Salmonelose: o que é e como prevenir
As pessoas podem contrair salmonelose quando consomem alimentos contaminados com fezes de animais. Esta doença está relacionada com a salmonella, uma bactéria que se aloja nas vias intestinais de animais e seres humanos.
A salmonelose pode ser contraída através de alimentos muito comuns que consumimos no nosso dia a dia como a carne, o frango, o leite e os queijos. É possível eliminar essa bactéria cozinhando bem os alimentos.
Sintomas da salmonelose
Os sintomas desta doença começam a aparecer entre 12 e 72 horas após a contração da bactéria e geralmente desaparecem entre 4 e 7 dias, sem qualquer tipo de tratamento. No entanto, às vezes a doença pode se complicar.
A salmonelose pode passar dos intestinos para a corrente sanguínea, chegando, assim, a outras áreas do corpo. Quando isso acontece, são necessários antibióticos para conseguir curar. A pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:
- Febre
- Dor abdominal
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Calafrios
- Náuseas
- Vômito
- Perda de apetite
- Desidratação
“Cozinhar carnes acima de 60° C garante a eliminação da salmonella”
Como prevenir a salmonelose
Para a prevenção da salmonelose é importante cozinhar bem a carne e os ovos antes de comer. Além disso, também é preciso evitar comer alimentos crus ou tomar leite não pasteurizado. Outros pontos que devemos lembrar são:
- Lavar sempre as mãos com sabão. Lavar os talheres e a superfície da cozinha depois de manusear carne crua.
- Prestar mais atenção na alimentação de crianças, idosos ou pessoas com sistemas imunológicos mais sensíveis.
- Lavar sempre as mãos depois de encostar em um réptil ou uma ave, mesmo que pareçam saudáveis. As fezes de répteis também podem conter salmonella.
- Crianças e pessoas com sistema imunológico baixo não devem ter contato direto com répteis.
- Não alimentar e nem trocar o bebê sem lavar bem as mãos, principalmente se tiver contato com carne vermelha ou frango crus.
- Manter os alimentos bem refrigerados.
- Lavar as mãos depois de tocar em animais de estimação.
- Não consumir gelo a menos que seja feito com água potável.
“A salmonella é uma bactéria onipresente e resistente que pode sobreviver por várias semanas em um ambiente seco ou vários meses na água”
Tratamento da salmonelose
Como mencionamos acima, esta doença geralmente se cura sozinha entre 4 e 7 dias após a contração da infecção. Neste período é muito importante ingerir grande quantidade de líquidos.
Se após esse tempo você continuar apresentando os sintomas, é importante consultar seu médico que vai prescrever um antibiótico. Nunca tome remédios por conta própria. Algumas dessas bactérias são resistentes a antibióticos.
Complicações em longo prazo
Embora a maioria das pessoas geralmente se recupere da diarreia sem qualquer problema, o intestino pode demorar meses para voltar ao normal.
Em alguns casos específicos, a pessoa pode apresentar dores nas articulações, irritação nos olhos e dor ao urinar. Esses sintomas podem durar anos.
As crianças e os idosos precisam de atenção especial
As crianças e os idosos são mais propensos a contrair este tipo de doença. Por não possuírem sistema imunológico tão resistente, fica mais fácil contrair qualquer doença. Além disso, é preciso estar atento, pois a desidratação causada pela diarreia pode colocar a vida em risco.
Se a criança apresentar possíveis sintomas de salmonelose que não desaparecem em até dois dias, consulte o pediatra.
Se essa doença chegar à corrente sanguínea, pode infectar os tecidos do corpo da criança. Isso tem outras consequências mais graves. É o caso de doenças como meningite, endocardite e osteomielite.
Existem muitas doenças que muitas vezes não conhecemos e que podem ser contraídas através de alimentos ou do contato com animais. Por isso, a higiene é muito importante ao manipular alimentos e depois de entrar em contato com animais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Turgeon P., Murray R., Nesbitt A., Hospitalizations associated with salmonellosis among seniors in Canada, 2000-2010. Epidemiol Infect, 2017. 145 (8): 1527-1534.
- Keerthirathne TP., Ross K., Fallowfield H., Whiley H., Reducing risk of salmonellosis through egg decontamination processes. Int J Environ Res Public Health, 2017.