Sobrediagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes

O sobrediagnóstico de TDAH leva os profissionais a se perguntarem se é uma realidade ou um viés na hora de dar respostas.
Sobrediagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes
Maria Fátima Seppi Vinuales

Revisado e aprovado por a psicóloga Maria Fátima Seppi Vinuales.

Última atualização: 09 outubro, 2022

“Ele é muito inquieto”, “Ele não consegue prestar atenção por um tempo prolongado”. Essas são algumas das queixas frequentes de professores e adultos que ensinam crianças. No entanto, não se trata de crianças? Como você busca incentivar e promover o aprendizado? Embora para o primeiro caso a resposta seja geralmente a de um diagnóstico de TDAH, nas perguntas subsequentes, o jogo se abre para pensar em outros fatores intervenientes. Neste ponto, os profissionais concordam que estamos diante de um sobrediagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes. Vamos ver do que se trata.

O que é TDAH em crianças e adolescentes

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por uma combinação de desatenção, hiperatividade e dificuldades de controle de impulsos. Existe um componente genético, mas também é moderado ou influenciado pelo ambiente.

Ao fazer um diagnóstico, é importante ter em mente que o TDAH ocorre mais em meninos do que em meninas. Da mesma forma, é necessária uma abordagem interdisciplinar, justamente para evitar o sobrediagnóstico. A priori, se o pequeno está distraído na escola, mas em casa consegue terminar uma tarefa ou se concentrar em uma atividade, então é possível que seja outra situação e não esse diagnóstico. Muitas vezes, uma criança nervosa é confundida com uma criança hiperativa, porém são casos diferentes.



Em muitos casos, uma criança nervosa é confundida com uma criança hiperativa e diagnosticada com TDAH, quando seria um caso diferente.

Estamos diante da presença de um sobrediagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes?

Ao longo de diferentes publicações, profissionais da área sugerem que estamos diante de uma situação de sobrediagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes. Alguns dos fatos que se destacam são os seguintes:

  • Uma visão biomédica do problema que negligencia outros fatores influenciadores.
  • Descartando outras doenças ou distúrbios, nos deparamos com sintomas inespecíficos que possuem alguma subjetividade. Neles, as circunstâncias particulares dessa criança ou adolescente são muitas vezes negligenciadas.
    • Por exemplo, o aprendizado mediado pela tecnologia durante a pandemia ou mesmo o retorno às salas de aula após mais de 2 anos sem atendimento presencial são circunstâncias que não podem ser ignoradas no momento da avaliação.
  • Em muitos outros casos, ignora-se que crianças e adolescentes são permanentemente “ativados” pela televisão, pelos celulares, pelas redes sociais e por estímulos infindáveis. No entanto, esperamos que na escola eles possam permanecer quietos, silenciosos e concentrados por dias em períodos cada vez mais longos. A escola e os métodos de ensino e aprendizagem requerem revisão e adaptação aos novos tempos.
  • Em relação ao ponto anterior, do Conselho Geral de Psicologia, na Espanha, alertou que em uma creche havia crianças de diferentes idades e que as mais novas, não podendo igualar as conquistas das mais velhas, tinham mais probabilidade de serem diagnosticadas com TDAH. Isso mostrou que toda a população infantil foi medida com o mesmo critério ou expectativa, em vez de adaptar os critérios.
  • Especialistas no assunto também referem que, dependendo do manual utilizado, há mais ou menos chances de ser diagnosticado com TDAH. Por exemplo, na Espanha o Manual de cabeceira é o DSM-V, cujos critérios tornam o diagnóstico mais provável em relação ao CID-10.
  • Por fim, os profissionais também concordam que muitas vezes um comportamento é tomado como patologia sem levar em conta os fatores externos que sustentam essa situação.


Devemos evitar estigmatizar ou rotular a criança ou o adolescente. Em vez disso, mais tempo e atenção devem ser dedicados a ajudá-lo.

Cuidado com o poder dos rótulos

Às vezes, o que parece uma solução nada mais é do que a continuação ou o reforço do problema. Por exemplo, quando o diagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes parece vir como uma resposta e um alívio, pois é lógico que os pais busquem entender o que está acontecendo com seus filhos.

No entanto, trabalhar em um diagnóstico não modifica as condições que potencializam ou não sua expressão. Como apontamos a partir dos resultados de várias investigações, o TDAH tem um componente ambiental que é fundamental. Portanto, não devemos nos contentar com uma resposta uniforme, mas nos comprometer com a mudança.

Por outro lado, é fundamental não estigmatizar e ter cuidado com os rótulos com os quais identificamos crianças e adolescentes. Por exemplo, dizer “Você é indisciplinado” ou “Você é muito inquieto” pode funcionar contra eles, fazendo-os acreditar que são assim e que não há nada a fazer sobre isso. Pode até ser um motivo para justificar a profecia autorrealizável: “Como você não se concentra, vai se sair mal”. No entanto, o que influencia é que ninguém passa mais tempo explicando ou dedicando um pouco mais de atenção àquela criança, que é exatamente o que ela precisa.


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