Receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre da gravidez

· 26 de abril de 2018
A alimentação na fase final da gravidez é crucial para a formação do feto e para que a mãe tenha energia. Por isso, inclua essas receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre de gravidez e não se preocupe com complicações futuras.

Você está na reta final da gravidez e, com certeza, sente um turbilhão de emoções, pois logo vai conhecer o grande amor da sua vida. Começa a contagem regressiva para os preparativos. Mas você não pode se esquecer de que o bebê ainda depende da sua alimentação para estar saudável.

É indispensável que haja um leve aumento no consumo de proteína sem gordura para a formação e a renovação celulares. Por isso, experimente as seguintes receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre da gravidez e se mantenha saudável.

4 deliciosas receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre da gravidez

As dietas durante a gravidez devem ser variadas para proporcionar os nutrientes de que o bebê precisa. No caso das proteínas, você deve consumir pelo menos 75 gramas a partir do sexto mês para complementar essa necessidade.

Elas provêm dos animais e estão em alimentos tais como peixes, frango, carne, ovos. Mas também podemos obtê-las comendo vegetais como, por exemplo, a soja, as lentilhas, o centeio ou os feijões, entre outros alimentos.

Conheça as seguintes receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre da gravidez e não se esqueça de preparar em casa.

Salmão no forno

O salmão é uma excelente fonte de proteína animal com elevado teor de ômega 3. É um dos peixes mais seguros de comer durante a gravidez devido ao seu baixíssimo teor de mercúrio, próximo a zero. Para preparar essa receita, é simples:

  • Misture quantidades generosas de alho, salsinha, tomilho fresco, suco de limão, um fio de azeite de oliva e manjericão picado bem fininho.
  • Depois, separe 3 ou 4 filés de salmão limpos e deixe-os marinar nessa mistura por uma hora na geladeira.
  • Passado esse tempo, preaqueça o forno.
  • Coloque os filés temperados em uma forma e cubra com papel alumínio. Deixe assar durante 15 ou 20 minutos, ou até que fique na textura desejada.

Ideal para acompanhar com uma salada fresca e um purê de batatas no almoço ou no jantar.

receitas ricas em proteína

Ovos com legumes

Os ovos são uma importante fonte de proteínas e vitaminas essenciais para a gravidez. Uma das tantas variáveis é prepará-los com legumes. Veja esta receita:

  • Refogar em uma panela, com um fio de azeite de oliva, tomates cortados em pedaços, presunto, ervilhas, cenouras e batatas.
  • Depois de refogado, tire do fogo e deixe escorrer. Nesse azeite, coloque 3 ovos e deixe-os cozinhar em fogo baixo.
  • Sirva acompanhado de um delicioso molho de tomates.

Salada de feijão

Existe uma grande variedade de tipos de feijão que podem ser combinados de várias maneiras em ensopados, arroz ou saladas. A salada em questão pode ser preparada da seguinte maneira:

  • Cozinhe os feijões na panela de pressão com sal e louro até que fiquem macios. Escorra bem a água e reserve.
  • Em um recipiente, acrescente tomate picado em cubinhos, cebola roxa, salsinha, tomilho e queijo da sua preferência.
  • Em seguida, misture todos os alimentos.
  • Acrescente tempero à base de limão, tomilho, louro, alho, coentro e sal.
  • Misture bem e deixe na geladeira até a hora de servir.

Frango assado

O frango é uma das carnes de animais ricas em proteína. Seu delicioso sabor vai fazer bem para você nesses últimos dias de gravidez. Para preparar um gostoso frango assado, siga as seguintes recomendações:

  • Lave bem os pedaços de frango que você vai usar.
  • Prepare um tempero à base de azeite de oliva, alho, sal, 2 colheres de sopa de suco de limão e raspas de limão. Misture todos os ingredientes.
  • Em um saco de plástico, coloque o frango e o tempero. Em seguida, deixe marinar na geladeira por duas horas.
  • Passado o tempo, coloque o frango no forno e deixe assar por 45 minutos aproximadamente. Não se esqueça de virar o frango para que doure de ambos os lados.
  • Sirva uma salada fresca como acompanhamento.

Mas não se esqueça de consumir a parte do frango que tem menos gordura. Assim, você vai aproveitar ao máximo as proteínas presentes nesse alimento.

receitas ricas em proteína

A importância da proteína na gravidez

Um consumo adequado de proteína na gravidez não apenas garante o crescimento do bebê, como também mantém a mãe forte e bem alimentada.

Um consumo inadequado desse grupo alimentício pode ser percebido por muitos desejos de comer doce e fadiga extrema. Além disso, consumir proteínas de qualidade vai impedir a malformação de ossos ou lesões cerebrais no feto.

Em conclusão, as receitas ricas em proteína para o terceiro trimestre da gravidez vão servir para incluir na sua dieta esses alimentos indispensáveis nessa fase do crescimento. Se você não gostou muito de alguma, é só adaptar às suas preferências. Bom apetite!