11 remédios caseiros para a tosse

Não é preciso dizer que, pelo motivo que for, ninguém gosta de sofrer os desconfortos causados pela tosse. Quando esse sintoma aparece em seu filho, é conveniente conhecer algumas técnicas para aliviá-lo.
11 remédios caseiros para a tosse

Última atualização: 01 fevereiro, 2022

Levando em consideração que a tosse é uma das principais condições associadas à gripe, que é bastante comum em crianças, apresentamos alguns remédios caseiros para o alívio da tosse.

Qualquer um deles pode ajudar você em seu desespero de encontrar uma solução eficaz para neutralizar esse quadro difícil sempre que ele aparecer.

Os melhores remédios para a tosse das crianças

Lembre-se de que, além dos seguintes remédios, se a tosse for muito forte, você pode precisar buscar um tratamento medicamentoso.

1. Mel

Se seu filho gosta de mel, você pode dar a ele uma colher de sopa quando a tosse aparecer. Este alimento provou ser um tratamento eficaz. Outras alternativas são:

  • Mel com limão: misture a mesma quantidade de mel com suco de limão natural.
  • Infusão de orégano e mel: adicione duas colheres de sopa de mel a meia xícara de infusão de orégano quente. Dê para seu filho beber quando a tosse começar.
  • Infusão de tomilho, mel e suco de limão: administre o remédio ainda morno. Sirva meia xícara de infusão e depois acrescente o suco de meio limão e duas colheres de sopa de mel.
Nem todos os medicamentos são adequados para bebês.
  • Bebida de chocolate com mel: coloque um copo de água, adicione uma colher de sopa de chocolate amargo e espere alguns minutos até ferver. Abaixe o fogo, deixe esfriar e coe. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de mel e dê ao seu filho enquanto estiver quente.
  • Mel, cebola e xarope de limão: para preparar essa infusão, pique uma cebola grande e amasse bem. É imprescindível que esteja totalmente amassada para que libere bem seu suco. Em seguida, coe e adicione a mesma quantidade que você obteve de mel e suco de limão. Dê uma colher de sopa desse xarope para o seu filho quando ele tiver tosse.

2. Panos quentes

Quando seu filho começar a tossir, aqueça alguns panos com o ferro e os coloque sobre o peito. Enquanto eles esfriam, substitua-os por outros quentes.

3. Vapores mentolados

Coloque um recipiente com água no fogo. Quando começar a ferver, adicione algumas porções de mentol e retire o recipiente do fogo. Antes que perca o aroma, aproxime seu filho para respirar o vapor exalado.

Se for passar algum pano na pele da criança para aproveitar a vaporização, coloque seu rosto próximo ao dele. O vapor de água pode queimar, e só assim você poderá verificar se está muito quente.

4. Mentol na planta dos pés

Passe mentol nas solas dos pés do seu filho e cubra com meias e sapatos para que não toquem. Sua tosse persistente cederá imediatamente.

Por outro lado, estudos recentes mostraram que colocar mentol no peito e no pescoço de crianças antes de dormir é benéfico. O uso de compostos contendo mentol, cânfora e eucalipto diminui a frequência e a intensidade das tosses noturnas. Por sua vez, também melhora a obstrução nasal e a qualidade do sono.

“O mel pode ser combinado com infusões de suco de limão, tomilho ou orégano para criar remédios caseiros contra a tosse”

5. Cebola

Corte uma cebola em fatias, coloque em uma meia do seu filho e dê um nó na ponta para que não saia. Na hora de dormir, pendure a meia na cabeceira do berço ou da cama para que ele possa respirar aquele cheiro, diminuindo a tosse. De acordo com um estudo publicado na revista Respiratory Medicine Case Reports, a cebola é um remédio útil para o tratamento da tosse, especialmente quando causada por infecções com microrganismos.

Aconselhamos uma meia pequena para que, se por acaso a criança conseguir pegar, ela não consiga retirar os pedaços de cebola.

Existem certos medicamentos que não devem ser administrados a crianças.

6. Vapores de eucalipto

Coloque ramos de eucalipto para ferver. Quando ferver, retire o recipiente do fogo e leve o seu filho perto do vapor para que ele sinta o cheiro. Cuidado com a água quente.

