S.O.S Mamãe com celulite!

04 Outubro, 2018
A celulite é causada por um mau funcionamento do tecido conjuntivo, o qual, entre outras funções, é responsável por possibilitar a circulação do sangue pelo organismo.

A celulite é uma adiposidade composta de gorduras, toxinas e água que, com o passar do tempo, vai se tornando maior em determinadas regiões do corpo humano. Além disso, sua incidência é maior nas mulheres.

Quando o sangue não consegue transportar oxigênio para as regiões invadidas pela celulite, as gorduras do tecido adiposo não são queimadas. Assim, permanecem ali durante toda a vida se nada for feito para reverter este inconveniente.

A também chamada casca de laranja, em si, não é prejudicial para o corpo. No entanto, representa uma dificuldade para a boa aparência e a beleza de muitas mulheres.

Se você se tornou mãe e a celulite chegou ao mesmo tempo que seu bebê, em Sou Mamãe podemos te ajudar a reverter esse problema.

Como eliminar a celulite?

Seja qual for o tipo de celulite que você tenha – branda, edematosa ou severa – não vamos te enganar: você não vai eliminá-la tão facilmente.

Se você quiser se livrar da celulite, deve se empenhar nestes propósitos: estar bem hidratada, fazer massagens anti-celulite, usar algum outro creme, etc.

Mas para tirar do seu corpo esse desagradável aspecto de casca de laranja você deve:

Número 1. Ter uma alimentação saudável
Número2. Realizar exercícios físicos

a celulite

Ter uma alimentação saudável

Esqueça alimentos que não são saudáveis! Este é o primeiro passo para acabar com a celulite.

Ter uma alimentação saudável é se alimentar com uma dieta equilibrada, na qual estejam presentes todos os grupos nutricionais de alimentos.

Mas, escute bem, mesmo que você não deva eliminar completamente nenhum deles, é recomendável colocar mais interesse em frutas e legumes.

Da mesma forma, recomendamos a ingestão de alimentos antioxidantes. Antioxidantes são substâncias que retardam ou combatem os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo e revitalizam a pele.

Entre eles, podemos citar alimentos ricos em:

  • Luteína (mamão, vegetais de folhas verdes, gema de ovo, laranja, etc.)
  • Beta-caroteno (cenoura, manga, carambola, abóbora, pêssego, etc.)
  • Licopeno (tomates maduros, melão, cerejas, pimentão vermelho, etc.)

Para seguir uma dieta saudável, também é essencial que você inclua em seus menus nutrientes ricos em minerais. Um exemplo é o selênio, presente no arroz, no peixe e no queijo.

Além disso, consuma fígado, cogumelos, abacate, legumes, frutas cítricas e vegetais, todos abundantes em vitaminas.

Evite comer muito no almoço, por exemplo, e ficar sem se alimentar durante toda a tarde. Dessa forma, você chegara ao jantar com um apetite voraz.

É preferível que você faça várias refeições por dia para evitar se encher em excesso.

Agora, façamos uma pausa sobre as dicas nutricionais para falar sobre a coisa mais importante a considerar: seu filho.

Se você estiver amamentando, deve saber que o bebê que você segura em seus braços depende de todos os nutrientes que entram em seu corpo através da sua alimentação.

Assim, em Sou Mamãe sugerimos: este não é o momento de fazer uma dieta rigorosa para perder peso.

A melhor maneira de combater a celulite, sem perder de vista a saúde do seu filho, é se alimentar de maneira saudável.

Fazer exercícios físicos

São muitos os exercícios físicos que você pode fazer em casa agora que está de licença maternidade.

Mas, assim como a alimentação, você deve colocar interesse em quais são os mais adequados após o parto.

Seu médico irá te dizer se você pode fazer caminhadas, trotes ou exercícios localizados, como, por exemplo, agachamentos e saltos para remover a celulite dos glúteos e das coxas (uma das regiões onde mais tendem a se acumular).

a celulite

S.O.S. Mamãe com celulite!

Antes de finalizar, não queremos deixar de ressaltar duas características da celulite contra as quais pouco ou nada se pode fazer.

A primeira:

A celulite é hereditária. Se sua mãe ou pessoas da sua família são propensas a sofrer esse transtorno epidérmico, é provável que você também sofra.

A segunda:

Com o envelhecimento da mulher, a produção de estrogênio no organismo diminui. O estrogênio é um hormônio sexual feminino que interfere na produção de colágeno, um dos elementos do tecido conjuntivo epidérmico.

Então, coloque em prática as ferramentas das quais você dispõe para colocar fim à celulite: uma dieta saudável e a prática de atividade física.

Se você tiver outras dicas para as mamães que, assim como você, desejam eliminar suas celulites, compartilhe com a gente!