Por que meu bebê tem queda de cabelo?

Durante as primeiras semanas de vida, o cabelo de um bebê pode sofrer mudanças marcantes. Embora na maioria dos casos não seja um problema, traremos todos os detalhes abaixo.
Por que meu bebê tem queda de cabelo?
Maria del Carmen Hernandez

Revisado e aprovado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 21 novembro, 2022

Muitos pais ficam preocupados quando percebem que seu bebê recém-nascido tem queda de cabelo. Embora eles possam ter uma cabeleira farta no início, podem perder muitos fios durante a noite. No entanto, esta queda é um processo normal nos pequenos durante os primeiros seis meses de vida. Continue lendo para saber todos os detalhes.

Por que os bebês perdem cabelo?

Cada fibra capilar tem seu próprio estágio de crescimento e descanso que dura três anos e três meses respectivamente. Em geral, cerca de 15% do cabelo permanece na fase de repouso.

Além disso, o cabelo pode ser regenerado sem que a alopecia se torne aparente. Assim, à medida que cai, novos cabelos começam a crescer, de modo que a transição é quase imperceptível. No entanto, há momentos em que a alopecia é local e circunscrita, pois a quantidade que cai é maior que a quantidade que cresce.

Há recém-nascidos com maior densidade capilar e outros com menor. Ambas as condições são normais. Além disso, não apenas a quantidade de cabelo com que o bebê nasce não é definitiva, mas também sua cor.

Perda de cabelo transitória do recém-nascido

De acordo com uma publicação no European Journal of Pediatrics, essa perda temporária é caracterizada por sua origem em certas áreas sem pelos em recém-nascidos de até 3 meses. Portanto, não é uma patologia, mas a consequência normal do desenvolvimento do ciclo capilar desde o momento da gravidez.

O cabelo tem fases de crescimento bem definidas. De fato, dentro do útero, os bebês já têm a maior parte de seus fios em uma fase semelhante, ou seja, de crescimento.



O cabelo dos bebês cai como uma consequência natural. Nesta fase, até os 3 meses do pequeno, áreas específicas sem pelos podem ser notadas.

As fases do cabelo do bebê

A maioria dos recém-nascidos tem cabelos finos e muito macios que começam a cair desigualmente após algumas semanas. Assim, o pequeno desenvolverá áreas sem cabelo em algumas partes da cabeça.

A queda de cabelo é transitória, produto do ciclo de crescimento da fibra capilar que começou durante a gravidez. E, depois dela, começará o período de descanso que dura três meses. É aqui, segundo algumas publicações da Academia Americana de Pediatria, que o cabelo cairá para dar lugar ao novo, que é conhecido como eflúvio telógeno.

Como a quantidade de cabelo é pouca, a queda de cabelo em recém-nascidos fica muito perceptível até que o cabelo volte a crescer. O processo de estágios de crescimento ocorre progressivamente. Cresce primeiro na área frontal e depois se espalha para os lados e para trás.

Fatores que influenciam o bebê e a queda de cabelo

A posição em que o recém-nascido dorme pode estar associada à queda de cabelo localizada. Nesses casos, o cabelo cai em uma área específica que é a que é sustentada por mais tempo, principalmente na região occipital, chamada de alopecia occipital neonatal. Pode até ser visto na frente da cabeça.

Além disso, acredita-se que haja uma responsabilidade por parte dos hormônios que a mãe transfere para ele. Por esse motivo, nos meses seguintes ao nascimento, há queda de cabelo no recém-nascido, assim como na mãe. Com o tempo, o novo cabelo vai aparecer e pode diferir do antigo em cor e textura.

Então, temos que cortar o cabelo dos bebês?

O cabelo dos recém-nascidos é um cabelo muito fino e geralmente muito leve, o que às vezes o torna imperceptível, como uma penugem. Na verdade, a pouca quantidade de cabelo pode ser mantida até o primeiro ano de vida.

Por sua vez, alguns pais decidem cortar completamente o cabelo do bebê para esconder a queda de cabelo. No entanto, isso não significa que o cabelo vai crescer mais rápido e mais forte. Por si só, o cabelo começará a crescer de forma saudável e com os devidos cuidados. Cortar o cabelo do bebê pode permitir que ele cresça mais uniformemente.



Cortar o cabelo do bebê não é inconveniente, mas não é real que o ajude a crescer mais forte e mais rápido, mas apenas de maneira mais uniforme.

É preciso ir ao pediatra?

Em certos casos, a perda de cabelo pode ser devido a problemas de saúde. Por exemplo, a dermatite seborreica é uma condição dermatológica que gera escamas espessas e também pode causar queda de cabelo. Mesmo que uma descamação avermelhada seja evidente na região da calvície, pode corresponder a uma infecção causada por fungos, chamada dermatofitose. Nessas situações, é recomendável consultar um médico especialista para determinar se a queda de cabelo do bebê é natural ou devido a uma causa específica.

A queda de cabelo em recém-nascidos

Em conclusão, a queda de cabelo em recém-nascidos é um processo totalmente natural. No entanto, se o bebê continuar apresentando queda de cabelo após o primeiro ano de vida ou se houver alguma manifestação, como escamas no couro cabeludo, é recomendável consultar um médico especialista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.