Perder peso para engravidar

22 de junho de 2018
Você acha uma loucura que o médico aconselhe você a emagrecer para engravidar? Pois bem, não é. Por isso, neste artigo, contamos por que você deve emagrecer para conceber, quais problemas subjacentes você pode estar enfrentando e o que você deve fazer nesses casos se quiser trazer um filho ao mundo.

Muitas vezes, ao pedir conselhos para engravidar, o médico sugere emagrecer para ficar conseguir.Provavelmente, a reposta dele pode ter parecido estranha ou ter incomodado você. Principalmente se você conhece pessoas que engravidaram mesmo com sobrepeso.

Não se torture ao ficar se comparando com outras mulheres, nem estimule os complexos. Cada corpo é diferente e, provavelmente, esses quilos a mais sejam um indicador de algum outro fator realmente influencia em seu sistema reprodutor e impede que você realize o seu mais profundo desejo.

Concentre-se sempre na sua meta e lembre que suas possibilidades de conceber e de ter uma gravidez normal e saudável são maiores se você permanecer próxima do seu peso ideal.

Por isso, neste artigo vamos contar porque você deve perder peso para engravidar, quais problemas subjacentes você pode estar enfrentando e as razões pelas quais você deve emagrecer se quiser trazer um filho ao mundo.

perder peso para engravidar

Por que perder peso para engravidar?

É fundamental esclarecer, em primeiro lugar, que o sobrepeso não é um fator determinante que impede a gravidez. Contudo, sabe-se que altera certas funções hormonais e metabólicas que interferem na ovulação e afetam sua capacidade de engravidar.

Ter sobrepeso pode provocar ciclos menstruais anormais, o que dificulta engravidar. Portanto, mulheres com sobrepeso são mais propensas a sofrer complicações durante a gravidez, como hipertensão e diabetes, além de enfrentar partos difíceis.

Por isso, se você estiver acima do peso normal, apresenta períodos menstruais irregulares e não consegue ficar grávida, recomendamos que você realize uma consulta com seu médico de confiança porque pode estar com problemas de ovulação.

Você acha difícil perder peso ao se submeter a dietas rigorosas? Certamente existem razões subjacentes que dificultam isso, como, por exemplo, o hipotireoidismo, a resistência à insulina ou a síndrome do ovário policístico, condições que também influenciam na concepção.

perder peso para engravidar

6 razões para baixar de peso antes da gravidez

  • Segundo apontam os especialistas, aquelas mulheres que ovulam de maneira regular, mas que possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) superior ao normal, ou seja, que estão na categoria de sobrepeso ou obesidade, têm menores possibilidades de engravidar.
  • Com os quilos a mais, se produz um excesso de células adiposas, as quais aumentam a produção de estrogênio. Isso altera a ovulação, seja havendo períodos sem ovulação ou ovulações fora do período. Assim, fica mais difícil identificar os períodos férteis.
  • Além disso, o excesso de estrogênio que é produzido nesses casos também propicia o aparecimento de endometriose e fibromas, isto é, patologias que podem comprometer a fertilidade.
  • A Síndrome da Resistência à Insulina costuma estar associada com o sobrepeso e a falta de ovulação. Nesse caso, os profissionais da saúde indicarão a você um exame chamado curva de glicemia para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Certamente, você deverá modificar hábitos alimentares e reduzir o consumo de açúcar.
  • Tanto o sobrepeso quanto a obesidade estão relacionados com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), a qual se caracteriza por ciclos menstruais irregulares e múltiplos cistos nos ovários. Estes produzem um excesso de hormônios como androgênio e estrogênio, causadores de problemas na ovulação.
  • A obesidade afeta o endométrio e, por fim, a capacidade de implantação do embrião. Também predispõe a complicações na gravidez como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e abortos espontâneos. Por outro lado, o sobrepeso está associado com o hipotireoidismo que compromete a fertilidade.

O que fazer se você não conseguir perder peso antes da gravidez?

Se você tem sobrepeso e tem dificuldades para engravidar, o mais recomendável é procurar um médico para realizar a consulta adequada. Você pode procurar a ajuda tanto de um ginecologista, quanto também de um endocrinologista ou nutricionista.

No entanto, você deve saber que com o simples fato de perder peso e receber o tratamento adequado, acompanhado de dieta e exercício físico, você pode regular a ovulação e aumentar as suas chances de engravidar.

Não se esqueça de que se você busca perder peso para engravidar, você deve fazê-lo da maneira mais saudável e natural possível. Lembre-se de que não é momento de começar dietas extremas, nem tomar comprimidos de precedência duvidosa que podem acarretar efeitos colaterais na sua fertilidade.

Recomendados para você