A técnica do balão para acalmar crianças nervosas

7 de junho de 2018
Trata-se de uma maneira fácil e divertida de ensinar seu filho a respirar com calma naqueles momentos em que ele não consegue controlar seus impulsos.

A técnica do balão para acalmar crianças nervosas é um recurso muito utilizado por muitos pais. É um jogo para treinar a respiração que permite às crianças manter uma melhor gestão das tensões durante a vida diária.

Tenha em mente que a infância é cheia de novas experiências, as quais, ocasionalmente, podem ser assustadoras para o seu filho. Felizmente, existem muitas estratégias e ferramentas para que as crianças possam aprender a relaxar.

Nenhuma criança nasce sabendo como se acalmar quando está incomodada. À medida que crescem, aprendem a ser tranquilizadas por seus pais, observando o exemplo dos outros e descobrindo o que funciona para elas.

Além disso, a técnica do balão é uma técnica de respiração tranquila que serve para acalmar seu filho. Em seguida, vamos falar sobre a respiração tranquila e sua importância.

Respiração tranquila

A respiração tranquila é uma técnica usada para ensinar seu filho a desacelerar a respiração quando se sentir ansioso ou em situações de estresse.

Essa técnica pode ajudar a reduzir a ansiedade do seu filho e dar a ele uma sensação de controle. A respiração está relacionada ao sistema nervoso.

Portanto, uma boa respiração traz paz e permite que a criança descanse. Além disso, ajuda os músculos a não ficarem tensos. Para isso, apresentamos a técnica do balão para acalmar crianças nervosas e ajudá-las a reduzir seus momentos de angústia.

A técnica do balão para acalmar crianças nervosas

A técnica do balão é usada para acalmar crianças nervosas e é uma técnica de respiração tranquila muito eficaz. É uma estratégia usada para aquelas crianças que têm dificuldade em controlar seus impulsos.

Você deve ter em mente que, acima de tudo, é um jogo que tem como objetivo fazer a criança se divertir e que serve para entender o funcionamento de seus pulmões.

Procedimento

É um exercício muito simples. Em primeiro lugar, você deve pegar balões e enchê-los, enquanto explica ao seu filho que, assim como o balão, as pessoas se enchem quando estão nervosas.

Realizar essa analogia com o balão é ideal para as crianças entenderem como o organismo funciona. Nesse sentido, peça para que seu filho imagine que seus pulmões são os balões e que ele pode tentar enchê-los lentamente com ar quando estiver nervoso.

“Respirar é a primeira ação que realizamos na vida, e a última. Uma respiração vaga e incompleta aproxima você de doenças”
– Joseph Pilates-

A primeira coisa que você precisa fazer é segurar o balão e colocá-lo em seus lábios ao redor da abertura para inalar o ar pelo nariz e soprar dentro do balão.

Em seguida, você deve inflar o balão tanto quanto puder com sua expiração e, como resultado, respirar para liberar o ar. Sem retirar o balão da boca, recomenda-se repetir o exercício cinco vezes. Caso sinta tontura, deve interromper a prática.

Quando o balão estiver cheio de ar, também é bom tentar esvaziá-lo lentamente. Isso mostrará ao seu filho o controle da respiração, tendo em mente que a respiração da maioria das crianças se torna rápida e superficial quando estão nervosas.

Para as crianças nervosas, você pode usar essa técnica duas vezes ao dia para melhorar a saúde dos pulmões, antes de dormir e pela manhã.

Objetivos

Veja abaixo os objetivos da técnica do balão:

  • Conhecer seu corpo.
  • Aprender a relaxar.
  • Controlar seus impulsos.
  • Favorecer estados de calma.
  • Interromper situações de nervosismo.

Vantagens

Em seguida, colocamos à sua disposição as vantagens da técnica do balão para acalmar crianças nervosas:

  • Aumenta a capacidade pulmonar da criança.
  • Exercita o diafragma, além dos pulmões.
  • Melhora a dispneia e a sensação de falta de ar.
  • Melhora a fala, a vocalização e a articulação de sons.
  • Fortalece os músculos dos lábios, através da repetição do exercício.

Em última análise, o objetivo desse jogo é fazer uma comparação com a realidade e ensinar às crianças que, se o balão tiver muito ar, ele poderá explodir. Ou o que é o mesmo, se deixarmos a tensão encher nosso corpo assim como o ar no balão, no final não seremos capazes de suportar a pressão.

Recomendados para você