7 benefícios das aulas de preparação para o parto
Um dos principais benefícios das aulas de preparação para o parto é que elas empoderam você como mulher. Ter informações adequadas sobre o que vai acontecer antes, durante e depois de dar à luz seu filho, oferece a você muita tranquilidade.
Essas aulas de preparação ajudam você a conhecer e dominar técnicas de relaxamento, descobrir as diferentes formas de parir e também os aspectos relacionados com a fase do pós-parto.
Quais são os benefícios das aulas de de preparação para o parto?
Mais tranquilidade e informação
A tranquilidade de ter informações oportunas não tem preço. Fazer aulas de preparação para o parto auxilia no esclarecimento de dúvidas sobre o processo do parto, cujas etapas são explicadas passo a passo. Com isso, você poderá aprender a entender todas as fases da gravidez e, principalmente, do pós-parto.
Nem todas as aulas de preparação para o parto são iguais, pois há algumas que ensinam uma filosofia particular sobre o período da gravidez e também sobre a hora e o tipo de parto.
Nos Estados Unidos, os dois métodos mais comuns de respiração, relaxamento e exercícios para o parto são a técnica de Lamaze e o método Bradley.
Tomar a decisão de ter um filho é transcendental. Trata-se de decidir que seu coração andará sempre fora do seu corpo.
-Elisabeth Stone-
Troca de experiências e apoio
Outro benefício das aulas de pré-natal é que elas incentivam você a interagir com outras mulheres que também estão grávidas e aprendendo muito sobre si mesmas e seu bebê, assim como você. Isso contribui para a troca de informações ou experiências semelhantes às suas.
De fato, um dos principais objetivos dessas aulas é auxiliar cada mulher a enfrentar o grande momento de sua vida com a maior segurança possível.
Para isso, é imprescindível ter todas as informações necessárias, saber muito bem tudo o que pode acontecer durante a gravidez, e entender o que é saudável ou normal e o que não é. Tudo isso para saber lidar com essas situações antes, durante e depois do parto.
Promovem a aproximação com seu parceiro
As aulas de preparação para o parto também ajudam seu parceiro a aprender como lidar com algumas fases do parto em que ele assume o papel de ser seu apoio.
Especialmente as aulas que apresentam o método Bradley (também chamado de “parto assistido pelo marido”) se centram em uma abordagem natural do parto e no envolvimento ativo do pai do bebê como assistente de parto.
Ensinam a respirar e reconhecer as contrações
Nesse tipo de aula você aprende ou aperfeiçoa as técnicas de respiração que a ajudarão a lidar melhor com o trabalho de parto. Elas também ajudam você a saber como lidar com as circunstâncias do pós-parto, a saber como você vai se sentir ou a saber o que fazer para curar a ferida de uma cesárea, por exemplo.
As aulas ensinam a detectar a existência de contrações específicas, que podem ocorrer durante o trabalho de parto de uma forma eventual, e diferenciá-las daquelas que indicam que o trabalho de parto já começou.
Explicam as técnicas de amamentação
Muitas dessas aulas utilizam vídeos didáticos para explicar como amamentar a criança corretamente. Nelas também explicado como o seio é composto e a maneira como o leite sai através de vários canais, além da importância do esvaziamento dos seios para que não doam.
O domínio de todas essas informações e técnicas permite às mães entenderem todos os benefícios decorrentes para a criança e para a prática da amamentação.
Oferecem segurança
Um dos principais objetivos dessas aulas é que cada mulher enfrente o grande momento de sua vida com a maior segurança possível.
Por exemplo, a filosofia Lamaze sustenta que o parto é um processo normal, natural e saudável e que as mulheres devem ser capacitadas, por meio de educação e apoio, para enfrentá-lo com confiança.
Preparam seu consciente
As aulas de pré-natal ajudam muitas mulheres a dissipar mitos e a se preparar para assumir conscientemente a maternidade, que vai além das horas do parto.
Além do mais, aquela bela e transformadora jornada de ser mãe, conceber um filho e trazê-lo ao mundo está apenas começando, uma tarefa em que o estado emocional e de saúde da mãe é fundamental.
Isso porque, segundo os especialistas, o cuidado físico e psicológico da mulher é importante durante todas as fases da gravidez, principalmente no pós-parto, quando algumas mães se sentem sobrecarregadas pelas exigentes tarefas que envolvem a criação de um filho.