Pele oleosa durante a gravidez: conselhos e cuidados

A pele oleosa costuma causar grande desconforto durante a gravidez. Aqui estão algumas dicas e cuidados que você deve considerar.
Pele oleosa durante a gravidez: conselhos e cuidados

Última atualização: 16 Outubro, 2021

A pele oleosa é uma das muitas mudanças fisiológicas pelas quais o corpo da mulher passa durante a gravidez. O tratamento dessa condição é estético, na maioria dos casos. A boa notícia é que ela geralmente se resolve espontaneamente após o nascimento.

Você quer saber mais sobre o que se trata? Então não perca todas as informações que preparamos para você.

Causas da pele oleosa durante a gravidez

Durante a gravidez, uma grande variedade de alterações imunológicas, hormonais e metabólicas ocorrem no corpo da mulher.

Alguns hormônios aumentam seus níveis para promover o desenvolvimento do bebê e, como consequência, estimulam as glândulas do corpo a produzirem mais secreções.

Entre elas, as glândulas sebáceas da pele, responsáveis pela produção de sebo (gordura) como mecanismo de proteção. Embora estejam localizadas nas diferentes partes do corpo, são mais abundantes na parte superior do tórax, na face, na área atrás das orelhas e nas costas.

Dentre as manifestações clínicas mais frequentes desse fenômeno, destacam-se:

  • Brilho excessivo.
  • Poros dilatados.
  • Acne.
  • Alteração da camada hidrolipídica que reveste a pele.
  • Podem surgir rugosidades e asperezas palpáveis em diferentes áreas do corpo.

Cuidados com a pele oleosa durante a gravidez

Implementar uma correta rotina de cuidados contribui para manter a pele saudável e funcional. Por sua vez, evita o desenvolvimento de impurezas, infecções ou lesões indesejadas.

A limpeza adequada é o cuidado mais básico

Mulher grávida limpando vestígios de maquiagem do rosto com um algodão.

O ideal é manter uma rotina de cuidados e higienização pela manhã e à noite, antes de ir para a cama. Isso ajuda a remover o sebo e os restos de células mortas, para que a pele se regenere naturalmente.

A limpeza da pele durante a gravidez deve ser feita com géis de limpeza que não contenha álcool ou perfumes. Além disso, produtos abrasivos ou que contêm produtos químicos devem ser evitados.

Um aspecto importante a se considerar é que lavar o rosto com mais frequência do que o recomendado pode ser contraproducente, pois estimula ainda mais a produção de sebo.

Nutrição e hidratação equilibrada

Os hábitos alimentares estão intimamente relacionados a algumas condições dermatológicas. Portanto, recomenda-se aumentar a ingestão de frutas e vegetais, e reduzir a quantidade de açúcar e gordura saturada na dieta . Além dos benefícios para o corpo, essas medidas contribuem para a manutenção da saúde da pele.

Uma hidratação suficiente garante o bom funcionamento do sistema digestivo e de outros órgãos do corpo. Também contribui para a eliminação de toxinas pela urina e evita que elas sejam eliminadas pelos poros da pele.

Uso de loções tonificantes

Após a limpeza, a pele é preparada para a aplicação de soluções tonificantes com elementos adstringentes (como ácido salicílico) para reduzir o excesso de oleosidade.

Outra substância recomendada é o ácido glicólico, que confere maior luminosidade e melhora o tônus e a textura da pele.

O ácido láctico também é uma excelente opção, podendo até ser usado nos meses de alta exposição aos raios ultravioleta. Esse não é o caso do ácido retinoico, que deve ser usado com certas precauções.

Hidratação e nutrição da pele

Mesmo quando a pele fica oleosa, a hidratação é necessária. Por isso, o ideal é escolher cremes que não contenham óleos e, caso contenham, devem ser glicerina ou ácido hialurônico.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, o aloe vera é uma opção muito boa para o tratamento da pele oleosa. O produto utilizado deve conter pelo menos 10% de aloe vera para ser considerado um hidratante eficaz.

É importante ressaltar que essa substância pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, por isso é recomendável testar uma pequena quantidade no antebraço antes de usá-la em todo o corpo.

Máscaras faciais

Mulher com pele oleosa, aplicando uma máscara de argila.

As máscaras faciais cosméticas curativas à base de argila têm a capacidade de absorver a oleosidade da pele e podem ser usadas em diferentes condições.

A argila verde francesa é uma das mais utilizadas para o tratamento da acne e da pele oleosa. Até mesmo as máscaras que são removidas com água são mais suaves do que as que precisam ser descoladas.

A escolha dos produtos certos

Atualmente, existe uma grande variedade de produtos oil free recomendados para esse tipo de pele. O ideal é optar por cosméticos não comedogênicos, com alta concentração de água e leves. Isso inclui produtos de higiene, bem como produtos de maquiagem.

A pele oleosa e a qualidade de vida durante a gravidez

A pele oleosa é uma das preocupações dermatológicas mais frequentes das grávidas. Portanto, a melhor medida preventiva é a rotina de cuidados constantes e funcionais.

O uso de remédios caseiros para a pele oleosa não é recomendado durante a gravidez, devido aos riscos potenciais à saúde da mãe e do bebê. A melhor opção é procurar um dermatologista para iniciar um tratamento adequado, seguro e eficaz.

Pode interessar a você...
Manchas e alterações na pele durante a gravidez
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Manchas e alterações na pele durante a gravidez

É normal que ocorram alterações na pele durante a gravidez por causa do aumento dos níveis hormonais. O que devemos saber sobre esse assunto?



  • Chularojanamontri, L., Tuchinda, P., Kulthanan, K., & Pongparit, K. (2014) Moisturizers for Acne: What are their Constituents?. The Journal of clinical and aesthetic dermatology7(5), 36–44.
  • Sakuma TH, Maibach HI. (2012) Oily skin: an overview. Skin Pharmacol Physiol, 25(5), 227-35. doi: 10.1159/000338978. Epub 2012 Jun 20. PMID: 22722766.
  • Bozzo P, Chua-Gocheco A, Einarson A. (2011) Safety of skin care products during pregnancy. Can Fam Physician. Jun;57(6):665-7. PMID: 21673209; PMCID: PMC3114665.