Mini berços ou moisés para bebês recém-nascidos?

· 30 de abril de 2018
Quando um novo integrante chega na família, precisamos ir às compras para receber esse novo ser em casa. Uma dessas compras é um móvel no qual o pequeno possa dormir: você prefere um mini berço ou um moisés? Neste artigo vamos analisar as vantagens de ambos.

Quando estamos nos preparando para a chegada do bebê, surgem muitas dúvidas em relação aos móveis que precisamos comprar. Há no mercado grande quantidade de móveis e acessórios com a mesma função, o que pode deixar os pais confusos. Conheça algumas das opções e descubra se você prefere mini berços ou moisés para os bebês recém-nascidos.

Há muitas opiniões divergentes sobre esses produtos. Para facilitar sua escolha e economizar dinheiro ao comprar apenas alguns deles, é necessário saber as vantagens de cada móvel. Assim, você poderá analisar seu espaço em casa e seu orçamento disponível para fazer a melhor escolha para sua família.

Diferenças entre mini berços e moisés para bebês recém-nascidos

A escolha desses produtos vai depender do orçamento, das necessidades, das características e do espaço de cada família em casa. As duas diferenças mais notáveis entre esses dois produtos são:

Estabilidade

Nesse ponto, sem dúvidas, os mini berços levam vantagem por oferecer mais estabilidade. Isso se deve à variedade do tipo de pés, que podem ser fixos ou com rodinhas. Ao passo que com o moisés se corre o risco de virar de lado num momento de desatenção, por exemplo.

O moisés, portanto, não é recomendável para famílias que têm outras crianças ou cachorros em casa. Eles podem esbarrar sem querer e acabar machucando o bebê. Se ainda assim você preferir o moisés, pode procurar um modelo que tenha como acessório adicional fixadores de superfície.

A sugestão, nesse caso, é optar pelos fixadores de madeira, que oferecem mais segurança do que os de metal. Esse aspecto é essencial no momento de escolher entre mini berços ou moisés para bebês recém-nascidos.

mini berços ou moisés

Tamanho  

Nesse quesito, os mini berços, apesar de serem “mini”, continuam sendo maiores do que os moisés. Além disso, são melhores em relação à segurança, pois oferecem mais proteção aos bebês. Se houver outras crianças ou cachorros em casa, não há o risco de derrubar o bebê do berço sem querer.

Em relação ao espaço no quarto do bebê, esse aspecto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. Se o quarto for muito pequeno, a melhor opção é o moisés. Para algumas mães, a profundidade do mini berço é incômoda no momento de colocar e tirar o bebê de lá.

Características do mini berço

Na verdade, o mini berço é apenas um berço menor do que o tradicional. Essa é a sua primeira opção se você o vê a partir de um ponto de vista temporal. Conheça todos os seus benefícios:

  • Seu prático tamanho faz o recém-nascido se sentir confortável enquanto dorme. É um móvel que cabe perfeitamente em qualquer lugar, como, por exemplo, no quarto dos pais durante os primeiros dias do bebê.
  • Suas grades ou hastes protetoras evitam que outras crianças se aproximem do bebê sem a supervisão dos pais ou de um adulto. Além disso, permitem ver o bebê de longe.
  • É um acessório provisório, pois quando o bebê tiver ganhado mais peso e aumentado de tamanho você vai precisar comprar um móvel maior.
  • Conta com uma infinidade de proteções macias que evitam que o bebê possa se machucar.
  • Existem modelos muito práticos que vêm com um trocador acoplado e, até mesmo, gavetas para guardar os objetos do bebê.

 “Os mini berços levam vantagem em relação à estabilidade, mas os moisés são mais amplos e acessíveis”

Características do moisés

Uma informação curiosa sobre esse produto é que recebe esse nome em referência ao personagem bíblico Moisés, que foi carregado em um cesto de vime. Suas melhores características são:

  • É muito prático para levar o bebê de um lugar para outro devido às suas alças resistentes.
  • Por ser pequeno, durante seus primeiros dias o bebê vai se sentir muito protegido. Mais ainda se você colocar alguma almofadinha.
  • Para uma melhor fixação e transporte do bebê, alguns modelos permitem acoplar pés a fim de facilitar a locomoção dentro de casa.
  • O fato de ser dobrável o torna um ótimo artigo para levar em viagens. E, assim, o pequeno nunca vai dormir num lugar estranho para ele.
  • Seu preço é mais acessível do que o de um mini berço.
  • Está disponível em grande variedade no mercado, com diferentes designs. Assim, você pode escolher um que combina perfeitamente com seu estilo e com o quarto do bebê.
mini berços ou moisés

Mini berços ou moisés para bebês recém-nascidos: qual escolher?

Depois de ter avaliado as vantagens de ambos os produtos, algo que pode ajudar você a tomar a decisão correta é ir às lojas para ver de perto as opções disponíveis. Vá à loja mais próxima da sua casa e analise por si mesma cada uma das características dos mini berços e dos moisés.

Verifique as diferenças entre eles. Como, por exemplo, o peso no caso do moisés. Você vai conseguir levar de um lugar para outro considerando mais o peso do bebê? Ou, no caso do mini berço: será que vai se deslocar com facilidade dentro da sua casa? Outro fator importante em relação a ambos os produtos é comprar um colchonete antissufocante.

Antes de tomar sua decisão, tenha em mente que o produto deve ser prático para você e para seu bebê. Escolher entre mini berços ou moisés para bebês recém-nascidos deve ser uma decisão bem refletida.