Posso consumir tília durante a gravidez?

Durante a gravidez, o consumo de muitas infusões não é permitido, pois podem causar danos à saúde do feto. A seguir, vamos contar se a tília está entre elas.
Posso consumir tília durante a gravidez?
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 05 dezembro, 2022

Durante a gravidez, devem ser tomados cuidados especiais com a dieta. Existem muitas infusões que não devem ser consumidas, pois podem causar alterações no útero e provocar abortos involuntários e espontâneos. Contudo, é verdade que algumas podem ser introduzidas no contexto de uma dieta variada sem grandes problemas. Vamos contar se pode consumir tília durante a gravidez.

Antes de começarmos, deve-se notar que a tília é usada principalmente para promover um estado de relaxamento. É uma bebida que pode ajudar a melhorar o descanso noturno e a sensação de bem-estar. Também é ideal para aliviar dores de estômago, pois um líquido quente gerará um leve efeito analgésico.

Consumo de tília e gravidez

A tília é uma das infusões que podem ser consumidas durante a gravidez. No entanto, não é uma das mais estudadas, por isso recomenda-se moderação. Desde que seja tomada em doses baixas, não deve causar problemas. No entanto, se sua presença na dieta for excessiva, certos efeitos colaterais podem ser causados. No momento, não há evidências deles na literatura científica.

De qualquer forma, realmente existem opções mais seguras durante a gravidez para alcançar um bom estado de relaxamento, o que resulta em um sono mais reparador. Uma das infusões mais recomendadas é a flor de laranjeira, uma alternativa à tília com propriedades semelhantes. Neste caso, sua segurança foi comprovada durante a fase de gestação.

O chá de tília pode ser consumido durante a gravidez, mas com moderação. É melhor tomar certas precauções devido à falta de estudos sobre se pode causar transtornos à mãe ou ao bebê.

Outras dicas para dormir melhor

Se o que você procura é melhorar a qualidade do descanso, existem outros hábitos que você pode começar durante a gravidez, além do consumo de infusões. Um deles tem a ver com evitar a exposição à luz azul nos momentos que antecedem o sono. Esse elemento poderia inibir a produção endógena de melatonina, que é o hormônio que modula o repouso. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no Journal of Biophotonics.

Por outro lado, também é aconselhável fazer alguma atividade física diariamente. É claro que na gravidez há uma série de limitações nesse sentido, mas sempre será possível garantir a mobilidade e fazer algum exercício. Dessa forma, será mais fácil adormecer com um sono de melhor qualidade, conforme confirmado por um estudo publicado no Journal of Evidence-Based Medicine.

Quando consultar o médico?

Se você sentir que não descansa o suficiente apesar de implementar bons hábitos de vida e otimizar sua dieta, pode ser apropriado consultar um especialista. Dormir bem durante a gravidez é fundamental, pois nesse período são iniciados os processos de recuperação do organismo. Embora a ingestão de algumas infusões possa ajudar, às vezes é necessário recorrer à farmacologia.

No caso de não conseguir dormir 7 horas por noite ou se você acordar com muita frequência, deve ir ao médico para consultar sobre o seu caso. O profissional pode recomendar alguns produtos ou uma mudança de hábitos para conseguir um sono reparador todas as noites, o que influenciará positivamente na saúde do feto.

Além das infusões, recomenda-se implementar bons hábitos de vida e seguir uma dieta saudável para descansar melhor.

É possível consumir tília durante a gravidez

Como você viu, a tília pode ser consumida durante a gravidez, embora em doses moderadas. Isso porque seus efeitos ainda são desconhecidos com precisão. Embora seja verdade que não há evidências dos riscos, o perfil de segurança da bebida em gestantes também não foi descrito com certeza. O melhor nesses casos é a cautela.

No entanto, não se esqueça de que atingir um estado de relaxamento é possível não só através do consumo de infusões. Além disso, existem outras alternativas e hábitos de vida que ajudam a adormecer com mais facilidade e garantem uma boa noite de descanso. No caso de você não conseguir sozinha, sempre pode recorrer a ajuda profissional.

O que você precisa deixar claro é que as infusões não devem ser introduzidas na dieta de gestantes sem conhecimento prévio. Tenha em mente que algumas delas podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do bebê. Em caso de dúvida, é melhor evitar a exposição a esta série de bebidas à base de plantas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.