Atividades de verão para pais e filhos

· 29 de abril de 2019
Se você é alguém que gosta do calor, certamente o verão é uma ótima estação para passar bons momentos com seus filhos. As atividades para pais e filhos nessa época do ano são muitas: aproveite cada segundo!

Quando a temporada de verão chega, o clima nos convida a sair e compartilhar momentos inesquecíveis com nossos entes queridos. As opções são muitas e o tempo que dura essa estação é suficiente para fazer muitas coisas diferentes. A seguir, daremos algumas ideias para atividades de verão para pais e filhos.

Quando o verão e as férias se aproximam, as crianças têm muito mais tempo livre. Para pais ocupados, sentados na frente de uma das muitas telas disponíveis, isso pode ser um inferno.

No entanto, não há nada melhor para o desenvolvimento das crianças do que explorar, desenvolver novas habilidades e, fundamentalmente, brincar. Os pais podem não apenas cumprir um papel protetor, mas também fazer planos para passar bons momentos com seus filhos.

As melhores atividades de verão para pais e filhos

Durante o período de férias é extremamente importante manter os jovens entretidos e motivados, mas vale enfatizar que devemos incentivar a participação da criança na escolha do que fazer. Aqui está uma lista de sugestões que podem ajudar vocês a planejar maravilhosas atividades juntos:

Brincadeiras na água

Não é necessário dizer que as piscinas e os parques aquáticos são de importância central nestes meses. Podemos aproveitar esses espaços para atividades de lazer e esportes. Nesse sentido, a natação e o ballet na água, entre muitos outros esportes, atingem seu auge.

Se você não tem uma piscina em casa, é claro que pode levar as crianças a uma piscina pública ou a um clube. Em outros momentos, você pode recorrer a algo muito mais simples: uma mangueira e algumas bexigas de água no jardim e pronto. Mais diversão garantida!

Pratique um esporte

Embora seja uma opção clássica em termos de atividades de verão para pais e filhos, praticar esportes é, sem dúvida, uma das atividades favoritas das crianças.

As crianças que praticam esportes costumam gostar de fazer isso sempre que possível. Se, além disso, a prática esportiva incluir a participação dos pais, a criança se divertirá ainda mais.

crianças acampando

Ensine-a a cozinhar

Em vez de deixar a criança sentada assistindo televisão enquanto você prepara um smoothie ou outro lanche, convide-a para a cozinha para que ela aprenda a usar cada utensílio e ingrediente. 

Além disso, será um bom momento para vocês passarem juntos: pergunte ao seu filho que tipo de comida gostaria de experimentar – as crianças são atraídas pelo que veem nos desenhos animados – e tentem fazê-la.

Assim, não apenas você estará se divertindo com a criança, mas também deixará um conhecimento importante para o futuro dela.

“Nada melhor para o desenvolvimento das crianças do que estar ao ar livre explorando, desenvolvendo suas habilidades e, fundamentalmente, brincando.”

Saia para passear

Devido as férias escolares, as instituições públicas geralmente oferecem exposições, feiras, eventos e outras atividades ideais para levar as crianças para passear. Pode ser um momento fantástico para visitar o zoológico, parques, museus e até mesmo para ir ao cinema.

Você deve considerar que as crianças podem gostar de atividades extremamente simples. O motivo é que, durante o ano, as atividades escolares e extracurriculares, somadas às obrigações de trabalho dos mais velhos, dificultam a vivência desses momentos de conexões íntimas.

Outra excelente alternativa é acampar com as crianças. Você pode incluir, nesse caso, alguns de seus amigos ou parentes. Com o lugar, você não deve se preocupar muito: até mesmo acampar no quintal será uma aventura para elas. Será um momento perfeito para um churrasco e uma noite de histórias de terror ao ar livre.

Faça um diário com as atividades realizadas

Você pode propor tirar fotografias, imprimi-las e colá-las no diário como um álbum. As crianças também podem escrever as experiências que tiveram durante o dia, desenhar figuras e escrever sugestões para a próxima vez.

Podem até mesmo deixar momentos engraçados ou frases por escrito; ou ainda a sugestão de um convidado para a noite, como um dos avós.

crianças cozinhando com a mãe

Filmes e videogames

O fato de que devemos evitar as telas não significa que as eliminaremos completamente. De fato, se tentarmos fazer isso, certamente ganharemos a inimizade de nosso filho.

Então, com boas limonadas, pipoca e um aperitivo saudável, você pode ter a certeza de que irá passar as horas mais quentes tirando um cochilo dentro da casa, enquanto seus filhos se divertem com o videogame ou assistem a um filme.

Com essas atividades de verão para pais e filhos, as férias passarão em um piscar de olhos e será muito divertida. O melhor de tudo: fortaleceremos nosso relacionamento com as crianças e elas se sentirão amadas, ouvidas e cuidadas por seus pais.