Dicas para o seu bebê dormir bem

Ajudar o bebê a dormir bem durante a noite vai ajudar a melhorar a saúde noturna e a higiene do sono de toda a família.
Dicas para o seu bebê dormir bem

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Se você não consegue dormir bem durante a noite preocupada com o seu bebê… Bem-vinda ao rito de iniciação para os pais de primeira viagem! A boa notícia é que você não é a única, pois essa preocupação costuma ser bastante comum durante as consultas pediátricas. Mas outra notícia ainda melhor é que você pode fazer o seu bebê dormir bem. Você quer saber como? Siga essas dicas.

Interferência entre fome e sono no bebê

De acordo com estudos, os recém-nascidos podem dormir entre 16 e 18 horas por dia. Porém, eles não dormem de uma vez só, e sim em curtos períodos de tempo, em intervalos de 3 ou 4 horas. Ou seja, eles não têm ciclos de sono regulares como os adultos.

Lembre-se de que o pequeno ainda não consegue distinguir entre o dia e a noite. Além disso, seu estômago não tem espaço suficiente para armazenar leite para a noite toda, então é normal que ele acorde com fome. Tanto é assim que alguns pediatras recomendam que a criança não passe muitas horas sem comer, pois, durante as primeiras semanas, a sua necessidade de se alimentar é maior do que a de dormir.

Conforme os meses vão passando, o bebê aumenta progressivamente as horas que dorme de uma vez só. Porém, cada criança é diferente da outra e pode ter o seu próprio ritmo. O normal é que, durante o primeiro ano, ela passe a dormir cerca de 10 horas seguidas durante a noite.

Brincadeiras durante o dia, calma durante a noite

Ao trocar a fralda ou alimentar o bebê durante a noite, é aconselhável que ele não seja muito estimulado ou acordado. Para isso, evite pegá-lo no colo, brincar com ele agitadamente ou falar com ele em um tom de voz alto.

É preferível mantê-lo tranquilo, falando com sussurros e transmitindo calma. Para isso, você pode usar luzes amenas, uma voz muito tranquila e movimentos serenos. Isso fará com que o seu filho aprenda que é hora de dormir e não de brincar e, como consequência, ele vai associar a noite com o sono e o dia com a atividade.

Durante o dia, tente fazer o oposto. Brincar com ele e estimulá-lo é uma boa maneira de estender as horas em que ele permanece acordado. E isso, no final das contas, vai ajudá-lo a descansar por mais horas durante a noite.

Embalar apenas até adormecer para o bebê dormir bem

Fazer o seu filho adormecer completamente nos seus braços pode ser contraproducente se você estiver com problemas para fazer o seu bebê dormir bem. É preferível embalá-lo e colocá-lo no berço antes que ele adormeça completamente. Isso vai facilitar para que ele aprenda a adormecer sozinho em sua própria cama caso acorde durante a noite.

Dormir no mesmo quarto

Entre o primeiro mês e o primeiro ano de vida, a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é a principal causa de morte em países desenvolvidos, de acordo com pesquisas.

Um dos fatores preventivos é a amamentação. Mas, igualmente, para tentar evitar a síndrome da morte súbita, você pode dormir no mesmo quarto que o seu filho. Dormir na mesma cama pode ser uma boa opção, pois permite que você atenda aos sinais do bebê quando ele estiver com fome, antes que ele comece a chorar.

Uma boa ambientação para o seu bebê dormir bem

Assim como acontece com os adultos, o ambiente do quarto em que dormimos é importante. Luz, ruído ou temperatura são fatores que nos afetam. A mesma coisa acontece com os bebês.

Para promover um bom sono e conseguir fazer o seu bebê dormir bem, tente fazer com que ele sinta tranquilidade antes de adormecer. Para isso, você pode acender uma luz bem amena, relaxá-lo com uma massagem, passar um hidratante em sua pele ou colocar uma música ou som ambiente em tom baixo.

Certifique-se de que não esteja muito frio nem muito calor no local, ou seja, garanta que a temperatura esteja agradávelAlém disso, deite o bebê de barriga para cima, conforme recomendado pelos especialistas, e se certifique de que o berço não tenha cobertores ou outros objetos macios. Agora sim, seu pequeno está pronto para dormir!

A maneira como o bebê dorme não reflete a sua capacidade de criá-lo

Não perca a perspectiva. O fato de o bebê dormir melhor ou pior não é uma forma de avaliar o seu desempenho como mãe ou pai. Compreender os hábitos do seu filho e a forma como ele se comunica pode levar tempo. Mas não se desespere! Preste atenção aos sinais e se ajuste aos ritmos do pequeno, se necessário. Talvez o seu bebê goste mais de madrugar do que você esperava.

E lembre-se: se você tiver alguma dúvida, não hesite em consultar um especialista. Ele pode te ajudar e dar orientações para o seu bebê dormir bem.

Pode interessar a você...
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Dormir ou não com os filhos?

O eterno dilema de muitos pais é o de ser conveniente ou não dormir com os filhos. A seguir, confira algumas vantagens e desvantagens.