Como prevenir alergias em crianças

Há muitas coisas que você pode fazer no início da vida do seu bebê para evitar que ele desenvolva alergias. Aqui você vai descobrir algumas delas!
Como prevenir alergias em crianças

Última atualização: 11 Setembro, 2021

As alergias em crianças são mais comuns do que se pensa e, especialmente em algumas épocas do ano, causam quadros mais graves, o que também depende das regiões do hemisfério onde você mora.

Por outro lado, estima-se que 20% das crianças apresentem esses incômodos sintomas em alguma fase da vida. A questão é: como prevenir as alergias nos pequenos?

Geralmente, as reações alérgicas são despertadas pela presença de ácaros, pólen, alguns alimentos e pelos de animais domésticos. Tudo isso é muito comum em qualquer casa.

Quando falamos em alergia, estamos nos referindo a uma resposta do sistema imunológico da criança a um agente externo considerado invasor, por isso há uma série de sintomas que podem desencadear complicações médicas.

O ponto mais importante é detectar a tempo se o seu filho tem alguma alergia que afete a sua saúde. Nesse caso, se você observar algum tipo de sintoma após a ingestão de algum alimento, ou o contato com algum objeto ou cheiro é importante consultar o pediatra para determinar e tratar este tipo de doença.

A Organização Mundial de Saúde destaca que grande parte das alergias que as crianças apresentam pode ser prevenida com algumas medidas que os pais podem tomar. Portanto, levar essas recomendações em consideração pode evitar algumas consultas médicas.

A alergia mais comum em crianças é a rinite

A alergia mais comum em crianças é a rinite: siaba como preveni-la.

 

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal causada por um alérgeno como pólen ou poeira, entre muitos outros.

Manter o corpo em boa saúde é um dever. Caso contrário, não seremos capazes de manter nosso corpo e mente fortes e com clareza.

-Buda-

Uma vez inalado o alérgeno, uma série de sintomas são desencadeados, como lacrimejamento contínuo, secreção de muco ou espirros, congestão nasal, coceira no nariz, garganta e olhos lacrimejantes.

Como prevenir as alergias e os seus sintomas

Saber como prevenir as alergias pode nos poupar muitas dores de cabeça e sofrimento dos nossos filhos.

  1. Em primeiro lugar, você deve manter os alérgenos afastados de casa: aspirar e limpar com soluções úmidas superfícies como o chão, móveis, tapetes, estofados, cortinas, bichos de pelúcia…
  2. Evite manter plantas que produzem pólen dentro de casa, bem como animais de estimação que soltam muito pelo.
  3. A cama onde seu filho dorme deve ser arejada regularmente e os lençóis devem ser lavados pelo menos uma vez por semana com água em altas temperaturas para eliminar germes e bactérias.
  4. Restrinja um pouco as atividades ao ar livre nos dias em que há altos níveis de pólen no ar.
  5. Evite levar a criança a lugares e ambientes com fumaça ou poeira e correntes de ar frio.
  6. Mantenha as janelas limpas e fechadas em casa ou no carro para evitar a entrada de poeira ou pólen.
  7. Se seu filho tem brincado fora de casa ou no parque, é melhor lavar suas mãos ou dar um banho depois de entrar em casa para remover vestígios de alérgenos.
  8. Por outro lado, uma boa alimentação também ajuda muito. Aumente o consumo de frutas e vegetais em seu filho, principalmente aqueles ricos em vitamina C, ácido fólico e quercetina, que ajudam a prevenir a congestão e as reações alérgicas ao pólen.

Saúde não é tudo, mas sem ela o resto não existe.

-Anônimo-

Como aliviar os sintomas de alergia

 

Descubra como aliviar os sintomas de alergia

Se, apesar de seus esforços para prevenir as alergias, você não teve sucesso, aqui estão algumas dicas para aliviar os sintomas.

Entre os medicamentos mais usados como tratamento estão os anti-histamínicos, o cromoglicato dissódico e os corticosteroides, mas todos devem ser sempre prescritos pelo médico.

Além desses medicamentos, existem algumas medidas que você pode experimentar para ajudar a aliviar os sintomas de congestão e irritação ocular nas crianças.

  • Você pode lavar com soro fisiológico as narinas do seu filho para ajudar o fluxo de muco a sair.
  • Lavar os olhos com soro fisiológico para limpar as partículas de alérgeno. Também existem no mercado lenços umedecidos calmantes.
  • Elevar a cabeceira do berço ou da cama do seu filho, pois o congestionamento piora quando se fica deitado.
  • Usar um spray de ar frio para umedecer o ambiente e contribuir para que o muco seja eliminado.
  • Se o seu filho ainda for um bebê, ofereça amamentação regular ou mamadeira para auxiliar na circulação do muco.
  • Remover tapetes grandes e usar tapetes pequenos e fáceis de lavar.
  • Colocar uma capa antiácaros no colchão e no travesseiro do seu filho.
  • Colocar filtros em aparelhos de ar-condicionado.
Pode interessar a você...
Alergias alimentares mais comuns nas crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Alergias alimentares mais comuns nas crianças

Existem oito alérgenos que produzem a maioria dos surtos. Descubra quais são as alergias alimentares mais comuns e quais são seus sintomas.