Receita para diabéticos, opção para toda a família

· 30 de dezembro de 2017

A diabetes é uma doença que deixa o organismo com alta concentração de glicose no sangue. A insulina é o hormônio encarregado de regular os níveis de glicose e fazer com que ela seja absorvidas pelas células para proporcionar energia.

O estilo de vida dos diabéticos não é nada simples. É preciso parar de comer certos alimentos e diminuir o consumo de outros que são prejudiciais para a saúde. Isso provoca ansiedade e um desejo maior de querer comer.

Felizmente, existem receitas deliciosas para diabéticos que podem ser implementadas na dieta sem nenhum problema.

A proibição de comer guloseimas

Em muitos casos, os diabéticos tendem a voltar a ter atitudes infantis de comer doces, guloseimas, junk food e de tomar refrigerante escondidos. Além disso, existe a desinformação sobre uma dieta adequada e a motivação do paciente para segui-la.

A diabetes é uma doença que pode ser hereditária ou adquirida por maus hábitos alimentares. Ela acaba afetando a vida tanto do próprio paciente como a do ambiente familiar. Por isso, hoje em dia há uma porção de alternativas nutricionais para tornar a vida dos diabéticos menos inconveniente.

É aconselhável consultar um especialista para elaborar a dieta mais adequada para cada caso. Para fazer um plano de dieta, o paciente diabético deve consultar o médico e um nutricionista. Eles levarão em consideração o teor de glicemia no sangue, o peso do paciente e se realiza atividades físicas. Esses profissionais também vão verificar outras doenças que podem coexistir com a diabetes e os remédios que a pessoa já toma. A pressão alta ou hipertensão também serão outros fatores importantes a serem considerados.

diabéticos

Com todas essas informações, será possível elaborar um plano de dieta que melhor se adapte aos hábitos do diabético e melhorar a qualidade de vida.

Recomendações gerais para pacientes diabéticos

Os diabéticos devem comer quantidades menores de alimentos, especialmente no caso das crianças. Além disso, é preciso verificar as porções recomendadas para cada tipo de alimento nas refeições. Também é essencial integrar a atividade física na rotina.

Na hora de preparar a comida, é importante usar a menor quantidade possível de gordura. Além disso, é preciso restringir o consumo de alimentos que contenham alto teor de gorduras saturadas e ácidos graxos trans. Entre esses alimentos podemos citar: carne com gordura, bolos, doces, leite integral e outros produtos derivados, além das frituras.

Também é importante aumentar a ingestão de alimentos que contenham fibras, como produtos feitos de grãos integrais. Entre eles estão: cereais de grãos integrais, aveia, arroz integral, pães e tortas com massa de farinha integral.

É claro, não se esqueça das frutas, dos legumes e das verduras. Dê preferência aos alimentos frescos em vez de enlatados. Sempre que puder, opte pelo suco de fruta natural pois o suco de caixinha normalmente contém muito açúcar.

A diabetes é uma doença que pode ser hereditária ou adquirida por meio de maus hábitos alimentares

Receitas para diabéticos: Salmão assado com verduras e azeitonas salteadas

Esta é uma receita bem fácil de se fazer. Veja a seguir.

Ingredientes:

  • 200 gr de salmão
  • 100 gr de azeitonas verdes
  • 2 dentes de alho
  • 8 alcachofras
  • 1 cebolinha
  • 2 cenouras
  • 100 gr de vagem
  • Azeite de oliva
  • Tomilho fresco
  • Sal a gosto
diabéticos

Modo de preparo

  • Remova as folhas externas das alcachofras, corte e coloque para cozinhar em água fervente com uma pitada de sal. Ferva até que fiquem ao dente.
  • Descasque as cenouras e corte em cubinhos. Ferva por cerca de dois minutos.
  • Pique a vagem e cozinhe até que fique ao dente.
  • Pique a cebolinha e refogue numa panela quente com um pouco de azeite. Adicione as alcachofras, a vagem, as azeitonas verdes e a cenoura. Salteie todos os ingrediente por alguns minutos, acrescente sal e reserve.
  • Coloque o salmão no forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 5 minutos. Isso deixará o salmão bem suculento.
  • Sirva os legumes salteados e coloque o salmão sobre eles.
  • Para terminar, decore o prato com alguns ramos de tomilho.

Esta receita deliciosa não é apenas para diabéticos, toda a família vai poder aproveitar. Ter hábitos alimentares saudáveis é benéfico para todos e evita outras doenças.

As pessoas com diabetes deve seguir uma dieta rigorosa. Felizmente, existem inúmeras receitas para diabéticos e muitos conselhos para cuidar do corpo.

Esse tipo de cuidado com o corpo traz muitos benefícios, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes diabéticos. É preciso ter consciência de que tudo depende da iniciativa de cada um.