Reacenda a paixão conjugal depois da gravidez

05 Agosto, 2018

Depois de dar a luz, pouco a pouco você se redescobre como mulher. Você mudou, é inegável. Seu mundo também mudou, seus interesses são outros e seus gostos frente a certas coisas são ligeiramente diferentes aos que tinha antes de colocar seu bebê em seus braços. A maravilhosa experiencia de ser mãe também transformou sua relação conjugal, cuja chama necessita ser reavivada.

Fazer amor com o seu parceiro, agora que você é mãe, será uma experiencia diferente. Para muitas mulheres resulta completamente nova, porém, excitante e satisfatória como antes. Entretanto, em alguns aspectos é como se seu parceiro e você estivessem se conhecendo outra vez, e de certo modo assim será.

Você estará conhecendo ou redescobrindo certos aspectos de você mesma e de um corpo que ainda lida com a flutuação dos hormônios, como os estrógenos, progesterona e prolactina (que influem na produção do leite durante a etapa da lactação lactância), e ele está também se adaptando ao seu novo ambiente na casa e aprendendo outra vez como tratar certos aspectos da intimidade.

Você muda ao ser mãe

Durante a etapa da lactação, assim como ocorre na gravidez, existem mudanças hormonais em seu corpo, por exemplo o cansaço em consequência do aumento de prolactina, o hormônio que estimula a produção do leite materno.

Além disso, a baixa produção de estrógenos provoca que as paredes da vagina se tornem mais finas e também diminuí a lubrificação da mesma, enquanto que os baixos níveis de testosterona influem na  libido feminina. A isso se pode somar o cansaço que você pode sentir por atender a casa e ao bebê com seus novos horários, o que faz com que acabe deixando as relações sexuais por último em sua lista de prioridades.

Você não é a unica que passa por mudanças. Seu parceiro também se sente desorientado. Muitos homens tem dúvidas porque não sabem se é adequado ter relações sexuais depois do parto e essa confusão os faz muitas vezes ceder a iniciativa sexual com sua parceira.

Alguns o fazem para não sentir que estão se impondo e quando isso acontece, paradoxalmente suas esposas se sentem pouco desejadas ou estão tão concentradas em seu bebê que se esquecem um pouco de seu parceiro. Aparte disso, seu parceiro está também cansado, porque do mesmo modo tem que cumprir novas tarefas no lar. Assim é preciso que ambos estejam conscientes de que reavivar a paixão conjugal depois da gravidez é uma questão de tempo e adaptação à mudança.

4546a3f755026c1844bf18f19eb5bcae

Alguns truques que te ajudam a reavivar a paixão

Um dos aspectos que estimulará a paixão conjugal e manterá saudável a relação é a comunicação. É fundamental que ambos conversem sobre o que sentem e possam resolver os inconvenientes que vierem a existir, juntos como um casal. Permita confiar em seu parceiro e se abra com ele, permita se sentir vulnerável, pois se existe alguém em que você pode confiar, é nele, sobre tudo porque também está vivendo o mesmo que você e a vezes sente duvidas sobre seu desempenho como pai.

Também é bom que saiba que não existe nenhuma contra indicação médica sobre relações sexuais depois da quarentena ou resguardo e será justamente a quarentena, o período de descanso em  que o assoalho pélvico se recuperará, por isso, que é recomendável reacender a faísca da paixão logo após esses 40 dias.

Conte isso a seu parceiro e o convide a retomar outra vez a iniciativa, a não esconder seu interesse de reavivar a chama na sua cama. Ambos devem demonstrar que se amam e devem falar do que sentem com respeito a tudo, inclusive das relações sexuais.

Alguns casais esperam  que o médico  dê luz verde para ter relações sexuais, porém é uma boa ideia que tentem ter relações antes de ir ao especialista, para depois comentar com ele sobre as dificuldades que possam vir a ter.

Quando você tenha eliminado as suas dúvidas e comecem a relação, nas primeiras vezes é conveniente que estejam conscientes da necessidade de descansar que o corpo tem. A principio, sentirá que os cuidados com o bebê somados ao dia a dia cotidiano exigem muito trabalho e desgastam bastante, por isso é importante que descansem assim que seja  possível, durante os pequenos períodos em que o bebê dorme.

Descansar é mais que necessário para reacender a chama de sua relação, sobre tudo porque o cansaço físico é o pior inimigo da paixão. Você não terá muito ânimo para o sexo se estiver cansada. Assim, enquanto ambos aproveitam para dar uma pequeno descanso, podem se abraçar, expressar seu amor através das carícias, frases e de detalhes os quais ajudam a reavivar a paixão entre vocês. O amor é feito de detalhes, não se esqueça!

reaviva tu pasión

Também é bom que tratem de evitar ou de lidar com a depressão pós parto, pois ainda que o estado de tristeza seja normal nas mulheres que acabam de dar a luz, se este sentimento se agrava e se prolonga é muito importante que procurem a um médico.

Se alimentar bem é outra condição que lhe ajuda a estar em condições e a ter energias para reavivar a paixão conjugal. Você sabe perfeitamente que cuidar de um recém nascido pode ser esgotante, por isso que ambos necessitam manter suas energias em dia, por esse motivo é imprescindível que se alimentem à  base de comidas saudáveis

Dar um tempo para começar a se relacionar é tão importante como descansar, sobretudo se um dos dois não se sente preparado para começar a ter sexo outra vez. Não forcem a atividade na cama, não é preciso e além disso sempre existem alternativas que vocês podem procurar.

É muito positivo que nesta etapa da relação vocês andem passo a passo até que o desejo volte a se ativar. Se for preciso a ajuda de lubricantes, não temam em utilizar e busquem posições que não faça pressão sobre a zona sensível.

Exercitar sua vagina é um bom recurso. Os exercícios de Kegel lhe ajudarão a ter força muscular na vagina. Você pode fazer estes exercícios em casa, pois consistem em apertar o esfíncter, como s estivesse retendo a urina. Estes exercícios serão de muita ajuda. Todos estes tipos mais sua vontade de manter a chama da paixão acesa, farão que a relação conjugal crie asas novamente.