Quais são as implicações de o bebê nascer com baixo peso?

· 30 de julho de 2017

Bebê nascer com baixo peso é uma característica bastante comum em crianças de todo o mundo. Várias pesquisas levantaram as causas deste problema e tentam identificar as principais consequências. É um problema sério pois é um fato especialmente relacionado à mortalidade infantil, e umas das principais causas desta condição é o nascimento prematuro.

Um bebê é considerado abaixo do peso quando nasce com um peso inferior a 2.500 gramas. Em alguns casos é porque ele nasceu antes do tempo ideal, o que é chamado de bebê prematuro. Em outros casos pode estar relacionado ao atraso no crescimento no ventre materno por conta de uma nutrição inadequada, ou ainda pode ser por causa de outros problemas pré-natais.

Possíveis causas de o bebê nascer com baixo peso

Nascer com baixo peso é um resultado de fatores tanto internos como externos. Também é determinado por fatores que foram considerados de risco durante a gestação. Embora a maioria das vezes tem a ver com o cuidado da mãe durante a gravidez, às vezes pode ser devido a problemas congênitos.

Entre os fatores de risco relacionado ao baixo peso no nascimento, foram determinadas algumas causas principais:

  • Fatores maternos. Desnutrição, anemia, alcoolismo, tabagismo, pressão arterial elevada.
  • Problemas na gravidez. Desprendimento da placenta, pouca recepção de oxigênio pelo feto, fluxo de sangue insuficiente, infecções.
  • Cuidados inadequados. Dieta inadequada, falta de assistência pré-natal, estresse.
  • Causas naturais. Mães menores de 17 e maiores de 35 anos.

Consequências de o bebê nascer com baixo peso

Consequências de o bebê nascer com baixo peso

O bebê que está abaixo do peso pode ter algumas complicações. Quanto menor o peso, maior o risco. Primeiro de tudo, o seu corpo não é tão resistente como o de uma criança de peso normal. Ele pode ter problemas com a alimentação e respiração. Além disso, por não ter muita gordura em seu corpo é difícil manter a temperatura corporal.

A seguir listamos as principais implicações de o bebê nascer abaixo do peso.

Problemas respiratórios

É muito comum em bebês nascidos antes da semana 34. A síndrome do desconforto respiratório, como o próprio nome sugere, é uma doença respiratória causada pela insuficiência do desenvolvimento pulmonar. Isso ocorre porque o bebê não tem uma proteína chamada “surfactante”, que faz com que as bolsas de ar nos pulmões inflem, auxiliando no processo de respiração. Esses bebês podem necessitar de oxigênio e outros tratamentos respiratórios para que os pulmões possam funcionar adequadamente.

Problemas neurológicos

O problema de hemorragia no cérebro é o principal risco a nível neurológico. Os bebês com baixo peso ao nascer são mais suscetíveis a esse tipo de problema durante os primeiros 3 dias de idade. A maioria dos sangramentos são leves. No entanto, quando é mais grave pode provocar uma pressão no cérebro do recém-nascido, causando uma acúmulo de fluido que pode ter como consequência certos danos cerebrais.

Problemas gastrointestinais

Uma doença intestinal grave que é bastante comum entre os bebês prematuros é a enterocolite necrosante. Ela pode ser muito perigosa porque pode produzir inflamação na barriga.

A incapacidade de manter a temperatura corporal

Como foi comentado anteriormente, os bebês com baixo peso ao nascer não têm gordura suficiente no seu corpo para poder manter a temperatura adequada. Isso pode causar alterações químicas no sangue e resultar em um crescimento mais lento.

Bebê nascer com baixo peso pode causar Retinopatia

A retinopatia é um problema que afeta os vasos sanguíneos dos olhos. Na maioria dos casos essa doença pode ser curada sem, ou com pouca perda da visão. No entanto, é preciso manter um tratamento para que a visão não seja completamente perdida. Isso ocorre em bebês nascidos antes de 32 semanas.

Imaturidade hepática

É a imaturidade do desenvolvimento do fígado, e pode ter complicações pois não funciona corretamente.

Imaturidade do sistema imunológico

O bebê corre o risco de contrair uma infecção, e através dela, as complicações podem se agravar.

Bebê nascer com baixo peso causa síndrome da morte súbita infantil

A maioria das crianças que nasce abaixo do peso necessita de cuidados especializados na unidade de terapia intensiva neonatal. Este problema pode ser sério por isso é preciso encontrar maneiras de conseguir aumentar o peso do bebê.