Receitas para mulheres diabéticas para o terceiro trimestre da gravidez
Nessa fase da gravidez, a mulher pode se sentir cansada e estressada devido ao longo processo pelo qual já passou. Além disso, as necessidades nutricionais do bebê estão aumentando. No caso das diabéticas, essas duas questões devem ser consideradas na dieta; deixamos aqui algumas receitas para mulheres diabéticas para o terceiro trimestre da gravidez.
Nesses últimos meses, a mulher deve consumir 2.400 calorias por dia. No caso das pessoas que sofrem de diabetes, no entanto, isso não é tão fácil. Essa doença causa certas limitações quanto à alimentação que devem ser levadas em consideração.
Alimentos que os diabéticos devem evitar
- Gorduras saturadas: elas produzem o aumento do colesterol e, portanto, aumentam a possibilidade de sofrer um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Incluem-se aqui os laticínios com gordura, carnes vermelhas gordurosas e quase todos os alimentos fritos.
- Alimentos com amido: milho, ervilha, batata, arroz branco e massa branca são alimentos desse tipo. É necessário substituí-los por pão integral, arroz integral, aveia ou vegetais como brócolis, beterraba, alcachofra ou berinjela.
- Alimentos açucarados: refrigerantes, doces, sorvetes e frutas em calda estão incluídos aqui.
- Bebidas com álcool: podem conter açúcar. A ADA (American Diabetes Association) recomenda dois drinques por dia no máximo para homens e um para mulheres.
Quais alimentos são recomendados?
- Vegetais folhosos de cor verde.
- Cítricos.
- Leite e iogurte desnatados.
- Peixes com alto teor de ômega-3.
- Batata doce.
- Tomates.
- Nozes.
Receitas para mulheres diabéticas para o terceiro trimestre da gravidez
Considerando as restrições mencionadas acima, deixamos aqui algumas receitas para mulheres diabéticas para o terceiro trimestre da gravidez. Vale esclarecer que é sempre necessário consultar um profissional para verificar as necessidades especiais de cada caso.
1. Merluza com grão de bico e legumes salteados
Ingredientes (para 2 porções)
- 2 postas de merluza.
- 1 cenoura.
- 1/2 abobrinha.
- 1/4 de cebola.
- 4 champignons.
- 1 lata de grão de bico em conserva.
- 2 colheres de azeite de oliva
- 2 pitadas de sal.
Modo de Preparo
- Lave e corte os legumes.
- Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e doure a cebola. Depois de dourar, adicione os cogumelos e cozinhe em fogo médio por alguns minutos.
- Adicione o restante dos legumes e várias pitadas de sal. Cozinhe tudo em fogo baixo.
- Após 8 ou 10 minutos, adicione o grão de bico escorrido à frigideira.
- Mexa bem e deixe alguns minutos na frigideira para que se misturem os sabores.
- Doure o filé de merluza com um pouco de azeite e sal em outra frigideira.
- Sirva o peixe e os legumes no mesmo prato.
2. Sanduíche integral de espinafre, queijo e peru
Ingredientes (para 2 porções)
- 1 punhado de espinafre.
- 2 fatias de pão integral.
- 1 fatia de queijo light.
- 1/2 abacate.
- 1 fatia de peito de peru.
Modo de Preparo
- Lave o espinafre.
- Corte o abacate em tiras.
- Coloque em uma fatia de pão uma fatia de queijo, um punhado de espinafre, o abacate, a fatia de peito de peru e outro punhado de espinafre.
- Aqueça em uma frigideira ou no forno para derreter um pouco o queijo.
“Para esses meses, a mulher deve consumir 2.400 calorias por dia.”
3. Salada mista com ovos e atum
Ingredientes (para 2 porções)
- 4 folhas de alface.
- 1 tomate.
- 1 ovo.
- 1/2 cebola.
- Atum em conserva.
- 2 colheres de chá de sal
- 3 colheres de azeite de oliva.
- 1 colher de vinagre de vinho.
Modo de Preparo
- Cozinhe o ovo por 10 minutos em uma panela com água fervente e uma colher de chá de sal. Em seguida, deixe esfriar, descasque e corte em pedaços.
- Lave e corte os vegetais: as cebolas em fatias e os tomates em cubos.
- Lave a alface e corte com a mão.
- Misture os ingredientes anteriores e adicione o atum.
- Prepare um molho com vinagre, azeite e uma colher de chá de sal.
- Adicione o molho à salada e saboreie.
As receitas para mulheres diabéticas para o terceiro trimestre de gravidez que apresentamos aqui são apenas algumas opções entre muitas outras. O importante, como sempre dizemos, é consultar seu médico ou nutricionista, pois pode haver necessidades específicas a serem atendidas. Elas podem ser detectadas através de exames de sangue.
No entanto, se você evitar os alimentos contraindicados e consumir os vegetais e frutas adequados, poderá levar uma gravidez totalmente normal. As receitas, além disso, são simples e práticas. Não deixe de experimentar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De Souza R., Mente A., Maroleanu A., Cozma AI., et al., Intake of saturated and trans unsaturated fatty acids and risk of all cause mortality, cardiovascular disease, and type 2 diabetes: systematic review and meta analysis of observational studies. BMJ, 2015.
- Ammon HPT., Boswellic extracts and 11 keto b boswellic acids prevent type 1 and type 2 diabetes mellitus by suppressing the expression of proinflammatory cytokines. Phytomedicine, 2019.