Quais esportes praticar antes e depois do parto

A atividade física regular é essencial, mesmo durante a gravidez! Descubra quais são seus benefícios e como adaptar sua rotina a essas recomendações.
Quais esportes praticar antes e depois do parto

Última atualização: 22 Maio, 2021

Muito tempo se passou, mas finalmente chegou o bebê tão desejado. Agora, enquanto você está grávida, é importante se cuidar bem para que tudo saia perfeito. É por isso que aqui, em Sou Mamãe, vamos dar alguns conselhos sobre quais esportes praticar antes e depois do parto.

Pense em quais esportes você gostaria de praticar antes e depois do parto

Obviamente, nem todos os esportes são indicados para mães grávidas. Muito menos para mães que acabaram de dar à luz. Por isso, é importante saber quais exercícios físicos serão bons para o desenvolvimento do nosso bebê.

Esportes antes do parto

Antes do parto, há uma grande variedade de esportes para escolher. Claro, tudo vai depender das recomendações do médico, porque ele sabe como o nosso pequeno está evoluindo. De acordo com a nossa disposição e o nosso estado físico, podemos escolher diferentes modalidades.

Em geral, os exercícios antes do parto requerem práticas que não envolvam movimentos bruscos. Também é importante que eles não envolvam um grande esforço de intensidade excessiva. Para isso, existem algumas modalidades ideais.

 

Descubra quais esportes praticar antes e depois do parto

A caminhada e o golfe, por exemplo, são ótimos esportes antes do parto, pois melhoram a circulação sanguínea. Também favorecem os processos digestivos e o fim da prisão de ventre. Além disso, são atividades tranquilas e divertidas. Claro, você deve praticá-las conforme seu corpo permitir. Esqueça a competitividade excessiva.

Outro ótimo esporte para praticar antes do parto é a natação. Essa atividade ativa um grande número de grupos musculares. Também é relaxante e melhora a circulação sanguínea. Esqueça os saltos, mergulhos e viradas. Simplesmente, nade no seu próprio ritmo.

Outra atividade aconselhável antes do parto é a dança. Seja qual for a sua escolha, lembre-se sempre de adaptar o ritmo às suas possibilidades. Em suma, o exercício leve é sempre aconselhável.

O importante é que não sejam esportes exigentes que envolvam risco ou esforço excessivo. Além disso, você deve fazer um aquecimento prévio, usar roupas confortáveis e adequadas, realizar a atividade de forma tranquila e segura e evitar ambientes úmidos.

Esportes no pós-parto

Depois de vermos a preciosa carinha do nosso filho, devemos também praticar esportes para que a recuperação seja adequada. Claro, existem certas regras que não podem ser ignoradas. Durante a quarentena, esqueça os exercícios físicos. Você terá tempo para recuperar a forma depois. Agora é a hora de permitir que seu corpo se recupere adequadamente.

Se estiver com disposição, durante a quarentena, você pode fazer pequenas caminhadas que podem aumentar de intensidade com o passar do tempo. Lembre-se de se alongar antes. Você também pode fazer algum tipo de meditação ou exercício de relaxamento. Mas é importante que não envolvam um grande gasto de energia ou movimentos bruscos.

Assim que a quarentena terminar, podemos voltar aos exercícios físicos com intensidade bem moderada. Se você estiver com ânimo, pode retornar gradualmente à atividade. Lembre-se de começar bem leve para aumentar o ritmo gradativa e lentamente.

É importante, nesse sentido, que você ouça o seu corpo. Se você achar que as vibrações não estão boas, espere mais alguns dias. Não tenha pressa em voltar. Seu útero pode doer ou até sangrar novamente. E isso significa que você ainda não está pronta.

 

Exercícios de Kegel

Agora é importante reforçar o assoalho pélvico novamente, pois ele está bem enfraquecido. É por isso que as primeiras atividades listadas estão relacionadas aos exercícios de Kegel. Esse tipo de esforço ajuda a fortalecer a área.

A grande vantagem dos exercícios de Kegel é que eles podem ser feitos em qualquer lugar. Seja no ônibus ou durante o café da manhã, você pode praticar e ir reforçando a região. É importante se alongar um pouco antes e depois da sessão.

Claro, não se esqueça de consultar o seu médico se sentir alguma dor ou desconforto. Você pode precisar de algum tipo de exercício exclusivo, terapia específica ou mesmo fisioterapia.

Uma condição muito importante é esquecer os exercícios de ritmo intenso, principalmente os abdominais, pois exigem muito do assoalho pélvico.

E então, você já sabe quais esportes praticar antes e depois do parto? É importante se informar bem e manter contato permanente com profissionais. Lembre-se de que cada ser humano é único e pode ter necessidades muito específicas.

Em relação à pergunta sobre quais esportes praticar antes e depois do parto, lembre-se de que eles devem ser leves, agradáveis e úteis. Afinal de contas, nesse momento você só tem que curtir a experiência e curtir a chegada do seu filhote.

Pode interessar a você...
Fitball: exercícios para realizar durante a gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Fitball: exercícios para realizar durante a gravidez

Fitball é uma bola especialmente projetada para treinamento físico e atlético, mas também pode ser útil para as mulheres grávidas usarem.