Quais são os melhores chás para a gravidez?
A alimentação durante a gravidez é muito importante, devemos inclusive prestar muito atenção ao que podemos ou não podemos ingerir. Tomar chá, por exemplo, é muito bom, mas devemos conhecer quais são os melhores chás para a gravidez.
Existem diversos tipos de chás e alguns não fazem bem para a nossa gravidez. Por isso é muito importante conhecer o tipo de erva que você está tomando, e quais as suas propriedades, para que não cause nenhum tipo de problema. São inúmeros os benefícios de tomar chá durante a gravidez, principalmente o chá verde e o chá-de-rooibos, mas claro, sempre com moderação.
Os melhores chás para a gravidez
O chá gera muitíssimos benefícios para o seu corpo durante a gravidez. A lista de chás e infusões são extensas e cada um possui diferentes propriedades. Conheça alguns:
- O chá de rooibos contém antioxidantes que estimulam nossas defesas, que durante as primeiras semanas da gravidez geralmente são baixas.
- O chá verde também é rico em antioxidantes que protegem o DNA de certos males e favorece o desenvolvimento do bebê.
- O chá preto é um dos mais inofensivos para as mulheres grávidas, mas deve ser tomado descafeinado.
- Um dos melhores chás é o chá de palha de aveia, porque é muito nutritivo e alivia o sistema nervoso. Além disso, proporciona vitaminas e minerais importantes para as mulheres grávidas.
- Gengibre. É um dos mais recomendados durante a gravidez, visto que ajuda a aliviar as náuseas.
- Entre os melhores chá para as mulheres grávidas também está o chá de urtiga. Contém muitas vitaminas e minerais, como o ferro e o cálcio.
- O chá de tomilho também é muito bom durante a gravidez. Contém muitas vitaminas, minerais, antioxidantes, ferro, magnésio, cálcio e fibra.
Quais chás não são recomendados durante a gravidez
Assim como existem muitos chás que são benéficos para as grávidas, existem outros que não são bons para nossos corpos. É importante que você esteja informada sobre eles:
- O chá de sálvia possui uma substância chamada tujona, que pode estimular o útero e provocar abortos involuntários, ou hipertensão arterial.
- Se o chá de salsa se for ingerido em grandes quantidades, também pode causar muito mal. Além disso, pode aumentar o risco de aborto involuntário ou afetar o desenvolvimento do bebê.
- O chá verde pode ser tanto benéfico como prejudicial, por isso aparece na lista. As vezes não é recomendado porque possui grandes quantidades de cafeína e reduz a absorção de ácido fólico, mas se for tomado com moderação pode regular o açúcar no sangue e evitar o desenvolvimento de diabetes gestacional.
- Outro chá que não é recomendado é o de raiz de alcaçuz, visto que ele pode aumentar a pressão arterial.
- Ainda que pareça estranho, o chá de camomila também não é recomendado. Ele possui muitas propriedades benéficas, mas também pode causar problemas circulatórios ao bebê.
- O chá de eucalipto pode tratar de problemas respiratórios, mas se for ingerido durante a gravidez pode causar náuseas, diarreia ou vômitos.
- O chá de poejo (Mentha pulegium) é muito perigoso. No piores casos, ele pode levar o bebê a sofrer de má formações.
- Um chá que nunca deve ser tomado é o chá de ruibarbo. É tão forte que pode provocar contrações uterinas até o ponto de causar abortos.
- O chá de folha de boldo possui propriedades que são contraindicadas durante a gravidez, visto que pode provocar contrações e partos prematuros.
- Alguns especialistas aconselham a não tomar chá de valeriana durante a gravidez, já que ele pode nos afetar negativamente.
Algumas recomendações sobre o chás para a gravidez
- Não abuse do consumo de chás de ervas, esses podem causar problemas no útero.
- Você pode beber de um a três copos de chá por dia, mas não tome mais do que o devido, pois pode causar algum mal.
- O chá contém um pouco de cafeína, por isso o melhor é que você tome de vez em quando.
- Tente tomar diferentes tipos de chá visto que possuem propriedades e sabores diferentes.
- O chá branco e de jasmim também são recomendados durante a gravidez.
O chá é muito bom para nós, mas também pode causar mal se tomarmos sem conhecimento prévio. Você deve ficar muito atenta e se informar sobre as suas propriedades antes de ingeri-los. Pergunte a alguém que tenha conhecimento sobre chás para a gravidez, compartilhe suas dúvidas e sobretudo: evite tomar chá indiscriminadamente.
Lembre-se que você deve proteger tanto a sua saúde como a do seu bebê.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carrasco, Á. M. M., Neto, M. R., & Rodríguez, M. D. L. R. L. Seguridad de la toma de infusiones herbales en el embarazo: manzanilla, valeriana, tila, té y menta-poleo, 2017.
- Neha K., Haider MR., Pathak A., Shahar Yar M., Medicinal prospects of antioxidants: a review. Eur J Med Chem, 2019. 178: 687-704.
- Li J., Zhao H., Song JM., Zhang J., et al., A meta analysis of risk of pregnancy loss and caffeine and coffee consumption during pregnancy. Int J Gynaecol Obstet, 2015. 130 (2): 116-22.