Quando surge o cabelo definitivo do bebê?

O cabelo é uma das características mais mutáveis nos bebês. Na verdade, seu desenvolvimento começa dentro do útero e continua ao longo da vida.
Quando surge o cabelo definitivo do bebê?
Maria del Carmen Hernandez

Revisado e aprovado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 06 dezembro, 2022

O cabelo definitivo dos bebês costuma se manifestar por volta dos 6 meses de vida. Inclusive, junto com a coloração do cabelo, são duas características distintivas que são determinadas após um processo irregular e prolongado. Cada pequeno será diferente e lidará com momentos diferentes. No entanto, existem alguns critérios gerais a ter em mente. Continue lendo para descobrir quando surgirá o cabelo definitivo do seu bebê.

Tipos de cabelo durante a vida

A cor e a quantidade de cabelo em um bebê recém-nascido se devem em grande parte à genética. No entanto, os hormônios influenciam a quantidade de cabelo que um recém-nascido tem.

  • Lanugo: o lanugo é característico dos recém-nascidos, são pelos finos que caem dentro do útero ou nos primeiros dias de vida. Além disso, atua como uma camada protetora da superfície da pele devido à falta de gordura corporal. Ocorre na 13ª semana de gestação, começando pela cabeça até cobrir todo o corpo
  • Pelos: encontram-se nas áreas do corpo que simulam não ter cabelo, porém possuem pelos mais finos e curtos que não possuem a camada medular.
  • Pelo terminal: é o pelo mais visível e escuro, definitivo e que atende diferentes fases de um ciclo.

Fases do crescimento permanente do cabelo em bebês

Em geral, o crescimento do cabelo se desenvolve por volta da 30ª semana de gravidez. O cabelo do bebê começa a crescer no útero da mãe, onde os níveis hormonais são altos, o que acelera o crescimento.

No entanto, após o parto, os níveis hormonais diminuem em ritmo acelerado e o o crescimento do cabelo do bebê fica mais lento. Consequentemente, ele entra em um novo ciclo de crescimento precedido por uma leve queda de cabelo.

O ciclo de crescimento é composto por quatro fases distintas de acordo com um artigo do Journal of Cell Science.

1. Anágena

A fase anágena é o início das fases de crescimento do cabelo. Além disso, é a fase mais longa, que costuma durar entre 3 e 5 anos para os pelos da cabeça.

No entanto, a duração desta fase difere de acordo com o tipo de pelo que se trata, ou seja, pelos pubianos ou pelos da sobrancelha. Além disso, os folículos capilares estão expelindo cabelos que continuarão a crescer ou terminarão seu ciclo e cairão.

2. Catágena

Ao final da fase anágena, inicia-se a fase catágena, que tende a durar um período de 10 dias. Inclusive, os folículos capilares encolhem e o crescimento do cabelo diminui.

Embora o cabelo se separe da parte inferior do folículo piloso, ele permanece no lugar durante os últimos dias de seu desenvolvimento. Em geral, apenas 5% dos cabelos do couro cabeludo está na fase catágena.

3. Telógena

A fase telógena é caracterizada por durar cerca de 3 meses em estado de repouso. Por sua vez, durante esta fase os pelos não crescem nem caem.

Em geral, cerca de 15% dos fios passam por esse período.

4. Exógena

É conhecido como uma extensão da fase telógena na qual os pelos se desprendem do couro cabeludo, muitas vezes estimulados pela escovação e pelo enxágue.

Cada fase do ciclo capilar tem sua própria linha do tempo e pode ser alterada pela nutrição, idade e saúde geral.

O cabelo definitivo dos bebês a partir dos três meses

Após o nascimento, os bebês perdem quase todo o lanugo que se desenvolveu no útero como método de proteção. Portanto, cerca de dois meses após o nascimento, podem aparecer áreas sem pelos que darão lugar a fios mais forte.

O cabelo definitivo é aquele que será permanente e não mudará ou cairá com o tempo. É nessa época que as características do cabelo começam a ser determinadas: liso, encaracolado, grosso ou fino.

Coloração final do cabelo

Os bebês nunca foram expostos à luz solar desde que nasceram e sempre foram mantidos no escuro. Por isso, quando começam a ter contato com o sol, a cor do cabelo pode mudar.

Essa mudança do tom é um processo gradual, e levará muito tempo para que a cor final do cabelo seja estabelecida. Ou seja, por volta dos 2 anos de idade, as crianças podem apresentar seus cabelos definitivos.

Aqueles bebês que ao nascerem apresentam uma tez clara, tendem a atrasar mais o processo de desenvolvimento permanente do cabelo.

Considerações finais do cabelo definitivo em bebês

O cabelo do bebê tem a capacidade de mudar várias vezes ao longo do tempo, tanto na forma quanto na cor. Além disso, não há evidências científicas que justifiquem cortar o cabelo para estimular o crescimento e a vitalidade.

Portanto, é apenas uma escolha pessoal cortar o cabelo do recém-nascido, pois não há base fisiológica para essa prática.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Verhave BL, Nassereddin A, Lappin SL. Embryology, Lanugo. 2021 May 8. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 30252348. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30252348/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.