Picadas de mosquito: o que fazer para evitar?

08 Setembro, 2020
As picadas de mosquito são muito desagradáveis e geralmente ocorrem durante a noite, enquanto estamos dormindo. Na prática, existem alguns bons hábitos, bem como remédios naturais, que podem ajudar a afastar os mosquitos e prevenir as picadas.

Os mosquitos são pragas bastante irritantes, não apenas por causa das desagradáveis picadas, mas também por causa das possíveis reações alérgicas ou doenças que podem transmitir. No entanto, é possível tomar precauções para evitar as picadas de mosquito a partir de algumas informações e dicas caseiras e naturais para afastá-los.

Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono, liberado pelo organismo enquanto respiramos, além do calor e da umidade. Esses insetos são guiados pelo seu excelente olfato para selecionar onde vão fincar os ‘dentes’, que nada mais são do que uma espécie de peça bucal muito fina.

Levando em consideração esse detalhe, é válido conhecer quais são os aromas que eles preferem e quais são repulsivos para eles. A seguir, vamos apresentar algumas recomendações para evitar as picadas.

Aromas que atraem os mosquitos

Os componentes químicos do corpo humano funcionam como um radar para esses pequenos insetos. Eles podem sentir principalmente a amônia, o ácido láctico e os ácidos carboxílicos. De fato, o mosquito da espécie Aedes Aegypti, que é considerado portador de vírus como da febre amarela ou da dengue, não consegue resistir ao ácido lático.

Por sua vez, espécies como o Anopheles Gambiae – mosquito da malária – costumam se aproximar com mais frequência de quem que acumula suor por vários dias. É por isso que quem não têm acesso à higiene adequada têm uma maior probabilidade de ser picado por mosquitos.

Outro tipo de população suscetível às picadas de mosquito são as mulheres grávidas, principalmente na última fase da gestação, pois exalam maior quantidade de dióxido de carbono. As futuras mamães são especialmente vulneráveis ​​a essas picadas e, portanto, devem ter cautela.

Picadas de mosquito

Aromas para repelir as picadas de mosquitos

Embora algumas pessoas tenham um escudo genético para repelir os mosquitos, o fato é que a maioria de nós precisa prevenir e combater esses insetos tão desagradáveis. Durante o verão, o menor suor na pele já faz com que os mosquitos se aproximemNo entanto, existem aromas e plantas que os afastam.

Algumas espécies de plantas, tais como a sálvia – que é antimicrobiana -, funcionam de maneira eficaz como repelentes naturais contra as picadas de mosquitos. Outros exemplos são o tomilho, a canela, o eucalipto ou o cominho. O óleo de eucalipto é especialmente recomendado para uso em casos de longos passeios ao ar livre.

“Outro tipo de população suscetível às picadas de mosquito são as mulheres grávidas, principalmente na última fase da gestação, pois exalam maior quantidade de dióxido de carbono”.

Dicas para a casa e relativos à higiene para manter os mosquitos afastados

  • Os mosquitos se reproduzem em água parada. Portanto, não devemos manter em casa nenhum balde esquecido com água ou lixo. Também não devemos acumular empilhados entulho, folhas, madeira ou objetos sem uso, pois os mosquitos podem se esconder entre os espaços durante o dia e sair quando o sol se põe.
  • As picadas de mosquito ocorrem principalmente ao entardecer e ao amanhecer. Durante esses horários, os cuidados devem ser redobrados, especialmente em crianças.
  • Tomar banho pelo menos duas vezes ao dia seria o ideal para que esses insetos não sejam atraídos em excesso. Além disso, evite tons muito escuros nas roupas, pois são seus favoritos.
  • Em regiões tropicais, montanhosas ou próximas a fontes de água, é melhor usar mosquiteiros para o berço ou para a cama. No entanto, se o mosquiteiro tiver algum furo, é provável que a solução acabe sendo pior do que o problema em si. Por isso, é essencial se certificar todas as noites de que não haja buracos.
Picadas de mosquito

Aromas e produtos eficazes como repelentes

  • Armadilhas para mosquitos: ao colocar detergente cítrico em uma tigela, os mosquitos vão entrar na armadilha. Eles também gostam muito de cerveja. O gelo seco é outra armadilha que eles adoram, pois é um elemento que libera uma grande quantidade de dióxido de carbono, um dos seus aromas favoritos.
  • Para espantar os mosquitos, é possível utilizar vários truques. Por exemplo, misturar fermento, açúcar e água em uma tigela. Por outro lado, a citronela e o alho cozido também vão espantá-los. Outros aromas antimosquito são a cânfora e a hortelã.

Em conclusão, é uma boa ideia sempre estar preparado para evitar as picadas de mosquito, tanto em casa quanto ao ar livrePara isso, o mais conveniente é reduzir a quantidade de inseticidas e apostar em soluções caseiras, para não acabar intoxicando a casa inteira.