Por que não consigo engravidar?

30 Maio, 2020
São muitas as mulheres que dizem 'eu não consigo engravidar' e não sabem o que fazer para resolver esse problema. O desejo de ser mãe é tão forte que elas sofrem o indizível por não serem capazes de conceber. Há muitas razões que atrasam a concepção.

Há um tempo razoável para esperar até que a concepção aconteça. No entanto, algumas mulheres se deparam com a temida frase “não consigo engravidar” e não sabem porque isso acontece. Neste artigo, vamos falar sobre os principais motivos desse problema.

As origens dos problemas relacionados à fertilidade das mulheres podem ser variadas. Antes de surgir a preocupação com a possibilidade de sofrer com algum desses problemas, é aconselhável esperar um tempo prudente tentando conceber. Após seis meses de tentativas sem novidades, é aconselhável consultar um médico.

Não consigo engravidar: por quê?

Além dos fatores biológicos – que devem ser diagnosticados por um médico – existem diferentes circunstâncias que atrasam a concepção. Se você se pergunta “por que eu não consigo engravidar?”, preste atenção aos seguintes motivos:

1. Alimentação pouco saudável

Você não precisa seguir uma dieta rigorosa para engravidar, mas precisa se alimentar corretamenteIsso significa que você deve deixar de lado gorduras, açúcares e o álcool. Você não precisa bani-los para sempre, mas é adequado reduzir o seu consumo o máximo possível.

Se você geralmente come aperitivos fritos, hambúrgueres, pizzas e frituras várias vezes por semana, você tem um risco aumentado de distúrbios ovulatórios. Talvez seja por isso que você não consegue engravidar.

Nesses casos, sugere-se um aumento da ingestão de frutas, vegetais, oleaginosas, leguminosas e farinhas integrais para melhorar a saúde e estar em perfeitas condições para abrigar um bebê no seu útero.

não consigo engravidar

2. Desinformação sobre fertilidade

As mulheres que dizem “eu não consigo engravidar” geralmente não sabem que, para que isso aconteça, vários fatores devem coincidir. A primeira razão para isso é a concepção ocorrer durante os dias férteis das mulheres.

Para saber quando você está mais ‘receptiva’, é necessário conhecer o seu período de ovulação: o processo através do qual o óvulo é formado. Isso acontece, na maioria dos casos, entre o 12º e o 16º dia do ciclo.

Uma boa medida é fazer um controle da menstruação e tentar a concepção em dias ‘pontuais’. No entanto, também cabe destacar que os espermatozoides podem sobreviver durante até 72 horas no corpo de uma mulher.

3. Exercício demais

Sem dúvida, o esporte faz bem para a nossa saúde, mas a sua prática excessiva pode ser a razão pela qual você não consegue engravidar. Como primeiro passo, é aconselhável não se exercitar todos os dias, pois o corpo – e os músculos – precisam descansar e se recuperar do esforço.

Além disso, quando você se exercita até a sua capacidade máxima, ocorre um desequilíbrio em diversos processos internos, incluindo o ciclo menstrual. Para ficar em forma, o melhor é manter um treino moderado três vezes por semana.

“Você não precisa seguir uma dieta rigorosa para engravidar, mas precisa se alimentar corretamente. Isso significa que você deve deixar de lado gorduras, açúcares e o álcool.”

4. Frequência do sexo

Quando um casal decide ter um bebê, talvez ambos pensem que devem fazer sexo todos os dias. No entanto, isso nem sempre é possível e também se torna estressante.

O sexo não precisa ser uma obrigação ou uma ‘tarefa pendente’ todos os dias. A frequência recomendada é a cada dois ou três dias, para que haja uma ‘rotatividade’ contínua de espermatozoides.

5. Baixo índice de massa corporal

Ter um IMC abaixo do normal pode ter muitas consequências negativas para o corpo e causar problemas ao tentar engravidar. Os riscos variam desde a disfunção ovariana até a infertilidade, passando por aborto espontâneo ou parto prematuro.

É muito importante que você consuma a quantidade adequada de calorias por dia. Consulte um médico nutricionista para que ele determine uma dieta específica de acordo com as suas necessidades.

não consigo engravidar

6. Estresse

É verdade que quando um casal quer ter um bebê e não consegue, a tensão aumenta e as discussões se tornam comuns. Além disso, se o seu trabalho consome muita energia, se você tem muitas obrigações ou se não faz uma pausa durante o dia, o estresse pode ser a razão pela qual você não consegue engravidar.

A fertilidade feminina é muito delicada e muitas coisas podem desequilibrá-laPortanto, você deve encarar o processo para engravidar com calma e aproveitar a situação. Se após seis ou oito meses você ainda não conseguir engravidar, consulte um médico.

Rosas, M. R. (2008). Infertilidad femenina. Un problema multifactorial. OFFARM.