Saiba tudo sobre a anemia pós-parto
Tornar-se mãe é uma das experiências mais desafiadoras e gratificantes. Não obstante, você deve saber que, entre as possíveis doenças que se seguem ao nascimento do bebê, a anemia pós-parto é uma das mais comuns em muitas mulheres.
A anemia pós-parto está ligada à uma deficiência crônica de ferro após o nascimento do bebê. Esse problema acontece porque, no final da gravidez, o corpo feminino gasta muito ferro por causa do desenvolvimento e crescimento do feto.
Por essa razão, é preciso levar em consideração alguns sinais de alerta para o aparecimento dessa patologia para que você seja capaz de preveni-la, como é o caso da fadiga, da fraqueza ou da irritabilidade.
Anemia pós-parto
Durante a gravidez, o corpo da mulher produz mais sangue para sustentar o crescimento do bebê. Se não contar com a quantidade suficiente de ferro, é possível que o corpo não seja capaz de produzir a quantidade de glóbulos vermelhos necessária para produzir a quantidade de sangue a mais.
De qualquer forma, as mamães que sofrem de anemia durante o período da amamentação devem saber que não há contraindicação no que se refere à toma de suplementos alimentares ou alimentos que contenham ferro durante essa fase.
Por um lado, há vários fatores que contribuem para o surgimento da anemia pós-parto; às vezes, pode ser difícil determinar a causa específica em cada mulher. No entanto, a mais óbvia é a perda de sangue que sofrem durante o parto; ela é geralmente corrigida depois de alguns dias.
Por outro lado, para outras mamães, a anemia pós-parto pode ser uma doença crônica que pode ter outras causas. Além disso, deve-se levar em consideração que a anemia pós-parto é um transtorno que também pode afetar mulheres que não tenham sofrido dessa doença durante a gestação.
Causas da anemia pós-parto
Na maioria dos casos, o motivo pelo qual as mulheres sofrem de anemia pós-parto é uma combinação das seguintes condições:
Dieta pobre
Pode ser difícil tratar a anemia pós-parto. Mesmo que as mamães consigam obter a quantidade suficiente de ferro na sua dieta, a hemorragia pós-parto pode durar semanas, sendo mais dificultada a absorção dessa quantidade extra de ferro.
Diminuição da absorção de ferro
Algumas mulheres já têm dificuldade para absorver ferro devido a determinadas doenças intestinais, como a doença celíaca, a doença inflamatória intestinal ou a Doença de Crohn.
Essas complicações, combinadas com a dificuldade para seguir uma boa dieta logo depois do nascimento do bebê podem causar a anemia pós-parto.
“Uma mulher que acaba de dar à luz é como uma bela árvore que está florescendo”
-Peter Jackson-
Sinais da anemia pós-parto
Certifique-se de falar com o médico se alguma vez você se sentir incomodada ou se alguns dos seguintes sinais e sintomas de anemia pós-parto se tornarem difíceis de serem tratados. Estes são os sinais que podem indicar uma deficiência de ferro:
- Tristeza ou depressão.
- Enjoos ou tontura.
- Falta de ar.
- Batimento cardíaco rápido.
- Dores de cabeça.
- Irritabilidade ou mudanças de humor.
- Perda de libido.
- Palidez.
Efeitos colaterais
A anemia pós-parto pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
- Aumento do risco de depressão pós-parto.
- Torna a mulher vulnerável a infecções frequentes do trato intestinal.
- A mulher pode sofrer fadiga excessiva e esgotamento.
- Produção insuficiente de leite materno durante a fase de aleitamento.
- Pode afetar a qualidade do leite materno.
Tratamento
Estes são alguns passos que você pode seguir para evitar a anemia pós-parto:
- Certifique-se de seguir uma dieta rica em ferro. Além disso, inclua alimentos que contenham vitamina C, já que essa vitamina estimula a absorção de ferro pelo corpo.
- Você também deve evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio porque eles inibem a absorção de ferro.
- Consulte o seu médico e comece a ingerir suplementos que contenham ferro.
- O médico pode recomendar ferro intravenoso.
- Em um cenário extremo, o médico pode aconselhar você a fazer uma transfusão de sangue. A forma de tratamento varia de paciente para paciente, conforme os níveis de ferro e o estado de saúde do paciente.
Por fim, lembre-se de que a anemia pós-parto pode ser tratada seguindo uma dieta saudável e balanceada, rica em ferro e em vitamina C. Com certeza, você deve saber que manter os níveis de ferro adequados na gravidez ajuda a prevenir a anemia pós-parto, seja parto natural ou cesariana.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DeLoughery TG., Iron deficiency anemia. Med Clin North Am, 2017. 101 (2): 319-332.
- He H., Qiao Y., Zhang Z., Wu Z., et al., Dual action of vitamin C in iron supplement therapeutics for iron deficiency anemia: prevention of liver damage induced by iron overload. Food Funct, 2018. 9 (10): 5390-5401.
- Milman N. Postpartum anemia I: definition, prevalence, causes, and consequences. Ann Hematol. 2011 Nov;90(11):1247-53.
- Butwick AJ, McDonnell N. Antepartum and postpartum anemia: a narrative review. Int J Obstet Anesth. 2021 Aug;47:102985.
- Milman N. Postpartum anemia II: prevention and treatment. Ann Hematol. 2012 Feb;91(2):143-54.
- Azami M, Badfar G, Khalighi Z, Qasemi P et al. The association between anemia and postpartum depression: A systematic review and meta-analysis. Caspian J Intern Med. 2019 Spring;10(2):115-124.