Que coisas devo evitar se quiser engravidar?

· 23 de maio de 2018
Certamente, se você está pensando em ter um filho, você já se fez essa pergunta mais de uma vez. Nós te contaremos quais são os pontos principais a seguir.

Não basta querer engravidar, é preciso também ajudar o corpo a se preparar para receber essa nova vida. Uma vez tomada a decisão: “Eu quero engravidar“, você terá que levar em consideração uma série de etapas ou recomendações para que isso aconteça o mais rápido possível.

É aconselhável falar primeiro com o seu médico (ginecologista), que deve pedir uma série de exames e testes para determinar se você pode engravidar sem complicações. Uma vez que o médico lhe assegure de que o seu corpo está em ótimas condições, é bom levar em consideração alguns cuidados antes da concepção.

Se você quiser engravidar, o que você deve evitar?

Há muitas razões que tornam difícil para uma mulher engravidar. No entanto, também é importante considerar um fator biológico, como a ovulação. Se você levar em conta este aspecto, você será capaz de saber quais são os seus dias férteis, o que irá te ajudar a engravidar o mais rapidamente possível.

Feito isso, se sugere uma série de aspectos que você deve evitar se quiser engravidar.

considerar a ovulação

Evite o estresse e a ansiedade

Não é nenhum segredo que o estresse e a ansiedade não te ajudarão, então tente relaxar e ficar calma.

Não consuma café

O consumo excessivo de café poderia reduzir os vasos sanguíneos, causando uma circulação lenta do sangue que vai para o útero, o que afetaria a fertilidade, gerando também em alguns casos nascimentos prematuros ou abortos espontâneos.

Não se automedique

Se você estiver no processo de engravidar, não tome medicamentos que não tenham sido prescritos por um médico, pois eles podem interferir nos seus planos de concepção.

Evite o álcool

Ele pode reduzir suas chances de engravidar, já que se houver um consumo excessivo de álcool, poderá ocorrer a conhecida síndrome do alcoolismo fetal.

Não fume

Se você tiver esse hábito, tente não fumar enquanto estiver no ciclo de querer engravidar, porque isso afeta o peso do bebê, seus pulmões e até mesmo seu QI.

Não pratique esportes radicais ou pesados

Evite esportes como boxe, paraquedismo ou escalar montanhas, entre outros. No entanto, o exercício de baixo impacto é recomendado.

Agora, uma vez que você evitar esses fatores, é bom que você siga alguns passos que podem te ajudar a engravidar.

Recomendações para engravidar

Algumas recomendações que você pode seguir se quiser engravidar são:

  • Tome ácido fólico e vitaminas pré-natais. Eles devem sempre ser prescritos pelo seu médico.
  • Cuide do seu peso. Você deve manter um peso ideal, porque com a gravidez você vai engordar vários quilos, o que pode ser contraproducente para a sua saúde e a do bebê.
  • Se você sofre de alguma doença (tireoide, diabetes ou problemas cardíacos, entre outros), vá ao seu médico para que ele acompanhe essas condições.
  • Quando tiver relações sexuais, não use lubrificantes ou géis, pois isso pode afetar a concepção.
  • Tente ter relações nos dias em que você estiver ovulando, já que a fertilização é mais provável de ocorrer.
  • Se antes de engravidar você costuma pintar o cabelo, lembre-se de que durante a gravidez você não deve fazê-lo.
  • Evite a exposição à radiação e ao uso de produtos químicos e de limpeza que sejam muito fortes.
Alimentos que devo evitar consumir se quiser engravidar

“Se você tem desejo de engravidar, é fundamental evitar o consumo de álcool.”

Uma vez que estas precauções sejam tomadas, também é importante que você preste atenção à alimentação e saiba quais alimentos você deve evitar se quiser engravidar. A dieta da futura mãe deve ser saudável e equilibrada.

Alimentos que devo evitar consumir se quiser engravidar

Tenha estas palavras em mente: “Se eu quiser engravidar, não devo comer certos alimentos”. Estes incluem açúcares, especialmente refrigerantes, gorduras saturadas, frituras e margarinas, queijos gordurosos e laticínios não pasteurizados. Também os alimentos crus, como ovos, carne e peixe, e alimentos com glúten.

Agora que você já tem uma ideia dos alimentos que deve evitar, saiba quais são os alimentos que deve consumir se quiser engravidar.

Alimentos recomendados para conseguir uma futura gravidez

“Se eu quiser engravidar, o que posso comer?” Aqui estão algumas sugestões:

  • Coma muitos alimentos de cor vermelha e verde, nomeadamente vegetais e frutas ricos em vitaminas e minerais. Você tem uma grande variedade deles disponível, por exemplo, ameixas, frutas vermelhas, framboesas e morangos.
  • Consuma ferro, pois o bebê o absorverá de você. Ele pode ser encontrado em carnes vermelhas e brancas, peixes, cereais e ovos, entre outros.
  • Incorpore o ômega 3 presente em peixes como atum, salmão ou sardinha.
  • Coma cereais, de preferência grãos integrais, como trigo, arroz, cevada ou aveia.
  • Coma frutos secos e sementes, como sementes de girassol, amêndoas ou nozes.
  • Beba muita água. O consumo de água é muito importante, por isso, se recomenda beber pelo menos 2 litros por dia.

Você já tem algumas dicas para tentar engravidar; e lembre-se, mantenha sempre uma atitude positiva e não fique frustrada se a princípio não conseguir. Continue tentando que você conseguirá. Embora possa parecer que existam muitos cuidados que você deve ter para conseguir conceber, vale a pena o esforço.