5 exercícios de mindfulness para crianças com TDAH

Os exercícios de mindfulness provaram ser muito benéficos, tanto para crianças quanto para adultos. Descubra por que os recomendamos para seu filho com TDAH.
5 exercícios de mindfulness para crianças com TDAH

Última atualização: 15 junho, 2022

Apesar de as crianças com TDAH terem dificuldade para focar a atenção de forma sustentada e fazer planejamentos, foi demonstrado que exercícios de mindfulness podem ajudar a melhorar seus sintomas.

Um dos objetivos dessa técnica é focar nossa mente na respiração para alcançar um estado de relaxamento, além de otimizar a capacidade de concentração e controle de respostas automáticas.

Muitos pais cujos filhos têm a patologia já implementaram esses exercícios em suas próprias rotinas, pois elas os ajudam a melhorar o relacionamento com os filhos. Portanto, se você é mãe de uma criança com TDAH, aqui estão alguns exercícios para você explorar o mindfulness e corroborar seus benefícios. O que está esperando para continuar a leitura?

Se seu filho tem TDAH, não deixe de experimentar estes exercícios de mindfulness

A seguir, veremos alguns exercícios de mindfulness que podem ser muito úteis para aplicar em casa junto com seus filhos, tenham eles TDAH ou não. Vamos continuar?

Crianças praticando mindfulness na sala de aula.
Os benefícios do mindfulness são inúmeros: melhora o humor, aumenta a atenção, promove o relaxamento e impulsiona o bem-estar da família.

1. Pratique a respiração com um bicho de pelúcia ou uma boneca

É bastante difícil para uma criança com TDAH se concentrar na respiração, mas se ela receber a ajuda de seu “amigo inseparável”, com certeza terá mais facilidade.

Para fazer este exercício de mindfulness, devemos pedir ao pequeno para pegar seu bicho de pelúcia ou sua boneca favorita, deitar-se na cama ou no sofá e colocar o objeto que escolheu em cima de sua barriga. Em seguida, devemos pedir para que ela inspire pelo nariz pouco a pouco e solte o ar suavemente pela boca.

A criança deve se concentrar no movimento da boneca ou do bichinho para notar como o objeto sobe e desce com sua respiração. Isso fará com que ela concentre sua atenção nesse processo.

2. Mãos magnéticas

As crianças gostam muito desse exercício e podemos considerá-lo um jogo divertido.

Fique na frente da criança e peça que ela respire fundo. Enquanto isso, você deve esticar os braços para frente e manter as palmas das mãos voltadas para a frente também. Além disso, diga para a criança imaginar que tem um ímã em suas mãos que faz as palmas quererem se unir.

Em seguida, peça para que ela aproxime lentamente as mãos, mas sem tocá-las. Antes de fazer contato, deve separá-las novamente, mas até uma distância curta, pois “os ímãs” não as deixam se afastar muito.

Incentive o pequeno a repetir isso cerca de 7 vezes e observe como ele concentra sua atenção na atividade.

3. Vamos fazer um safári!

Esse exercício de mindfulness é muito divertido e também ajuda a motivar as crianças a praticar a atenção plena.

Para colocá-lo em prática, é necessário ter um ambiente natural, seja a montanha, o mar, um lago ou o campo. Uma vez nesse local, peça ao pequeno para gravar o máximo de sons possível: o canto dos pássaros, o som dos sapos, o vento, o barulho dos insetos, entre outros. Isso o ajudará a concentrar sua atenção e aproveitar a proposta original.

4. Reconhecendo minhas emoções

Nesse exercício, você deve perguntar à criança como ela se sente, pois deseja detectar seu estado emocional.

Antes de começar, é preciso explicar que as emoções são como o tempo: variáveis. Às vezes faz sol, às vezes está nublado, chuvoso, ventando ou calmo. Inclusive, ressalte que, assim como você não pode mudar o clima, também não pode mudar os sentimentos, mas pode mudar a maneira como os expressa.

Com a repetição dessa técnica, você ajudará o seu pequeno a identificar gradualmente suas emoções e aprenderá a canalizá-las de maneira saudável.

5. Uma caminhada mindfulness

Essa atividade é muito boa para crianças com TDAH, pois as mantém ativas e, por sua vez , treina sua atenção.

Para implementar o exercício, você precisa encontrar um lugar longe de casa, mas que seja bem conhecido. A tarefa será detectar pequenos detalhes que não haviam sido observados antes. Por exemplo, sons, aromas, ruídos ou sensações.

Praticar mindfulness em família é benéfico para todos.
Dedique um momento do dia para praticar esses exercícios com seus filhos e você notará as mudanças positivas na dinâmica familiar.

Sobre os exercícios de mindfulness para crianças com TDAH podemos dizer…

A melhor maneira de ensinar às crianças esses exercícios de mindfulness é através da prática, especialmente para resultados positivos em suas vidas.

Você pode encontrar um momento do dia para ser dedicado à meditação em família, pois os adultos também se beneficiam desse hábito. Além disso, assim vocês vão passar momentos compartilhados de qualidade. O que você está esperando para começar a notar os resultados?

Pode interessar a você...
5 técnicas de relaxamento para adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 técnicas de relaxamento para adolescentes

As técnicas de relaxamento para adolescentes ajudam os jovens a reduzir a ansiedade e combater o estresse no dia a dia. Conheça!



  • Moreno, L., Casillas Lara, M. L., Magistrati Jimenez, E., & Molina Gómez, B. Mindfulness en niños: Experiencia en psicoterapia grupal. En internet: https://melkartcongresos.com/uploads/0004/PO-18.pdf
  • Snel, E. (2013). Tranquilos y atentos como una rana: La meditación para niños… con sus padres. Editorial Kairós.
  • Pérez, J. R., Cuervo, N. M., Medina, D. A. R., Sánchez, D. P. B., & Torres, I. A. (2021). Mindfulness infantil: efectos psicofisiológicos, cognitivos y psicosociales. Revista de Psicología de la Universidad Autónoma del Estado de México10(19), 86-106. En internet: https://revistapsicologia.uaemex.mx/article/view/16053