Soro fisiológico: a solução mágica contra a gripe

30 de julho de 2017

A solução fisiológica ou o soro fisiológico é basicamente uma dissolução de substâncias compatíveis com o organismo humano e é usado para diversas funções médicas: diluir o pó das injeções para aplicar outras substâncias, como substituto do sangue e para curar feridas.

Também há outro uso bastante frequente do soro fisiológico que, sem dúvidas, pode ser visto como uma solução mágica: nós estamos nos referindo à desobstrução nasal das crianças que estão com gripe.

Se você usa o soro fisiológico para tratar o resfriado comum do seu filho, parabéns! Mas se você não está acostumada a usar essa substância, continue conosco para aprender sobre a importância de aliviar a sensação de incômodo que vem com o entupimento das narinas.

Vamos tratar detalhadamente do tema por meio da técnica de perguntas e respostas.

Existe algum risco de dar soro fisiológico às crianças?

Não. O soro fisiológico é composto por água em sua maior parte e por muitas outras substâncias que, como já dissemos, são inócuas ao organismo humano.

Ninguém é alérgico ao soro fisiológico. Ele também não reage com nenhum outro medicamento que pode ser administrado paralelamente.

Como usar o soro fisiológico para desentupir as fossas nasais do meu filho?

Os pediatras geralmente recomendam aplicar ¼ do conta-gotas para cada narina, 3 vezes por dia. Caso você perceba que seu filho está com muita gripe e não consegue respirar normalmente pode aumentar a frequência para até 5 vezes por dia.

No entanto, recomendamos que você consulte o pediatra do seu filho antes de submetê-lo ao tratamento.

aplicação do soro fisiológico

A técnica para aplicar o soro é simples. Basta colocar seu filho deitado sobre suas pernas, de barriga para cima, apoiar a cabecinha dele e colocar ¼ do conta-gotas em uma narina. Em seguida, pegue de novo a mesma quantidade de solução salina e coloque-a no outro orifício.

Você vai perceber como a secreção começa a fluir melhor e o nariz desentope.

Onde posso comprar soro fisiológico?

Se você não pode sair de casa no momento e precisa usar soro fisiológico, pode produzir o seu próprio soro sem nenhum problema.

A fórmula é simples:

Coloque um litro de água para ferver. Quando estiver fervendo, adicione 9 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha) e deixe ferver por mais alguns segundos.

Em seguida, tire o recipiente do fogo e deixe esfriar. Coloque em um frasco previamente esterilizado e deixe à temperatura ambiente.

Assim, você poderá dar ao seu filho quando precisar.

No entanto, é recomendável sempre usar o soro fisiológico vendido em farmácias pois foi preparado em laboratório e está livre de germes.

Por que usar soro fisiológico e não outro fluidificante?

soro fisiológico

Porque a água é sempre um elemento eficiente para eliminar toxinas, lavar e desentupir as narinas.   O soro fisiológico é composto na sua maioria por água, e com ele não há risco de que o fluxo nasal se torne mais espesso.

Tenha consciência de que manter as fossas nasais hidratadas vai deixá-las menos congestionadas. Além disso, o uso frequente do soro fisiológico quando se está com gripe pode ajudar o organismo a eliminar bactérias, vírus, e muitas substâncias alergênicas que se alojam nas fossas nasais nessa fase.

Soro fisiológico: a solução mágica contra a gripe

Provavelmente você já percebeu que o soro fisiológico pode ser uma boa solução para tratar a gripe.

Os resfriados comuns não devem ser tratados com antibióticos, anti-histamínicos, nem nenhum outro medicamento, porque corre-se o risco dos fluidos resultantes da gripe se tornarem mais espessos e demorarem mais para sair do corpo.

A febre que pode aparecer, se não for provocada por outra doença associada à gripe, pode ser controlada com medicamentos que o pediatra vai recomendar. Aplique a quantidade de soro de acordo com o peso do seu filho, e utilize na frequência indicada. No entanto, você também pode fazer compressas de água na testa do pequeno para agilizar o processo de transpiração.

Mamãe, as gripes são tratadas com água, mesmo que isso possa parecer um pouco estranho. Muito líquido para beber, paciência, soro fisiológico nas fossas nasais e, se quiser, muitas frutas ricas em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico do seu filho.