A sesta é necessária até os 3 anos de idade

· 18 de julho de 2017

A sesta é esse momento de descanso que acontece geralmente ao meio-dia, logo após o almoço, e que ajuda a repor as energias que foram gastas durante a manhã. Em geral, dura poucas horas e possibilita a quem dormir um pouco, ou pelo menos repousar, retomar suas atividades cotidianas com mais vigor.

Tente fazer com que seu filho durma a sesta. Os especialistas advertem que em todas as idades a sesta é benéfica, mas até os 3 anos de idade ela é extremamente necessária.

A sesta: um hábito saudável

Apesar de ser quase uma tradição em muitas partes do mundo, sempre existem famílias que se mostram permissivas com seus pequenos e os permitem brincar quando deveriam estar dormindo.

Mas, se você fizer seu filho dormir um pouco no começo da tarde todos os dias, vai oferecer uma oportunidade para que ele se sinta bem, com energias para brincar, aprender e viver como uma criança: curiosa, concentrada, inquieta…

As crianças com menos de 3 anos que não dormem durante a sesta podem se sentir esgotadas ao final da tarde, ficar com sono nessa hora e se mostrar inquietos, sem concentração, e irritados.

Essas crianças precisam repousar, pelo menos, durante uma hora e meia todas as tardes, estejam em casa, na creche ou de férias.

sesta

É bom saber que na infância, e sobretudo antes dos 3 anos, as crianças precisam dormir um pouco à tarde. Elas precisam desse momento mais que qualquer outra pessoa.

Nessa idade, além de ajudar o corpo a repor as energias gastas, a sesta melhora a atividade do cérebro e favorece a capacidade de aprender.

Os pediatras recomendam que mesmo nas férias, quando há maior liberdade para fazer o que se deseja, os pequenos também devem dormir para se manterem acordados, com bom humor e aproveitar completamente as férias.

Conselhos na hora da sesta

Mamãe, para que esse hábito seja completamente benéfico leve em consideração esses conselhos:

Faça com que durma o tempo exato

Se você acordar seu filho antes do tempo, ele vai ficar cansado e irritado. Se você permitir que ele durma mais que o necessário vai correr o risco de que à noite ele fique acordado até tarde.

De qualquer forma, você deve fazer com que seu filho durma a mesma quantidade de horas todos os dias.

A sesta deve ser diferente do descanso noturno

Se à noite a criança dorme na cama, não seria errado durante o dia dormir em uma rede, por exemplo. Assim, ela pode aproveitar o ar fresco debaixo de uma árvore ou em uma sombra qualquer.

Caso à noite você leia ou cante para ela dormir, não faça a mesma coisa à tarde.

Estabeleça diferenças para mostrar que se trata apenas de repousar um pouco e não de dormir durante horas, como acontece durante a madrugada.

Não mude o horário

Se normalmente você acostuma a criança a dormir às 12:30h, continue com esse horário, inclusive quando vocês estiverem passeando.

O corpo e o cérebro se adaptam às rotinas, por isso, na hora de costume vai ser mais fácil fazer a criança dormir. Sobretudo se seu filho é uma dessas crianças que reclama para ir para cama, seja à noite ou de dia.

Não o faça dormir imediatamente após se levantar da mesa

sesta

Mesmo que a sesta seja realizada após o almoço, espere alguns minutos para que os primeiros gases da digestão não dificultem o sono e deixem a criança agitada quando deveria estar calma para conseguir dormir.

Siga rotinas

O processo da sesta, assim como o do sono à noite deve seguir uma rotina que sempre, ou pelo menos na maioria das vezes, deve ser cumprida.

Deite a criança no mesmo lado da cama, ofereça o bichinho com o qual ela sempre dorme, feche as janelas, assim como você sempre faz… As rotinas garantem um sono tranquilo.

Proporcione um sono restaurador

O ambiente no qual a criança vai dormir deve estar tranquilo e apresentar uma temperatura adequada.

É preciso evitar levantar a voz enquanto a criança estiver repousando.

Abaixe o volume da televisão e tente proporcionar um lugar confortável em todos os sentidos para oferecer um bom momento de descanso.