Quando cortar o cabelo do bebê pela primeira vez?

· 30 de abril de 2018
Muitos pais se perguntam quando devem cortar o cabelo de seu bebê pela primeira vez. Na realidade, essa é uma questão individual, pois depende das características de cada criança. Será uma decisão, em todo caso, dos próprios pais.

A decisão de cortar o cabelo do bebê pela primeira depende principalmente de um acordo dos pais. Não tem nada a ver com um tema médico ou estético; ao contrário do que se acredita, o cabelo não cresce mais forte depois de ser cortado.

Normalmente, os bebês nascem com uma certa quantidade de cabelo. Em alguns é abundante, enquanto em outros é pouco visível. Essa diferença se deve à condição genética do bebê; no entanto, não é uma garantia para evitar a calvície no futuro.

Assim como o resto da sua pele e unhas, o cabelo do bebê é frágil. Por isso, nos primeiros dias de vida tenderá a cair; especialmente na parte de trás da cabeça, onde fica normalmente apoiada.

Qual é o momento certo para cortar o cabelo do bebê?

Não existe um momento ideal definido para cortar o cabelo do bebê. A decisão irá depender dos pais, dos seus desejos e do senso comum. Uma consideração importante antes de decidir é saber que um bebê nivela sua temperatura corporal pela cabeça; leve em conta que um corte prematuro pode deixá-lo exposto ao frio.

Outra consideração importante é reconhecer todas as mudanças que um bebê vive ao nascer. Ele está apenas se acostumando a viver fora do útero, diante da exposição a tantos estímulos. É por isso que alguns especialistas recomendam esperar de um a dois meses para realizar o primeiro corte.

Uma boa razão para adiar o corte de cabelo é que desde os três meses os bebês começam a sustentar a cabeça. Desta forma, o processo se torna mais fácil, ao passo que aos 5 ou 6 meses eles já se sentam por conta própria.

Como cortar o cabelo do bebê?

Algumas pessoas preferem cortar o cabelo do bebê em casa. Outros pais deixam este trabalho para especialistas em salões de cabeleireiro para crianças. A verdade é que, se se tratar apenas de acertar algumas pontas, uma tesoura adequada irá resolver.

Outra maneira de cortar o cabelo do bebê é com uma máquina de aparar cabelo. Os pentes permitem que você selecione a quantidade de cabelo que deseja reduzir. Quando for usar esse tipo de máquina, não se deve pressionar a cabeça da criança ou se apressar demais.

O melhor momento para cortar o cabelo do bebê é quando ele estiver calmo, seja porque acabou de comer ou porque está distraído com um brinquedo. Não é necessário molhar o cabelo para um corte, já que os fios ainda são muito finos.

“Não existe um momento ideal definido para cortar o cabelo do bebê. A decisão irá depender dos pais, seus desejos e senso comum”

Recomendações para cortar o cabelo do bebê

  • Segurança em primeiro lugar. Embora cortar o cabelo do bebê não envolva grandes riscos, algumas medidas de segurança são importantes. Por exemplo, a cabeça deve ser segurada com firmeza para evitar movimentos bruscos; a ajuda de uma terceira pessoa pode ser necessária na primeira vez.
  • Além disso, não se deve deixar a tesoura ou a máquina de cortar na mão do bebê. Especialmente se a criança já tiver alguma mobilidade.
  • Esperar pelo momento certo. Alguns bebês sentem angústia com o som da máquina ou com a presença da tesoura; é melhor esperar pelo momento em que ele esteja mais relaxado. No caso de choro ou desconforto, é preferível adiar o corte para outro dia.
  • Medidas durante o corte. Colocar uma toalha ao redor do pescoço do bebê ajuda a reter o cabelo que foi cortado. Também é possível banhar o bebê após o corte para eliminar qualquer desconforto causado pelos cabelos.
  • Evitar o uso de lâminas. Sob nenhuma circunstância devem ser usadas lâminas de barbear para cortar o cabelo do bebê. As lâminas podem ser muito invasivas e causar lacerações no couro cabeludo da criança.

Sobre a crosta láctea e o primeiro corte de cabelo

A crosta láctea é uma escama que aparece no couro cabeludo durante os primeiros meses de vida de alguns bebês. Embora suas causas sejam desconhecidas, sabe-se que é completamente inofensiva; tem uma aparência semelhante à caspa e é de cor amarelada.

Embora não deveria afetar o primeiro corte de cabelo do bebê, às vezes a crosta pode estar muito aderida à pele. Por este motivo, se recomenda consultar previamente o especialista. Uma maneira de eliminar a crosta láctea é passar na cabeça do bebê uma escova de cerdas macias.