Sinais que você está nos dias férteis para engravidar
O corpo da mulher foi projetado biologicamente para a concepção, mas nem todas nós, mulheres, estamos conscientes dos sinais que o nosso corpo emite para nos indicar que estamos no melhor momento para a fecundação. A “momento”, nos referimos aos seus dias férteis, pois são os mais propícios para que você consiga engravidar.
Às vezes, não é suficiente desejar o bebê e buscá-lo com toda a vontade, pois há momentos do nosso ciclo nos quais é quase impossível engravidar.
Conhecer o ciclo
Desde a primeira menstruação, ocorre um ciclo permanente durante a vida fértil da mulher. Nesse ciclo, a cada período contínuo de 26 e 30 dias, acontece uma série de mudanças que têm como finalidade criar as condições adequadas para a gravidez no corpo da mulher.
Esse período é conhecido como ciclo menstrual, sendo o que determina quais vão ser os nossos dias férteis. Falamos, então, de momentos antes e depois da ovulação, no qual se apresentam os sinais mais claros de que o processo está em curso de maneira correta.
Devemos saber que nosso ciclo menstrual não se repete de maneira precisa todos os meses; isto é, a data varia em seis dias no máximo ou no mínimo em relação à data anterior. Da mesma forma, nem sempre a ovulação ocorre da maneira correta todo o tempo.
Nesse sentido, um ciclo de 28 dias, apesar de ser o padrão, nem sempre acontece com a mesma precisão. Consequentemente, para calcular nosso momento de ovulação consideramos os seguintes aspectos:
- Passados os dez primeiros dias da menstruação, é muito provável que aconteça normalmente a ovulação. Por conseguinte, nesses dez dias prévios, não é muito provável engravidar porque não existe um óvulo.
- O óvulo começa a ficar disponível entre doze e dezessete dias depois da menstruação. Porém, passados os dezessete dias e até o vigésimo oitavo dia da menstruação, há pouquíssima chance de engravidar.
Durante o ciclo são criadas condições para que o corpo da mulher esteja pronto para conceber de maneira natural. Por isso, o organismo começa a emitir sinais de que é o momento indicado para que aconteça o importante processo reprodutivo.
Sinais que evidenciam que estamos prontas para ficarmos grávidas
Da mesma forma que qualquer outro processo biológico, o ciclo menstrual tem seus indicativos para que cada mulher possa realizar os seus próprios cálculos. Isso também contribui para evitar maus entendidos e frustrações derivadas da falta de eficácia da consolidação da gravidez.
Isso é útil para conseguir ter um bebê e também para contribuir para a formulação de um histórico médico depois que se consiga engravidar ou para intervir clinicamente no caso da existência de deficiências no processo reprodutivo.
Como identificar os seus dias férteis?
A primeira coisa é se certificar de que a data é correta. Assim, para identificar nossos dias férteis, devemos estar atentas aos seguintes sinais:
- Observação do fluxo vaginal. Por meio do “muco cervical”, podemos saber que a data da ovulação se aproxima. Esse sintoma é infalível e consiste na expulsão de uma secreção espessa e viscosa, às vezes acompanhada de um leve sangramento e dor abdominal.
- Mudança de tamanho e forma do colo do útero. Esse pequeno canal, também conhecido como “cérvix”, pode aumentar consideravelmente seu tamanho, além de ficar mais macio e úmido do que no resto do ciclo, quando é mais difícil apalpá-lo.
- A temperatura basal. Essa é uma condição própria dos dias de ovulação na qual a temperatura da mulher aumenta aproximadamente 0,5ºC. Para identificar essa situação, é preciso que a mulher registre diariamente sua temperatura ao acordar.
Essas informações não apenas nos ajudam a melhorar as chances de engravidar, mas também podem ser usadas a fim de evitar uma gravidez indesejada.
Nesse sentido, muitos dos sinais que indicam que você está nos seus dias férteis para engravidar podem ser usados tanto para ter o bebê que você deseja quanto como método contraceptivo de apoio (pois não são métodos precisos).
É preciso considerar, contudo, que nenhum dos métodos baseados nos sinais proporciona total precisão. Portanto, as variações que mencionamos anteriormente podem ser consequência de outras condições biológicas.