apoio e força.