7. Ofereça água para beber

Ofereça água ao seu filho. Se a criança não se importar, adicione algumas gotas de suco de limão também.

8. Evite anti-histamínicos se for uma tosse causada por gripe

Se seu filho está com tosse seca causada por alergia, você pode medicá-lo com o anti-histamínico ao que está acostumado e sabe que é adequado para ele.

No entanto, se a tosse for uma consequência da gripe, evite dar este tipo de medicamento e opte por remédios caseiros. Os anti-histamínicos podem deixar o catarro de um resfriado mais espesso. Isso, a longo prazo, pode espalhar as doenças associadas ao seu resfriado ou ao vírus da gripe.

9. Gengibre

O gengibre é uma raiz usada há muitos anos na medicina natural. Possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antioxidantes e antifibróticas. Na verdade, estudos têm mostrado que todas essas propriedades podem ser úteis no tratamento da COVID-19.

Para aproveitar as propriedades do gengibre, é necessário apenas fazer um chá com a raiz. Você deve pegar 20 ou 40 gramas de gengibre fatiado e adicioná-lo a um copo de água quente. Depois, é preciso esperar esfriar e dar ao seu filho, pode-se adicionar uma colher de chá de mel para adoçar e potencializar o efeito.

10. Raiz de marshmallow

A raiz de marshmallow é uma planta amplamente utilizada em xaropes para tosse. Várias pesquisas mostram a eficácia dessa planta no tratamento da tosse seca em monoterapia. Os mecanismos que explicam sua eficácia são muito diversos, embora se acredite que contenha a mucilagem que reveste a garganta, aliviando a coceira e o desconforto.

O chá dessa planta permitirá que você aproveite suas propriedades como um dos remédios caseiros mais eficazes para a tosse. Basta pegar a erva seca ou os saquinhos de chá preparados, colocá-los em um copo de água quente e dar ao seu filho. É possível ingerir a bebida quente ou fria, bem como com uma colher de sopa de mel.

11. Tomilho

Uma das especiarias mais utilizadas na culinária e no tratamento de múltiplas doenças é o tomilho. Uma revisão sistemática de múltiplos repertórios digitais demonstrou a eficácia do tomilho na redução da intensidade e frequência da tosse. A grande quantidade de antioxidantes na erva pode explicar o efeito.

O ideal é procurar um xarope para tosse que contenha tomilho para aproveitar suas propriedades. Você também pode preparar um chá com 2 colheres de sopa de tomilho e uma xícara de água quente. Lembre-se de coar o chá antes de dar ao seu filho.

Medidas para prevenir a tosse

Não devemos nos concentrar apenas em curar a criança quando ela já estiver com tosse. Como sempre, a prevenção também é um ponto chave aqui, mesmo quando o pequeno já está doente.

Portanto, seja qual for o motivo da tosse, mantenha seu filho aquecido, principalmente se estiver chovendo ou fazendo frio. Não o deixe brincar com água. Em qualquer caso, leve-o ao banheiro e molhe-o com água morna enquanto ele se diverte para que a tosse melhore. Além disso, evite doces e convide-o para jogos tranquilos, para que não fique nervoso e comece a tossir.

Como você deve ter notado, as alternativas para aliviar esse incômodo sintoma são várias. O melhor é que existem para todos os gostos, pois sabemos que nem todas as crianças são iguais, nem o seu corpo. Não espere para descobrir qual funciona para você!

Pode interessar a você...
6 remédios caseiros contra azia em crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 remédios caseiros contra azia em crianças

A azia pode ocorrer em crianças que estão com sobrepeso ou quando a dieta não é a ideal, mesmo que o esfíncter seja incompetente.



  • Oduwole O, Udoh EE, Oyo-Ita A, Meremikwu MM. Honey for acute cough in children. Cochrane Database Syst Rev. 2018
  • Sakamoto T, Yamasaki A, Funaki Y, Harada T, Okazaki R, Hasegawa Y, Sueda Y, Fukushima T, Morita M, Yamamoto A, Kodani M, Shimizu E. An onion farmer with a case of hypersensitivity pneumonitis caused by Aspergillus niger. Respir Med Case Rep. 2017 Dec 8;23:60-62.