Os riscos de Vick VapoRub® em crianças menores de 2 anos
Vick VapoRub® é uma pomada usada para descongestionar com segurança e eficácia as vias aéreas de crianças mais velhas e adultos. Mas por que não é recomendado para uso em crianças menores de 2 anos de idade? A seguir, explicaremos isso e também compartilharemos com você quais precauções devem ser tomadas ao usar este medicamento. Não deixe de ler!
O que é o Vick VapoRub®?
Vicks VapoRub® é uma pomada à base de mentol desenvolvida para cuidados pessoais e domésticos. Seus principais componentes incluem óleo de eucalipto, cânfora, timol e mentol. Mas, além disso, contém alguns componentes inativos, como óleo de folha de cedro, óleo de noz-moscada, vaselina e óleo de terebintina.
Utilizado para?
Originalmente, o Vick VapoRub® foi formulado para tratar laringite ou bronquite, graças às propriedades do mentol e da vaselina. De fato, existem vários estudos que apoiam o uso desta pomada no tratamento de diferentes condições do trato respiratório devido aos seguintes efeitos comprovados:
- Alivia o congestionamento: embora não seja uma droga descongestionante por si só, os fortes vapores de mentol e cânfora criam uma sensação de resfriamento nas passagens nasais. Como resultado disso, são ativados alguns receptores no cérebro que despertam a sensação de que você está respirando melhor. De acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, o produto mostrou grande eficácia no alívio dos sintomas noturnos de infecções do trato respiratório superior.
- Acalma a tosse: cânfora, óleo de eucalipto e mentol atuam como supressores da tosse. No entanto, seu uso não é recomendado em caso de doenças respiratórias crônicas, como asma ou enfisema, ou em casos de tosse produtiva ou catarro.
- Melhora a dor muscular: o mentol e a cânfora têm a função de analgésicos tópicos. Graças à sensação refrescante que geram, bloqueiam temporariamente o estímulo doloroso que vem das articulações ou músculos.
Você pode gostar de ler: Como aliviar a tosse seca em bebês?
Precauções para o uso de Vick VapoRub®
Embora sejam atribuídos múltiplos usos a esta pomada, também existem algumas contraindicações para seu uso e é conveniente conhecê-las:
- Feridas abertas.
- Ataduras apertadas.
- Crianças menores de 2 anos.
Apesar de ser um produto com componentes naturais, não deve ser ingerido devido à possível toxicidade que estes geram quando entram na via oral. De fato, é aconselhável manter o recipiente fora do alcance das crianças e não aquecê-lo antes do uso para não causar queimaduras.
Quais são os riscos em crianças menores de 2 anos?
O rótulo de Vick VapoRub® contém uma declaração que aconselha os pais a não usá-lo em crianças menores de 2 anos, e aqui estão algumas das razões.
Existem alguns estudos realizados pelo American College of Chest Physicians que sugerem que o uso da pomada poderia aumentar a inflamação das vias aéreas do lactente e aumentar a produção de muco. Como seus tubos são mais estreitos que os dos adultos, um pequeno estreitamento de seu diâmetro pode causar uma redução considerável no ar que o bebê respira.
Consequentemente, brônquios mais inflamados e com maior quantidade de secreções podem levar a problemas respiratórios muito mais graves do que um quadro catarral banal.
Leia também: 11 remédios caseiros para a tosse
Precauções com o uso de cânfora
Além do acima exposto, uma publicação em Pediatrics descreve que algumas formas de óleo de cânfora podem desencadear convulsões em crianças pequenas. De fato, esse elemento faz parte da lista dos medicamentos mais tóxicos para crianças.
Outras manifestações clínicas relacionadas ao uso da cânfora são as reações alérgicas, a ceratoconjuntivite e o broncoespasmo. Portanto, é aconselhável estar atento durante as primeiras horas de aplicação, a fim de detectar alterações na pele ou na respiração da criança, pois a cânfora pode ser rapidamente absorvida pela pele e causar reações adversas em um curto período de tempo.
Por isso, o fabricante do Vick VapoRub® oferece uma opção mais segura para crianças menores de 2 anos, chamada Vick BabyRub®. Essa alternativa, além de conter aloe vera e fragrâncias à base de vaselina, dispensa o uso de óleo de cânfora.
O Vick VapoRub® é apenas um tratamento alternativo
O Vick VapoRub® é usado como alternativa aos medicamentos orais ou como parte de um tratamento geral para congestão e resfriados. No entanto, não é recomendado para toda a população e alguns cuidados devem ser levados em consideração ao administrá-lo.
Como regra geral, é aconselhável ter cuidado com os produtos de venda livre e ler todas as indicações antes de usá-los e aplicá-los em crianças. E, em caso de dúvida, é melhor consultar o pediatra.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Daily Med Vicks VapoRub. Febrero 2021. [Internet] Disponible en: https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=e69a7c9b-fd04-4109-a7c8-6edfd83855fc
- Paul, Ian M et al. “Vapor rub, petrolatum, and no treatment for children with nocturnal cough and cold symptoms.” Pediatrics vol. 126,6 (2010): 1092-9. doi:10.1542/peds.2010-1601
- Khine H, Weiss D, Graber N, Hoffman RS, Esteban-Cruciani N, Avner JR. A cluster of children with seizures caused by camphor poisoning. Pediatrics. 2009 May;123(5):1269-72. doi: 10.1542/peds.2008-2097. PMID: 19403490.
- Euwema MS, Swanson TJ. Deadly Single Dose Agents. 2021 Aug 3. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 28722879. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28722879/
- Misuse of Vicks VapoRub may harm infants and toddlers. January 2009. [Internet] Disponible en: https://www.eurekalert.org/news-releases/872366