Sinais para identificar uma família estressada

Em famílias estressadas, parece que tudo está destinado à frustração. Aprenda a identificar algumas das características dessa situação para saber como agir de maneira oportuna.
Sinais para identificar uma família estressada
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Uma família estressada provoca consequências muito graves em cada um de seus membros. As frustrações dos adultos influenciam muito os níveis de estresse das crianças.

Se nada for feito a respeito, logo a paz da casa se tornará um ambiente no qual ninguém se sentirá confortável. Viver rodeado de tensões não faz bem a ninguém e por isso é necessário resolver essa situação antes que ela se agrave.

O estresse é o mal do século XXI, mas não devemos nos desesperar por isso. Uma família estressada pode resolver essa situação desde que procure ajuda e assuma uma atitude proativa. Agora, da sua perspectiva de adulto, você acha que a sua convivência familiar se tornou mais complexa por causa do estresse?

Você poderá confirmar suas suspeitas com os sinais que apresentaremos a seguir.

Até mesmo um adulto acha difícil se livrar do estresse. Todos os seres humanos são capazes – em maior ou menor grau, de acordo com suas ferramentas – de minimizar o estresse. Na frente dos nossos filhos, devemos dar o exemplo e ajudá-los a administrar o estresse para que aos poucos sejam capazes de lidar com isso também.

Como saber se você tem uma família estressada? Aprenda a reconhecer os sinais!

Sinais de uma família estressada

  1. As rotinas do sono são alteradas. Uma das principais consequências do estresse é uma mudança drástica nos hábitos de sono. A falta de descanso dos membros de uma família causa ansiedade e irritabilidade. Essas duas últimas condições desencadeiam discussões, ações judiciais e tensão emocional nas pessoas.
  2. Os gritos e conflitos verbais são cada vez mais frequentes. Quanto mais intensa for a situação de uma família estressada, mais gritos e desentendimentos ocorrerão. Suavizar o tom de voz e reduzir o volume são ações eficazes em momentos de perturbação. Nessas circunstâncias, é melhor respirar fundo e oferecer um abraço.
  3. Os membros da família evitam a hora do jantar em família. Quando uma pessoa da família está estressada, ela tende a evitar momentos de encontro. Uma boa ideia para combater esse sinal de alerta é proporcionar um momento agradável durante o jantar. Peça a cada pessoa da família que escreva algo positivo sobre quem está presente à mesa. Coloque cada frase em uma cesta e leia em voz alta antes de começar a refeição.
  4. Existem conflitos no trabalho ou na escola. O estresse afeta a capacidade de concentração e organização do tempo. Se alguém da família começa a apresentar dificuldades para realizar atividades profissionais ou acadêmicas, a situação requer atenção. É pertinente identificar as ações que desencadeiam o estresse e buscar acordos para gerenciá-las de forma saudável.
  5. As rotinas diárias são muito agitadas. Passar a vida fazendo uma atividade atrás da outra deixa a família ansiosa. O estresse e a ansiedade trazem consequências físicas, como tensão muscular ou problemas digestivos.

Lembre-se de que você sempre deve pressionar o botão de pausa na rotina para respirar e poder continuar seu dia.

Sinais de estresse em crianças

As crianças podem ficar mais estressadas que os pais se as situações não forem tratadas de maneira adequada.

  • Mudanças na rotina alimentar: comer muito mais ou menos que o normal.
  • Problemas para adormecer e pesadelos.
  • Dor abdominal e de cabeça.
  • Interações ruins com pais, irmãos e companheiros de brincadeira e estudo.
  • Isolamento em situações que requerem interação.
  • Diminuição do desempenho acadêmico.

 

Sinais de estresse em adolescentes

Os adolescentes não ficam estressados apenas com as circunstâncias familiares. A vida social, suas atividades extracurriculares e as mudanças que vivenciam também os deixam suscetíveis ao estresse.

  • Mudanças nas rotinas de sono, alimentação e atividades diárias.
  • Aumento ou aparecimento de comportamentos de risco (consumo de álcool, nicotina ou outros estimulantes).
  • Sintomas constantes de desconforto físico e emocional.
  • Expressão de sentimentos de preocupação, tristeza, confusão, angústia e raiva.

 

Existem sinais claros para identificar uma família estressada.

Sinais de estresse em adultos

Geralmente, esses sinais variam entre homens e mulheres. O aspecto mais importante para identificar uma família estressada é perceber as mudanças nas atitudes e ações típicas de cada pessoa.

  • Dor de cabeça e dor nas costas, ganho ou perda de peso e problemas de pele.
  • Foco excessivo na situação que está causando o estresse.
  • Perda de memória e atenção.
  • Falta de motivação para as atividades diárias.
  • Problemas no relacionamento do casal.
  • Irritabilidade excessiva, sentimento de culpa e depressão.

Se você notar algum desses sinais em sua família, é hora de reverter os conflitos e transformá-los em oportunidades de convivência. A comunicação adequada e a capacidade de se expressar livremente são essenciais para evitar que a família fique estressada e sobrecarregada com as dificuldades.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.