Teatro na sala de aula: algumas observações
O teatro na sala de aula é um dos recursos mais valiosos que podemos encontrar para a educação global das crianças. Além disso, é uma ferramenta para educar de uma forma divertida. Se pudermos usá-lo na sala de aula, trabalharemos muitas das capacidades dos pequenos. Assim, as crianças descobrirão um mundo de expressividade e criatividade.
Em seu livro Teatro infantil na Espanha: um desafio, Fernando Almena nos lembra que o teatro infantil e a dramatização escolar são dois termos que às vezes são separados. Mas, apesar disso, existe um conceito único e universal que é o teatro infantil.
O teatro na sala de aula reúne uma série de demonstrações ou especialidades, dependendo da atividade desenvolvida e do papel desempenhado pela criança.
O jogo dramático é uma parte natural da vida da maioria das crianças antes de começar a escola ou a educação infantil, sempre na forma de brincadeiras e fantasias. Isso permite que elas entendam suas próprias identidades, explorando importantes situações fictícias que têm estruturas paralelas ao mundo real.
“A atividade teatral deve começar na educação das crianças, já que o teatro para elas é uma brincadeira, e as crianças nesse estágio devem brincar para aprender”.
Como definir o teatro na sala de aula das crianças?
Quando falamos de teatro na educação infantil, podemos nos referir a peças que as crianças representam como atores. Mas também podemos estar falando sobre as peças desenhadas e escritas para crianças.
Nesse caso, quando neste artigo falamos de teatro na sala de aula da educação infantil, vamos nos referir ao teatro representado pelas crianças. Grande parte das vezes, essa atividade pode ser planejada por elas, mas sempre com orientação, apoio e ajuda dos professores.
Armonía Rodríguez Lázaro, escritora e roteirista espanhola, afirma que o teatro na sala de aula da educação infantil, feito por crianças, deve sempre ter algumas características comuns:
- Deve ser feito na sala de aula das crianças.
- Todas as crianças devem participar da dramatização.
- A criança é a protagonista, o ator.
- A improvisação deve ser a base da atividade.
- O professor irá orientar e promover a criatividade dos alunos.
- É uma brincadeira fundamental na livre expressão da criança.
- Os textos não serão teatrais.
- Música, dança e plástico são elementos complementares quando se pensa em criação.
Habilidades a serem desenvolvidas
As crianças gostam de se mover e interagir com os outros. No teatro, pediremos que ela faça exatamente isso. Elas não vão apenas ficar quietas ouvindo. Através do teatro na sala de aula da educação infantil, os pequenos serão encorajados a se movimentar, falar e responder uns aos outros.
Essas atividades dramatizadas irão ajudá-los a desenvolver habilidades fundamentais como criatividade, investigação, comunicação, empatia, autoconfiança, cooperação, liderança e negociação.
“O mais importante de tudo isso é que as atividades teatrais são sempre divertidas, o que torna o aprendizado agradável e, assim, será lembrado para sempre”.
Aptidões que se desenvolvem com o teatro na educação infantil
Na sala de aula de crianças, o teatro é uma ferramenta muito valiosa que pode ser usada em muitas áreas temáticas.
Especificamente, o teatro desenvolve habilidades como o início da leitura e da escrita. Suporta expressão oral e auditiva e, também, expande o vocabulário. Além disso, também incentiva as crianças a compreender e expressar diferentes pontos de vista.
Com o teatro, as crianças aprendem a expressar suas emoções em um ambiente criado especialmente para isso. Elas começam a explorar seus valores culturais e os de seus colegas e a compreendê-los.
É uma atividade que as encoraja a pensar e agir criativamente. As habilidades de resolução de problemas que podem ser aplicadas em todas as áreas de aprendizado também são desenvolvidas. Através do teatro, as crianças são encorajadas a assumir responsabilidades e tomar decisões.
Os professores podem adotar uma abordagem mais aberta em suas salas de aula, concentrando-se no processo de aprendizado e no objetivo. Com o teatro, as crianças são encorajadas a aprender ativamente durante todos os seus outros anos de educação. Além disso, o jogo dramático estruturado é uma ótima ferramenta para elas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Daste C.; Jenger, Y. y Voluzan, J. (1978). El niño, el teatro y la escuela. Madrid: Villalar.
- Eines, J. y Mantovani, A. (1997). Didáctica de la Dramatización. Barcelona: Gedisa.
- Navarro Solano, M. (2007). Drama, creatividad y aprendizaje vivencial: algunas aportaciones del drama a la educación emocional. Cuestiones pedagógicas, 18, 163-174. https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/12845/file_1.pdf?sequence=1
- Núñez Cubero, L. y Romero, C. (2004). La educación emocional a través del lenguaje dramático. Addenda a la II Ponencia: Los lenguajes de las Artes. Escenas y Escenarios en Educación, XXII-Site-Sitges Conference.
- Núñez Cubero, L.; Bisquerra Alzina, R.; González Monteagudo, J. y Gutiérrez Moar, M.C. (2006). Emociones y educación: una perspectiva pedagógica. En J.M. Asensio; J. Carrasco García; L. Núñez Cubero y J. Larrosa (Coords.) La vida emocional. Las emociones y la formación de la identidad humana (171-196). Barcelona: Ariel.
- Tejerina, I. (1994). Dramatización y teatro infantil. Dimensiones psicopedagógicas y expresivas. Madrid: Siglo XXI.