Seu filho precisa de você por perto para conseguir dormir
O segredo para tanto a mãe quanto o bebê conseguir dormir as horas necessárias é estar perto um do outro. A seguir, te explicamos o porquê.
Seu bebê precisa ter você por perto para conseguir dormir e ter uma boa noite de sono.
Seu bebê passou muito tempo dentro de sua barriga e não se separou de você nem por um minuto.
Agora, ele precisa te tocar, sentir seu cheiro e ouvir as batidas do seu coração para lembrar exatamente disso, de quando ele estava dentro de você e era totalmente feliz.
O sono do bebê é essencial para o desenvolvimento
Ao dormir com nossos pequenos, eliminamos motivos que os façam chorar. Isso porque eles não vão precisar nos chamar com o choro.
Quando um bebê fica perto de sua mãe, há muitas vantagens, tais como:
- Regula melhor a sua temperatura
- Os níveis hormonais ficam mais estáveis
- O ritmo cardíaco fica estabilizado
- Melhora a respiração
- Fortalece o sistema imunológico
- Aumenta a produção de enzimas
Por essas razões, as crianças que passam mais tempo em contato com os pais têm uma saúde melhor, pegam menos doenças e têm um melhor ganho de peso.
Melhora a amamentação
É simples: quando o bebê sente fome, a mamãe já está ao lado para oferecer o alimento imediatamente. Assim, muitos bebês nem sequer começam a chorar.
Por esta razão, bebês que dormem com os pais mamam por mais tempo.
A verdade é que são bebês que tomam mais leite materno ao longo do tempo. Além disso, têm acesso a mais mamadas noturnas ao estarem sempre perto da mãe. Sem dúvida, isso é benéfico para o bebê.
É verdade que acordam mais vezes. Mas também é verdade que os bebês amamentados adormecem antes, e as mães também. É, simplesmente, um processo natural do corpo.
Método canguru
Esta técnica é usada na maioria dos hospitais, tanto nacionais quanto internacionais. Isso proque o chamado “método canguru” demonstrou ser muito benéfico.
Os bebês ganham mais peso, têm ritmos cardíacos mais estáveis, ficam mais tranquilos, mantêm um melhor estado de saúde e podem deixar antes o hospital.
Os cuidados do método canguru servem para todos os bebês, prematuros ou a termo, sadios ou doentes. Sem dúvida, é a melhor maneira de receber e cuidar do bebê.
Basicamente, consiste em proporcionar o contato pele com pele, amamentação materna à vontade e fornecer os cuidados que a mãe e o bebê necessitam.
Uma criança sadia precisará somente do contato com sua mãe e seu alimento.
Se o bebê for prematuro, tiver baixo peso ou sofrer de algum distúrbio, o contato pele com pele será a base dos cuidados médicos que devem ser proporcionados.
Conseguir dormir: o hábito de dormir junto
Em países como o Japão, onde dormir com a criança é norma, o índice de morte súbita infantil é um dos mais baixos do mundo.
Pode-se desde dormir na mesma cama, como também ter um berço especialmente projetado para encostar na cama dos pais. Ou, ainda, usar um berço convencional sem um dos lados.
A comodidade de não ter que se levantar da cama, especialmente no inverno, faz com que a mãe e o bebê normalmente voltem a dormir quase imediatamente.
De fato, muitas vezes a mãe não sabe exatamente quantas vezes acordou. Porque, na verdade, não chegou a acordar totalmente.
O desenvolvimento neural ocorre em seu máximo esplendor na fase do sono menos profundo.
Assim, ao dormir junto com o bebê, não somente proporcionamos mais leite materno – ideal para a proteção fisiológica dos pequenos – como também reforçamos seu desenvolvimento mental.
Como eles têm o alimento perto, como sincronizam sua respiração com a dos pais e como se sentem seguros porque seus cuidadores estão muito próximos, os bebês que dormem juntos com os pais dormem melhor.
Isso significa que descansam melhor, durante o dia têm mais energia, ficam mais ativos e, consequentemente, se desenvolvem melhor.
A raça humana praticou o “dormir junto” durante toda nossa história, desde quando éramos primatas que viviam nas cavernas.
Somente nos últimos 150 anos, com a chegada de casas com vários quartos, é que separamos os bebês para que durmam longe de seus pais.
Portanto, se realmente tanto a mãe quanto o bebê quiserem dormir juntos, não hesite em fazê-lo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- A Gp, Aguayo Maldonado J, Sánchez Pinuaga M. (n.d.).Contacto piel con piel inmediato para recién nacidos a término. Mesa redonda. Hospital Universitari De Tarragona “Joan XXIII”.
- Gómez Papí A, Baiges Nogués M, Marca Gutiérrez A, Batiste Fernández M, Nieto Jurado A, Closa Monasterolo R. (1998). Método canguro en sala de partos en recién nacidos a término. Medicina Fetal Y Neonatología.48(6).
- Cochrane. https://www.cochrane.org. [ONLINE].; 2019 [CITED 1 2 2019. Available from: https://www.cochrane.org/es/cd003519/contacto-piel-piel-temprano-para-las-madres-y-sus-recien-nacidos-sanos
- Besteiro, E. M., Aliaga, M. T., Pineda, M., Alegre, J. M., Berlanga, J. F., & Martín, P. B.(2001). La depresión postparto: un estudio exploratorio con una muestra de mujeres valencianas. Revista de psicopatología y psicología clínica, 6(1), 37-48. http://revistas.uned.es/index.php/RPPC/article/view/3903/3758
- Monasterolo, R. C. (1998). Método canguro en sala de partos en recién nacidos a término. An Esp Pediatr, 48, 631-633. http://www.aeped.es/sites/default/files/anales/48-6-12.pdf
- Landa Rivera, L., Díaz-Gómez, M., Gómez Papi, A., Paricio Talayero, J. M., Pallás Alonso, C., Hernández Aguilar, M. T., … & Lasarte Velillas, J. J. (2012). El colecho favorece la práctica de la lactancia materna y no aumenta el riesgo de muerte súbita del lactante: Dormir con los padres. Pediatría Atención Primaria, 14(53), 53-60. http://scielo.isciii.es/pdf/pap/v14n53/revision1.pdf